A importância da comunicação de crise nas organizações: estudo de caso: TAP - Transportes Aéreos Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Tânia Vanessa Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7294
Resumo: A presente investigação centra-se na pesquisa e reflexão de um ramo específico da comunicação estratégica: a comunicação de crise. O objeto de estudo escolhido recai sobre a importância da comunicação de crise numa grande empresa, mais concretamente o caso da TAP – Transportadora Aérea Portuguesa. Para uma empresa é fulcral manter um plano estratégico atualizado para fazer frente ao mercado competitivo que hoje se apresenta. Sendo assim, este trabalho aborda uma vertente mais específica deste tema. A investigação passará por uma análise da instituição em questão e dos seus métodos de resolução de crise. Em primeiro lugar serão apresentados conceitos referentes à comunicação pública, onde se tentará arranjar uma definição concreta desta tão vasta área. Seguidamente, é estudado o conceito de comunicação de crise, tema principal desta investigação. Serão ainda explorados outros conceitos como o de comunicação estratégica, plano de comunicação e imagem de uma empresa. Será ainda realizada uma breve resenha histórica acerca da TAP para que se fique a perceber todo o historial da organização. Em segundo lugar, será apresentada a parte prática que permitirá dar resposta às questões previamente elaboradas onde se realizará uma análise SWOT e um estudo de notícias referentes a um período de crise na TAP. Foram também feitas entrevistas a uma representante do Departamento de Comunicação e Relações Públicas da TAP e inquéritos a cidadãos. Por fim, a presente dissertação contará com uma discussão dos resultados obtidos durante os meses de pesquisa e com as conclusões retiradas.
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