ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Diana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Morais, José C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43527
Resumo: Abordamos o ensino das ciências em educação pré-escolar, a relevância e significância do tema para alunos e professores desse nível de ensino. O estudo realizado segue uma metodologia de investigação-ação e partiu dos seguintes desafios: aproximar as crianças da comunidade científica, motivando-as para aprender ciência. As variáveis estudadas foram: interesse; envolvimento; discurso e uso de termos; aplicação prática. A partir das respostas dos alunos elaboraram-se atividades, mediu-se o envolvimento, observaram-se e trataram-se os dados. Os resultados obtidos sugerem que o ensino das ciências é benéfico e de fácil aplicabilidade, quando parte de assuntos quotidianos. Permite que as crianças desenvolvam aspetos matemáticos, linguísticos e de conhecimento do mundo. Palavras-chave: educação pré-
id RCAP_d9dd75ea77db129821c1bc565b68ff80
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?educação pré-escolar; literacia científica; investigação-ação; desenvolvimento; culturaAbordamos o ensino das ciências em educação pré-escolar, a relevância e significância do tema para alunos e professores desse nível de ensino. O estudo realizado segue uma metodologia de investigação-ação e partiu dos seguintes desafios: aproximar as crianças da comunidade científica, motivando-as para aprender ciência. As variáveis estudadas foram: interesse; envolvimento; discurso e uso de termos; aplicação prática. A partir das respostas dos alunos elaboraram-se atividades, mediu-se o envolvimento, observaram-se e trataram-se os dados. Os resultados obtidos sugerem que o ensino das ciências é benéfico e de fácil aplicabilidade, quando parte de assuntos quotidianos. Permite que as crianças desenvolvam aspetos matemáticos, linguísticos e de conhecimento do mundo. Palavras-chave: educação pré-ISPGAYARepositório ComumPedrosa, DianaMorais, José C.2023-02-01T15:45:46Z2022-12-312022-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43527porPedrosa, D., & Morais, J. C. (2022).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:41.436196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?
title ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?
spellingShingle ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?
Pedrosa, Diana
educação pré-escolar; literacia científica; investigação-ação; desenvolvimento; cultura
title_short ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?
title_full ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?
title_fullStr ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?
title_full_unstemmed ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?
title_sort ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: PORQUÊ?
author Pedrosa, Diana
author_facet Pedrosa, Diana
Morais, José C.
author_role author
author2 Morais, José C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Diana
Morais, José C.
dc.subject.por.fl_str_mv educação pré-escolar; literacia científica; investigação-ação; desenvolvimento; cultura
topic educação pré-escolar; literacia científica; investigação-ação; desenvolvimento; cultura
description Abordamos o ensino das ciências em educação pré-escolar, a relevância e significância do tema para alunos e professores desse nível de ensino. O estudo realizado segue uma metodologia de investigação-ação e partiu dos seguintes desafios: aproximar as crianças da comunidade científica, motivando-as para aprender ciência. As variáveis estudadas foram: interesse; envolvimento; discurso e uso de termos; aplicação prática. A partir das respostas dos alunos elaboraram-se atividades, mediu-se o envolvimento, observaram-se e trataram-se os dados. Os resultados obtidos sugerem que o ensino das ciências é benéfico e de fácil aplicabilidade, quando parte de assuntos quotidianos. Permite que as crianças desenvolvam aspetos matemáticos, linguísticos e de conhecimento do mundo. Palavras-chave: educação pré-
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
2022-12-31T00:00:00Z
2023-02-01T15:45:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43527
url http://hdl.handle.net/10400.26/43527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pedrosa, D., & Morais, J. C. (2022).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137239415914496