Plano de marketing para a empresa Ecoinside

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33783
Resumo: O planeta está a ser afetado pela degradação do ambiente e pelas alterações climáticas, sendo assim fulcral a construção de estratégias para se alcançar um crescimento mais verde e sustentável. Portugal tem demonstrado ser um país líder não só na promoção de energias de fonte renovável, como também se tem destacado em questões de ação climática. A responsabilidade ambiental e social das empresas tem ganho cada vez mais destaque, dado o impacto que têm vindo a ter na qualidade de vida da população. Com a realização desta investigação, pretende-se elaborar um Plano de Marketing para a Ecoinside, sendo esta uma empresa que atua no mercado B2B, dedicada a promover o desenvolvimento verde e inteligente em prol de boas práticas ao serviço da eficiência energética e ambiental. Este plano tem como um dos principais objetivos fomentar a notoriedade da marca e aumentar a faturação da Ecoinside, em 8,5 milhões de euros, até 2023. O enquadramento teórico debruçou-se, numa primeira parte, no conceito e no valor da marca e, consequentemente, na notoriedade da mesma. Numa segunda parte, recaiu sobre o impacto do valor da marca no mercado B2B. Tendo por base a problemática deste estudo, foi adotada como metodologia de investigação, o estudo de caso com um paradigma interpretativo, destacando-se então uma abordagem qualitativa. Para melhor responder aos objetivos, foi conduzida uma entrevista à administração e a alguns colaboradores, assim como se realizaram dois inquéritos por questionário, um destinado aos 61 clientes atuais e outro aos 106 potenciais clientes. No final, apesar de se ter alcançado uma taxa de resposta ao inquérito muito reduzida, foi possível concluir que: a relação preço/qualidade é o motivo de contratação com maior peso; os serviços de apoio prestados e a tecnologia utilizada demonstram ter maior importância no processo de tomada de decisão deste mercado; a competência técnica é a principal caraterística associada à marca e a recomendação é o principal meio de conhecimento da marca.
id RCAP_dc46acf4e33dcecc2c7b4324939312b7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para a empresa EcoinsideMarcaValor da marcaNotoriedade da marcaPlano de marketingEcoinsideMercado B2BDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO planeta está a ser afetado pela degradação do ambiente e pelas alterações climáticas, sendo assim fulcral a construção de estratégias para se alcançar um crescimento mais verde e sustentável. Portugal tem demonstrado ser um país líder não só na promoção de energias de fonte renovável, como também se tem destacado em questões de ação climática. A responsabilidade ambiental e social das empresas tem ganho cada vez mais destaque, dado o impacto que têm vindo a ter na qualidade de vida da população. Com a realização desta investigação, pretende-se elaborar um Plano de Marketing para a Ecoinside, sendo esta uma empresa que atua no mercado B2B, dedicada a promover o desenvolvimento verde e inteligente em prol de boas práticas ao serviço da eficiência energética e ambiental. Este plano tem como um dos principais objetivos fomentar a notoriedade da marca e aumentar a faturação da Ecoinside, em 8,5 milhões de euros, até 2023. O enquadramento teórico debruçou-se, numa primeira parte, no conceito e no valor da marca e, consequentemente, na notoriedade da mesma. Numa segunda parte, recaiu sobre o impacto do valor da marca no mercado B2B. Tendo por base a problemática deste estudo, foi adotada como metodologia de investigação, o estudo de caso com um paradigma interpretativo, destacando-se então uma abordagem qualitativa. Para melhor responder aos objetivos, foi conduzida uma entrevista à administração e a alguns colaboradores, assim como se realizaram dois inquéritos por questionário, um destinado aos 61 clientes atuais e outro aos 106 potenciais clientes. No final, apesar de se ter alcançado uma taxa de resposta ao inquérito muito reduzida, foi possível concluir que: a relação preço/qualidade é o motivo de contratação com maior peso; os serviços de apoio prestados e a tecnologia utilizada demonstram ter maior importância no processo de tomada de decisão deste mercado; a competência técnica é a principal caraterística associada à marca e a recomendação é o principal meio de conhecimento da marca.Gomes, SandraRepositório ComumNeves, Ana2020-09-28T00:00:00Z2023-09-28T00:00:00Z2020-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33783202522148porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:29.507330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para a empresa Ecoinside
title Plano de marketing para a empresa Ecoinside
spellingShingle Plano de marketing para a empresa Ecoinside
Neves, Ana
Marca
Valor da marca
Notoriedade da marca
Plano de marketing
Ecoinside
Mercado B2B
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Plano de marketing para a empresa Ecoinside
title_full Plano de marketing para a empresa Ecoinside
title_fullStr Plano de marketing para a empresa Ecoinside
title_full_unstemmed Plano de marketing para a empresa Ecoinside
title_sort Plano de marketing para a empresa Ecoinside
author Neves, Ana
author_facet Neves, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Sandra
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Valor da marca
Notoriedade da marca
Plano de marketing
Ecoinside
Mercado B2B
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marca
Valor da marca
Notoriedade da marca
Plano de marketing
Ecoinside
Mercado B2B
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O planeta está a ser afetado pela degradação do ambiente e pelas alterações climáticas, sendo assim fulcral a construção de estratégias para se alcançar um crescimento mais verde e sustentável. Portugal tem demonstrado ser um país líder não só na promoção de energias de fonte renovável, como também se tem destacado em questões de ação climática. A responsabilidade ambiental e social das empresas tem ganho cada vez mais destaque, dado o impacto que têm vindo a ter na qualidade de vida da população. Com a realização desta investigação, pretende-se elaborar um Plano de Marketing para a Ecoinside, sendo esta uma empresa que atua no mercado B2B, dedicada a promover o desenvolvimento verde e inteligente em prol de boas práticas ao serviço da eficiência energética e ambiental. Este plano tem como um dos principais objetivos fomentar a notoriedade da marca e aumentar a faturação da Ecoinside, em 8,5 milhões de euros, até 2023. O enquadramento teórico debruçou-se, numa primeira parte, no conceito e no valor da marca e, consequentemente, na notoriedade da mesma. Numa segunda parte, recaiu sobre o impacto do valor da marca no mercado B2B. Tendo por base a problemática deste estudo, foi adotada como metodologia de investigação, o estudo de caso com um paradigma interpretativo, destacando-se então uma abordagem qualitativa. Para melhor responder aos objetivos, foi conduzida uma entrevista à administração e a alguns colaboradores, assim como se realizaram dois inquéritos por questionário, um destinado aos 61 clientes atuais e outro aos 106 potenciais clientes. No final, apesar de se ter alcançado uma taxa de resposta ao inquérito muito reduzida, foi possível concluir que: a relação preço/qualidade é o motivo de contratação com maior peso; os serviços de apoio prestados e a tecnologia utilizada demonstram ter maior importância no processo de tomada de decisão deste mercado; a competência técnica é a principal caraterística associada à marca e a recomendação é o principal meio de conhecimento da marca.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-28T00:00:00Z
2020-09-28T00:00:00Z
2023-09-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33783
202522148
url http://hdl.handle.net/10400.26/33783
identifier_str_mv 202522148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011038384128