Cor e emoção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Vânia da Conceição Gaudêncio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1681
Resumo: O homem deste sempre usou as cores nas mais diversas áreas. Perceber a relação entre Cor e Emoção e se o homem atribui emoções às cores usados no vestuário foi o que levou à escolha deste tema para a concretização desta dissertação. Desde sempre a cor na vida do homem tem grande relevância, esta está em tudo o que rodeia o indivíduo fazendo parte da vida dele e do seu quotidiano, do seu vestuário, dos seus objectos e em tantas outras coisas. Assim foi elaborada uma análise teórica onde se procurou explicar como funciona o órgão visual através do qual percepcionamos as cores e como funciona a sua percepção, estímulos e sensações que são transmitidas ao homem. Com não poderia deixar de ser, foram também exploradas as emoções do ser humano e como actuam na vida do mesmo, bem como o seu funcionamento. Contudo houve a preocupação de perceber através da análise de outros estudos como as emoções estão relacionadas às cores no vestuário e de que forma isso afecta o indivíduo se de forma positiva, negativa ou de um modo indiferente, não transmitindo qualquer emoção. Falar dos simbolismos das cores e da linguagem das mesmas foi absolutamente relevante, já que os simbolismos que são dados às cores transportam por vezes cargas positivas ou negativas associadas, transmitindo emoções também elas positivas ou negativas que podem de alguma forma afectar o ser humano. O designer de moda, o arquitecto ou o psicólogo são, no seu quotidiano abordados pela cor, estes utilizam a cor de modos variados, contudo para todos eles a cor tem um papel importante, apesar da sua utilização por parte dos mesmos ocorrer de formas diferentes. Por isso tornou-se relevante perceber se existem diferenças circunstanciais na importância dada à cor por parte dos mesmos e se existem quais são essas diferenças, além disso perceber a opinião dos participantes no que toca à influência das cores através do vestuário no estado emocional dos seus utilizadores. Posto isto, esta dissertação decorreu com base num estudo feito através de um inquérito a estudantes do ensino superior de três cursos, Arquitectura, Design de Moda e Psicologia, sobre Cor e Emoção: Relação entre Cores do Vestuário e as Emoções atribuídas às Cores, na tentativa de perceber quais a interpretações que existem em relação às cores e à sua importância, a relação das cores com as emoções humanas e se existem diferenças circunstanciais entre estas três distintas áreas dos cursos em que o inquérito foi aplicado. Foi então verificado que a maioria dos participantes dos três cursos considera a escolha de uma cor para uma peça de vestuário muito importante, foi também analisado que estes afirmam que a cor no vestuário tem muita influência no estado emocional dos seus utilizadores. Por fim apurou-se que a maioria dos participantes considera que as cores, amarelo, azul ciano, branco, laranja, magenta, preto, verde, vermelho e violeta transmitem através da cor do vestuário emoções positivas que influenciam o estado emocional dos indivíduos que as utilizam. Concluí-se então que através dos resultados obtidos no presente estudo, estes contribuem para uma melhor compreensão das influências das cores no estado emocional dos seus utilizadores, para que possa haver uma utilização mais correcta das cores no vestuário e compreender que a cor tem um papel fundamental no vestuário tanto no que diz respeito ao nível emocional dos indivíduos, como a nível profissional no que toca a uma correcta utilização da cor no Design de Moda e em outras áreas.
