Vocabulário e (des)motivação para a leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Isabel Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3496
Resumo: Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_da7c6e1c33e6eeec19319cd986f3c26b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vocabulário e (des)motivação para a leituraVocabulárioEnsino da leituraHábitos de leituraMotivação do alunoVocabularyReadingReading habitsMotivationDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade AbertaVivemos numa era tecnológica, em que as novas formas de acesso ao conhecimento florescem a um ritmo galopante e que fornecem aos nossos alunos um manancial inesgotável de recursos que colocam, por vezes, a leitura, no sentido mais tradicional, num lugar secundário das suas preferências. Paradoxalmente, é do senso comum que ler (e mais ainda, saber ler) é uma competência imprescindível para se alcançar sucesso a nível do contexto escolar e a nível social e profissional, o que significa que a importância da leitura não se restringe apenas aos anos que os alunos passam em ambiente escolar. Nesta investigação procurou-se indagar se os nossos alunos têm consciência da importância da leitura, se estão devidamente motivados para lerem, se os seus indicadores motivacionais se mantêm ao longo dos 2º e 3º ciclos e se a complexidade lexical contribui de alguma forma para a (des) motivação dos jovens alunos perante a leitura. Para tal, e através da reflexão e da investigação, pretende-se contribuir para a elucidação de todos os agentes educativos, da comunidade educativa em geral e dos professores em particular, acerca da temática em estudo. Dentro desta perspetiva, propusemo-nos levar a cabo um estudo empírico numa escola em que os índices culturais e as perspetivas culturais e profissionais são muito reduzidos, aplicando um inquérito a 100 alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade.We live in a technological era, where new ways of accessing knowledge keep developing in an overpowering rhythm. Due to this growth, our students can access endless resources which place reading, in his traditional way, in an inferior position in their list of preferences. Paradoxically, however, it is known that reading (especially to know how to read) is a very important skill when one is reaching for scholastic success as well as for professional and social success. This means that the importance of reading isn´t just bound to the years of learning spent in a scholarly environment. The aim of this research was to find out whether our students are aware of the importance of reading, whether they are motivated to the reading activity, whether their motivational indicators are kept during the 2nd and 3rd cycles and finally, whether, in anyway, the lexical complexity contributes to (de)motivate students to reading. In order to achieve the aimed goal, it is intended to provide a contribution to the enlightening of education agents, educational community and particularly teachers about the studied matter by means of its analysis and research. Within this point of view, an empirical study in a school where both the cultural indexes and the cultural and professional perspectives are quite low was projected, by applying a questionnaire to a hundred students from the 5th to the 9th grade.Falé, IsabelRepositório AbertoRodrigues, Maria Isabel Moreira2014-11-17T11:17:13Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3496TID:201140330porRodrigues, Maria Isabel Moreira - Vocabulário e (des)motivação para a leitura [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 157 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:45.423308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vocabulário e (des)motivação para a leitura
title Vocabulário e (des)motivação para a leitura
spellingShingle Vocabulário e (des)motivação para a leitura
Rodrigues, Maria Isabel Moreira
Vocabulário
Ensino da leitura
Hábitos de leitura
Motivação do aluno
Vocabulary
Reading
Reading habits
Motivation
title_short Vocabulário e (des)motivação para a leitura
title_full Vocabulário e (des)motivação para a leitura
title_fullStr Vocabulário e (des)motivação para a leitura
title_full_unstemmed Vocabulário e (des)motivação para a leitura
title_sort Vocabulário e (des)motivação para a leitura
author Rodrigues, Maria Isabel Moreira
author_facet Rodrigues, Maria Isabel Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falé, Isabel
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Isabel Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Vocabulário
Ensino da leitura
Hábitos de leitura
Motivação do aluno
Vocabulary
Reading
Reading habits
Motivation
topic Vocabulário
Ensino da leitura
Hábitos de leitura
Motivação do aluno
Vocabulary
Reading
Reading habits
Motivation
description Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-17T11:17:13Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3496
TID:201140330
url http://hdl.handle.net/10400.2/3496
identifier_str_mv TID:201140330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Isabel Moreira - Vocabulário e (des)motivação para a leitura [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 157 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135018342154240