O efeito da prática de mindfulness na conectividade cerebral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/126697 |
Resumo: | O estilo de vida actual é promotor de estados de depressão, ansiedade ou stress, cujo tratamento passa maioritariamente pela prescrição de fármacos psicoactivos. Este panorama tem preocupado a área da Medicina, que tem procurado respostas alternativas. Uma delas é a prática de mindfulness, cujos benefícios têm sido amplamente testemunhados pelos seus praticantes. No entanto, continua sem se conhecer exactamente a sua influência na dinâmica do organismo, nomeadamente na actividade cerebral, pelo que o estudo de eventuais alterações tem merecido crescente atenção da área da Neurociência. Com este trabalho pretende-se estudar os efeitos da prática de mindfulness na conectividade cerebral, através de uma abordagem objectiva e longitudinal. Para isso, foram utilizados os dados de Electroencefalografia (EEG) recolhidos em 13 indivíduos, durante um trabalho de investigação anterior. Os dados foram adquiridos em 4 sessões distintas: antes, durante, no fim e após a realização de um curso de mindfulness. Em cada sessões, os indivíduos realizaram a mesma tarefa, alternando entre o estado de repouso e de concentração. Os registos de EEG foram utilizados para analisar a evolução da conectividade cerebral entre as diferentes regiões do cérebro, ao longo das sessões. Nesta análise foram consideradas as banda de frequências Teta, Alfa e Beta. Os resultados obtidos para as sessões 1 e 2 são idênticos e evidenciam a latência dos efeitos da prática de mindfulness. Através dos resultados obtidos, conclui-se a existência de uma reorganização na dinâmica funcional do cérebro, sendo observado um padrão de conectividade mais focalizado ao longo do tempo, mais evidente a partir da 3ª sessão, permanecendo após o fim do curso, pois entre a sessão 3 e a 4 (separadas por 2 meses) os padrões de conectividade apresentam semelhanças. Tal observação sustenta a hipótese da promoção da neuroplasticidade através prática de mindfulness. |
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