O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rita Margarida Rovira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28566
Resumo: O conceito de narrativas transmedia é complexo, o que é reforçado por uma ausência frequente de elementos audiovisuais na documentação do processo de pré-produção. Por esse motivo, os objetivos deste estudo passam por identificar as falhas de compreensão de uma narrativa transmedia e pela criação, exploração e validação de um novo elemento, em formato vídeo, como parte do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia, procurando resposta para a seguinte questão de investigação: como se desenvolve, e quais as características, um elemento vídeo para o processo de pré-produção de uma narrativa transmedia? As principais fases do estudo foram: a) a criação de uma narrativa transmedia original com quatro personagens e suportada em quatro plataformas; b) a criação dos elementos necessários à narrativa, nomeadamente um quadro do comportamento migratório dos utilizadores entre as plataformas, o desenho de traços físicos das personagens e do layout das plataformas, e um storyboard da narrativa; c) a produção do elemento vídeo como parte do processo de pré-produção; d) a realização de um grupo focal com especialistas para análise e validação desse mesmo elemento vídeo. Com a validação do novo elemento (em formato vídeo), através do grupo focal, confirmou-se uma melhor visualização e compreensão da narrativa transmedia, nomeadamente sobre como se faz o aproveitamento de cada meio e plataforma e quando e como as personagens interagem na história. A utilização deste novo elemento de pré-produção também parece potenciar benefícios em dois momentos: a) cria a possibilidade de visualização da narrativa transmedia, por parte de uma equipa de produção, no processo de pré-produção; e b) cria a possibilidade de apresentar uma primeira abordagem de uma narrativa transmedia a um cliente final, tornando possível demonstrar o conceito em contexto empresarial quando um cliente procura uma ação de comunicação/divulgação/publicidade com características como as que uma narrativa transmedia engloba e oferece.
id RCAP_dc921a40cf174094601af3b7bce47264
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmediaComunicaçãoNarrativa transmediaPré-produçãoVídeoO conceito de narrativas transmedia é complexo, o que é reforçado por uma ausência frequente de elementos audiovisuais na documentação do processo de pré-produção. Por esse motivo, os objetivos deste estudo passam por identificar as falhas de compreensão de uma narrativa transmedia e pela criação, exploração e validação de um novo elemento, em formato vídeo, como parte do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia, procurando resposta para a seguinte questão de investigação: como se desenvolve, e quais as características, um elemento vídeo para o processo de pré-produção de uma narrativa transmedia? As principais fases do estudo foram: a) a criação de uma narrativa transmedia original com quatro personagens e suportada em quatro plataformas; b) a criação dos elementos necessários à narrativa, nomeadamente um quadro do comportamento migratório dos utilizadores entre as plataformas, o desenho de traços físicos das personagens e do layout das plataformas, e um storyboard da narrativa; c) a produção do elemento vídeo como parte do processo de pré-produção; d) a realização de um grupo focal com especialistas para análise e validação desse mesmo elemento vídeo. Com a validação do novo elemento (em formato vídeo), através do grupo focal, confirmou-se uma melhor visualização e compreensão da narrativa transmedia, nomeadamente sobre como se faz o aproveitamento de cada meio e plataforma e quando e como as personagens interagem na história. A utilização deste novo elemento de pré-produção também parece potenciar benefícios em dois momentos: a) cria a possibilidade de visualização da narrativa transmedia, por parte de uma equipa de produção, no processo de pré-produção; e b) cria a possibilidade de apresentar uma primeira abordagem de uma narrativa transmedia a um cliente final, tornando possível demonstrar o conceito em contexto empresarial quando um cliente procura uma ação de comunicação/divulgação/publicidade com características como as que uma narrativa transmedia engloba e oferece.The concept of transmedia narratives is complex, which is reinforced by a frequent absence of audiovisual elements in the documentation of the preproduction process. For this reason, the objectives of this study are to identify the misunderstandings of a transmedia narrative and to create, explore and validate a new element in video format as part of the process of preproduction of a transmedia narrative, seeking answers. to the following research question: how is a video element developed and with what characteristics for the pre-production process of a transmedia narrative? The main phases of the study were: a) the creation of an original four-character transmedia narrative supported on four platforms; b) the creation of the necessary elements for the narrative, namely a framework of the migratory behavior of users between platforms, the drawing of physical traits of the characters and the layout of the platforms, and a narrative storyboard; c) the production of the video element as part of the preproduction process; d) a focus group with specialists to analyze and validate this same video element. With the validation of the new element (in video format), through the focus group, a better visualization and understanding of the transmedia narrative was confirmed, namely on how to make the most of each medium and platform and when and how the characters interact in the story. . The use of this new preproduction element also seems to enhance the benefits in two different moments: a) it creates the possibility for a production team to view the transmedia narrative in the preproduction process; and b) creates the possibility of presenting a first approach to a transmedia narrative to an end customer, making it possible to demonstrate the concept in a business context when a customer seeks a communication / outreach / advertising action with characteristics such as a transmedia narrative encompasses and offers.2020-05-23T01:04:54Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28566porMartins, Rita Margarida Rovirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:04:40ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia
title O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia
spellingShingle O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia
Martins, Rita Margarida Rovira
Comunicação
Narrativa transmedia
Pré-produção
Vídeo
title_short O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia
title_full O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia
title_fullStr O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia
title_full_unstemmed O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia
title_sort O vídeo como elemento do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia
author Martins, Rita Margarida Rovira
author_facet Martins, Rita Margarida Rovira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rita Margarida Rovira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Narrativa transmedia
Pré-produção
Vídeo
topic Comunicação
Narrativa transmedia
Pré-produção
Vídeo
description O conceito de narrativas transmedia é complexo, o que é reforçado por uma ausência frequente de elementos audiovisuais na documentação do processo de pré-produção. Por esse motivo, os objetivos deste estudo passam por identificar as falhas de compreensão de uma narrativa transmedia e pela criação, exploração e validação de um novo elemento, em formato vídeo, como parte do processo de pré-produção de uma narrativa transmedia, procurando resposta para a seguinte questão de investigação: como se desenvolve, e quais as características, um elemento vídeo para o processo de pré-produção de uma narrativa transmedia? As principais fases do estudo foram: a) a criação de uma narrativa transmedia original com quatro personagens e suportada em quatro plataformas; b) a criação dos elementos necessários à narrativa, nomeadamente um quadro do comportamento migratório dos utilizadores entre as plataformas, o desenho de traços físicos das personagens e do layout das plataformas, e um storyboard da narrativa; c) a produção do elemento vídeo como parte do processo de pré-produção; d) a realização de um grupo focal com especialistas para análise e validação desse mesmo elemento vídeo. Com a validação do novo elemento (em formato vídeo), através do grupo focal, confirmou-se uma melhor visualização e compreensão da narrativa transmedia, nomeadamente sobre como se faz o aproveitamento de cada meio e plataforma e quando e como as personagens interagem na história. A utilização deste novo elemento de pré-produção também parece potenciar benefícios em dois momentos: a) cria a possibilidade de visualização da narrativa transmedia, por parte de uma equipa de produção, no processo de pré-produção; e b) cria a possibilidade de apresentar uma primeira abordagem de uma narrativa transmedia a um cliente final, tornando possível demonstrar o conceito em contexto empresarial quando um cliente procura uma ação de comunicação/divulgação/publicidade com características como as que uma narrativa transmedia engloba e oferece.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-05-23T01:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28566
url http://hdl.handle.net/10773/28566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303559021264896