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Contudo houve a preocupação de perceber através da análise de outros estudos como as emoções estão relacionadas às cores no vestuário e de que forma isso afecta o indivíduo se de forma positiva, negativa ou de um modo indiferente, não transmitindo qualquer emoção. Falar dos simbolismos das cores e da linguagem das mesmas foi absolutamente relevante, já que os simbolismos que são dados às cores transportam por vezes cargas positivas ou negativas associadas, transmitindo emoções também elas positivas ou negativas que podem de alguma forma afectar o ser humano. O designer de moda, o arquitecto ou o psicólogo são, no seu quotidiano abordados pela cor, estes utilizam a cor de modos variados, contudo para todos eles a cor tem um papel importante, apesar da sua utilização por parte dos mesmos ocorrer de formas diferentes. Por isso tornou-se relevante perceber se existem diferenças circunstanciais na importância dada à cor por parte dos mesmos e se existem quais são essas diferenças, além disso perceber a opinião dos participantes no que toca à influência das cores através do vestuário no estado emocional dos seus utilizadores. Posto isto, esta dissertação decorreu com base num estudo feito através de um inquérito a estudantes do ensino superior de três cursos, Arquitectura, Design de Moda e Psicologia, sobre Cor e Emoção: Relação entre Cores do Vestuário e as Emoções atribuídas às Cores, na tentativa de perceber quais a interpretações que existem em relação às cores e à sua importância, a relação das cores com as emoções humanas e se existem diferenças circunstanciais entre estas três distintas áreas dos cursos em que o inquérito foi aplicado. Foi então verificado que a maioria dos participantes dos três cursos considera a escolha de uma cor para uma peça de vestuário muito importante, foi também analisado que estes afirmam que a cor no vestuário tem muita influência no estado emocional dos seus utilizadores. Por fim apurou-se que a maioria dos participantes considera que as cores, amarelo, azul ciano, branco, laranja, magenta, preto, verde, vermelho e violeta transmitem através da cor do vestuário emoções positivas que influenciam o estado emocional dos indivíduos que as utilizam. Concluí-se então que através dos resultados obtidos no presente estudo, estes contribuem para uma melhor compreensão das influências das cores no estado emocional dos seus utilizadores, para que possa haver uma utilização mais correcta das cores no vestuário e compreender que a cor tem um papel fundamental no vestuário tanto no que diz respeito ao nível emocional dos indivíduos, como a nível profissional no que toca a uma correcta utilização da cor no Design de Moda e em outras áreas.The man always wore the colors of this in several areas. Understanding the relationship between color and emotion and if the man attaches emotions to colors used in clothing was what led to the choice of this theme for the realization of this dissertation. Since always the color man's life has great significance, this is everything that surrounds the individual part of his life and their everyday lives, their clothing, their objects and so many other things. Thus was developed a theoretical analysis which sought to explain how the visual organ through which we perceive the colors and how their perception, stimuli and sensations that are transmitted to humans. With it could not be, were also explored the emotions of human beings and how they act in the same life as well as its operation. However there was a concern to understand through the analysis of other studies how emotions are related to colors in clothing and how it affects the individual in a positive, negative or indifferent in a way, not transmitting any emotion. Speaking on the symbolism of colors and the same language was absolutely relevant, since the symbols that are given to carry color sometimes associated with positive or negative charges, they also convey emotions positive or negative that might somehow affect humans. The fashion designer, architect or psychologist are discussed in their daily lives by their color, they use color in various ways, yet for all the color has an important role, despite its use by the same occur in different ways. So it became important to understand if there are circumstantial differences in the importance given to color by the same and if there are what are these differences also see the participants' opinions regarding the influence of colors through the clothes on their emotional state users. That said, this work took place based on a study done by a survey of university students from three courses, Architecture, Fashion Design and Psychology of Color and Emotion: The relationship between colors and clothing colors assigned to the Emotions in attempt to understand what the interpretations that exist in relation to color and its importance, the relationship of colors with human emotions and whether there are circumstantial differences between these three distinct areas of the courses in which the survey was applied. It was then found that most participants considered the three courses to choose a color for a very important piece of clothing was also analyzed that they say the color in clothing has much influence on the emotional state of its users. Finally it was found that most participants considered that the colors, yellow, cyan, white, orange, magenta, black, green, red and violet color transmitted through the clothing that positive emotions influence the emotional state of the individuals who use. We concluded then that by the results obtained in this study, they contribute to a better understanding of the influences of color in the emotional state of their users, so to have a more accurate color in clothing and understand that color has a role fundamental in both clothing with regard to the emotional level of individuals, such as the professional level regarding the correct use of color in fashion design and other areas.Universidade da Beira InteriorLucas, José MendesEsgalhado, Maria da Graça ProençauBibliorumInácio, Vânia da Conceição Gaudêncio2014-04-22T16:24:31Z2010-102010-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:04ZPortal AgregadorONG
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