Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Rute
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/12002
Resumo: Face aos desafios actuais, nomeadamente em termos de produção, divulgação e aplicação do conhecimento científico no âmbito da pandemia de COVID-19 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), urge optimizar as respostas da comunidade educativa. Assim, com base na literatura e em experiências prévias de ensino (próprias e de outrém), foi desenvolvido um projecto no âmbito do 1º Ciclo de Estudos em Psicologia, tendo em mente os ODS 3, 4, 5, 10, 15 e 17. O projecto envolveu os alunos do 3º ano inscritos numa unidade curricular obrigatória em 2020/21. Pretende-se partilhar esta experiência educativa, i.e., relatar o seu enquadramento, processo e resultados. A proposta foi muito bem acolhida pelos estudantes, que desenvolveram e testaram 24 vídeos de relaxamento dirigidos a adultos Portugueses. Os resultados sugerem que esta experiência educativa estimulou o desenvolvimento de competências alinhadas com os ODS e que os materiais criados e testados têm potencial para intervenção psicológica online em contexto de pandemia de COVID-19, promovendo a alteração de cognições, afectos e comportamentos relativos à saúde.
id RCAP_dae903a13cfa28a7ac1b1e35816268c9
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/12002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativaObjectivos de desenvolvimento sustentávelIntervenção psicológica onlineEstudantes universitáriosSustainable development goalsOnline psychological interventionUniversity studentsFace aos desafios actuais, nomeadamente em termos de produção, divulgação e aplicação do conhecimento científico no âmbito da pandemia de COVID-19 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), urge optimizar as respostas da comunidade educativa. Assim, com base na literatura e em experiências prévias de ensino (próprias e de outrém), foi desenvolvido um projecto no âmbito do 1º Ciclo de Estudos em Psicologia, tendo em mente os ODS 3, 4, 5, 10, 15 e 17. O projecto envolveu os alunos do 3º ano inscritos numa unidade curricular obrigatória em 2020/21. Pretende-se partilhar esta experiência educativa, i.e., relatar o seu enquadramento, processo e resultados. A proposta foi muito bem acolhida pelos estudantes, que desenvolveram e testaram 24 vídeos de relaxamento dirigidos a adultos Portugueses. Os resultados sugerem que esta experiência educativa estimulou o desenvolvimento de competências alinhadas com os ODS e que os materiais criados e testados têm potencial para intervenção psicológica online em contexto de pandemia de COVID-19, promovendo a alteração de cognições, afectos e comportamentos relativos à saúde.Given the current challenges, namely in terms of production, dissemination and application of scientific knowledge in the context of the COVID-19 pandemic and the Sustainable Development Goals (SDGs), it is urgent to optimize the responses of the educational community. Therefore, based on the literature and on previous teaching experiences (own and from others), a project was developed within the scope of the 1st Cycle of Studies in Psychology, bearing in mind the SDGs 3, 4, 5, 10, 15 and 17. The project involved 3rd year students enrolled in a compulsory curricular unit in 2020/21. Thus, the aim of the present study is to share this educational experience, i.e., to report its framework, process and results. The proposal was very well received by the students, who developed and tested 24 relaxation videos aimed at Portuguese adults. The results suggest that this educational experience stimulated the development of skills aligned with the SDGs and that the materials created and tested have potential for online psychological intervention in the context of the COVID-19 pandemic, promoting the change of cognitions, affects and behaviors related to health.Escola Superior de Educação de Paula FrassinettiRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMeneses, Rute2023-09-08T15:21:11Z20222023-09-01T12:41:20Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/12002porMeneses, R. F. . (2022). Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa. Saber & Educar, 31(1).0873-3600cv-prod-33305481647-2144info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T02:00:48Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/12002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:59.907157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa
title Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa
spellingShingle Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa
Meneses, Rute
Objectivos de desenvolvimento sustentável
Intervenção psicológica online
Estudantes universitários
Sustainable development goals
Online psychological intervention
University students
title_short Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa
title_full Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa
title_fullStr Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa
title_full_unstemmed Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa
title_sort Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa
author Meneses, Rute
author_facet Meneses, Rute
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Rute
dc.subject.por.fl_str_mv Objectivos de desenvolvimento sustentável
Intervenção psicológica online
Estudantes universitários
Sustainable development goals
Online psychological intervention
University students
topic Objectivos de desenvolvimento sustentável
Intervenção psicológica online
Estudantes universitários
Sustainable development goals
Online psychological intervention
University students
description Face aos desafios actuais, nomeadamente em termos de produção, divulgação e aplicação do conhecimento científico no âmbito da pandemia de COVID-19 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), urge optimizar as respostas da comunidade educativa. Assim, com base na literatura e em experiências prévias de ensino (próprias e de outrém), foi desenvolvido um projecto no âmbito do 1º Ciclo de Estudos em Psicologia, tendo em mente os ODS 3, 4, 5, 10, 15 e 17. O projecto envolveu os alunos do 3º ano inscritos numa unidade curricular obrigatória em 2020/21. Pretende-se partilhar esta experiência educativa, i.e., relatar o seu enquadramento, processo e resultados. A proposta foi muito bem acolhida pelos estudantes, que desenvolveram e testaram 24 vídeos de relaxamento dirigidos a adultos Portugueses. Os resultados sugerem que esta experiência educativa estimulou o desenvolvimento de competências alinhadas com os ODS e que os materiais criados e testados têm potencial para intervenção psicológica online em contexto de pandemia de COVID-19, promovendo a alteração de cognições, afectos e comportamentos relativos à saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-09-08T15:21:11Z
2023-09-01T12:41:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/12002
url http://hdl.handle.net/10284/12002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Meneses, R. F. . (2022). Objectivos de desenvolvimento sustentável e intervenção psicológica online: uma experiência educativa. Saber & Educar, 31(1).
0873-3600
cv-prod-3330548
1647-2144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133557677883392