PROTEÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS, ASSEGURANDO A SEGURANÇA DAS PESSOAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, José
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19783
Resumo: Esta dissertação pretende contribuir para um esclarecimento e clarificação dos projetos e infra-estruturas elétricas providas de sistemas de alimentação ininterruptos, procurando garantir-lhes a maior disponibilidade e segurança possíveis. Tendo por base as Regras Técnicas de Instalações Elétricas de Baixa Tensão, RTIEBT [1], bem como a norma da International Electrotechnical Comission, IEC 60364 [2], o objetivo será estudar a complexidade das instalações com sistemas socorridos e de segurança e criar ferramentas que expliquem a forma como as correntes de fuga são geradas pelo ruído eletromagnético originado pela eletrónica de potência instalada nos equipamentos elétricos da atualidade e a forma como estas afetam as proteções diferenciais obrigatórias no sistema de terras, TT, com o neutro do transformador e massas ligadas à terra destinadas à proteção de pessoas. Será efetuado um trabalho de elaboração do estado da arte no que se refere a regimes de neutro (sistemas de terras), com recurso a artigos científicos, cadernos técnicos e legislação existente. Visando o estudo dos fenómenos relacionados com a interface das unidades de alimentação ininterruptas, UPS, e o regime de neutro adotado, serão realizados diversos casos de estudo reais. Analisar-se-á quais as proteções adequadas para um correto funcionamento de UPS colocadas em regimes de neutro para as quais não foram originalmente concebidas. Com base nos elementos recolhidos no caso de estudo será elaborado um conjunto de recomendações e estabelecidas conclusões sobre o trabalho realizado. As análises efetuadas servirão como base para um futuro conjunto de procedimentos standards destinados à elaboração de um manual de projeto para utilização no dimensionamento de futuras instalações elétricas contendo UPS. Palavras-chave: Regimes de neutro; Proteção de pessoas; Unidades de alimentação ininterruptas; Proteções diferenciais.
id RCAP_dc2d569029a9c0f08a7bc8f5166ae96c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling PROTEÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS, ASSEGURANDO A SEGURANÇA DAS PESSOASPROTEÇÕES ELÉTRICASSISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOSEsta dissertação pretende contribuir para um esclarecimento e clarificação dos projetos e infra-estruturas elétricas providas de sistemas de alimentação ininterruptos, procurando garantir-lhes a maior disponibilidade e segurança possíveis. Tendo por base as Regras Técnicas de Instalações Elétricas de Baixa Tensão, RTIEBT [1], bem como a norma da International Electrotechnical Comission, IEC 60364 [2], o objetivo será estudar a complexidade das instalações com sistemas socorridos e de segurança e criar ferramentas que expliquem a forma como as correntes de fuga são geradas pelo ruído eletromagnético originado pela eletrónica de potência instalada nos equipamentos elétricos da atualidade e a forma como estas afetam as proteções diferenciais obrigatórias no sistema de terras, TT, com o neutro do transformador e massas ligadas à terra destinadas à proteção de pessoas. Será efetuado um trabalho de elaboração do estado da arte no que se refere a regimes de neutro (sistemas de terras), com recurso a artigos científicos, cadernos técnicos e legislação existente. Visando o estudo dos fenómenos relacionados com a interface das unidades de alimentação ininterruptas, UPS, e o regime de neutro adotado, serão realizados diversos casos de estudo reais. Analisar-se-á quais as proteções adequadas para um correto funcionamento de UPS colocadas em regimes de neutro para as quais não foram originalmente concebidas. Com base nos elementos recolhidos no caso de estudo será elaborado um conjunto de recomendações e estabelecidas conclusões sobre o trabalho realizado. As análises efetuadas servirão como base para um futuro conjunto de procedimentos standards destinados à elaboração de um manual de projeto para utilização no dimensionamento de futuras instalações elétricas contendo UPS. Palavras-chave: Regimes de neutro; Proteção de pessoas; Unidades de alimentação ininterruptas; Proteções diferenciais.IspgayaRepositório ComumSoares, José2017-12-20T15:39:37Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19783201786095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:07:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv PROTEÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS, ASSEGURANDO A SEGURANÇA DAS PESSOAS
title PROTEÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS, ASSEGURANDO A SEGURANÇA DAS PESSOAS
spellingShingle PROTEÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS, ASSEGURANDO A SEGURANÇA DAS PESSOAS
Soares, José
PROTEÇÕES ELÉTRICAS
SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS
title_short PROTEÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS, ASSEGURANDO A SEGURANÇA DAS PESSOAS
title_full PROTEÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS, ASSEGURANDO A SEGURANÇA DAS PESSOAS
title_fullStr PROTEÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS, ASSEGURANDO A SEGURANÇA DAS PESSOAS
title_full_unstemmed PROTEÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS, ASSEGURANDO A SEGURANÇA DAS PESSOAS
title_sort PROTEÇÕES ELÉTRICAS PARA SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS, ASSEGURANDO A SEGURANÇA DAS PESSOAS
author Soares, José
author_facet Soares, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, José
dc.subject.por.fl_str_mv PROTEÇÕES ELÉTRICAS
SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS
topic PROTEÇÕES ELÉTRICAS
SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO CRÍTICOS
description Esta dissertação pretende contribuir para um esclarecimento e clarificação dos projetos e infra-estruturas elétricas providas de sistemas de alimentação ininterruptos, procurando garantir-lhes a maior disponibilidade e segurança possíveis. Tendo por base as Regras Técnicas de Instalações Elétricas de Baixa Tensão, RTIEBT [1], bem como a norma da International Electrotechnical Comission, IEC 60364 [2], o objetivo será estudar a complexidade das instalações com sistemas socorridos e de segurança e criar ferramentas que expliquem a forma como as correntes de fuga são geradas pelo ruído eletromagnético originado pela eletrónica de potência instalada nos equipamentos elétricos da atualidade e a forma como estas afetam as proteções diferenciais obrigatórias no sistema de terras, TT, com o neutro do transformador e massas ligadas à terra destinadas à proteção de pessoas. Será efetuado um trabalho de elaboração do estado da arte no que se refere a regimes de neutro (sistemas de terras), com recurso a artigos científicos, cadernos técnicos e legislação existente. Visando o estudo dos fenómenos relacionados com a interface das unidades de alimentação ininterruptas, UPS, e o regime de neutro adotado, serão realizados diversos casos de estudo reais. Analisar-se-á quais as proteções adequadas para um correto funcionamento de UPS colocadas em regimes de neutro para as quais não foram originalmente concebidas. Com base nos elementos recolhidos no caso de estudo será elaborado um conjunto de recomendações e estabelecidas conclusões sobre o trabalho realizado. As análises efetuadas servirão como base para um futuro conjunto de procedimentos standards destinados à elaboração de um manual de projeto para utilização no dimensionamento de futuras instalações elétricas contendo UPS. Palavras-chave: Regimes de neutro; Proteção de pessoas; Unidades de alimentação ininterruptas; Proteções diferenciais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2017-12-20T15:39:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/19783
201786095
url http://hdl.handle.net/10400.26/19783
identifier_str_mv 201786095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ispgaya
publisher.none.fl_str_mv Ispgaya
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301296043261952