Portfolio : estratégia formativa e de reflexão na formação inicial em educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Fernanda de Carvalho Carrapiço Correia, 1957-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2113
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_dceac4e860b5a3d6ce1acc851c00270b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Portfolio : estratégia formativa e de reflexão na formação inicial em educação de infânciaFormação inicial de professoresPortefóliosEducação infantilTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O presente estudo tem como principal objectivo compreender, descrever e analisar a importância do portfolio como estratégia formativa na formação inicial em Educação de Infância, partindo das expectativas criadas pelos estagiários no decurso da sua formação. Para atingir os objectivos propostos recorreu-se à metodologia qualitativa e como estratégia o estudo de caso. Esta opção está relacionada com o objectivo do trabalho e com as questões formuladas, uma vez que se procurava compreender a importância do portfolio enquanto estratégia formativa e de reflexão para os estagiários. A metodologia de recolha de dados utilizada centrou-se na recolha de dados tendo como base o portfolio de vinte seis alunos, sendo estes analisados em quatro momentos distintos, ao longo de um ano lectivo. Os resultados revelam quais as expectativas desenvolvidas nos estagiários, antes e durante a elaboração do portfolio. Verificámos que os estagiários consideram que este instrumento pode contribuir para a sua integração na nova realidade, sendo decisivo para a sua valorização pessoal e profissional, desenvolvendo também a reflexibilidade sobre a prática pedagógica e a auto-avaliação. Em simultâneo verificámos que os estagiários também demonstram alguns constrangimentos como o cansaço e a falta de tempo resultante da elaboração das descrições e reflexões diárias. O portfolio revelou-se uma estratégia formativa e reflexiva para a prática profissional sendo importante compreender como pode este instrumento desenvolver e criar nos estagiários, aptidões para definir estratégias de carácter formativo e reflexivo na construção de saberes e de competências estruturantes da aprendizagem. O portfolio no conjunto apresenta uma amostra das actividades desenvolvidas em sala, das capacidades de pesquisa organização e sistematização da informação recolhida e da capacidade de reflexão e auto critica.This study has as main objective to understand, describe and analyse the importance of the portfolio as a strategy in the initial training of educators of children using the expectations created by the learner during his training. To achieve the proposed objectives it was used a qualitative methodology and made significant research of case studies. The choice of this work method is related with the specific objective of this paper of understanding the importance of the portfolio as a teaching strategy and as a reflection tool for the trainees. The information and data used was achieved through analyse the portfolio of twenty six students in several moments in time. The results revealed the trainees expectations before and after the completion of their portfolio. Trainees considered the portfolio to be an important tool to help their integration in their new reality and that has played an important role in enhancing their reflection techniques related with the act of educating children and self-evaluation. However, the trainees also mentioned some constraints such as lack of time to include in the portfolio daily descriptions and reflections. The portfolio has become an important tool in the development of the trainee's professional experience being of the utmost importance to apprehend all the portfolio capabilities since it can be used in the designing of teaching strategies. Altogether, the portfolio allow us to analyse all the teaching activities developed in the classroom by the trainee, his ability to do relevant research and to organize his findings and the ability to perform a good self-evaluation.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Maria Fernanda de Carvalho Carrapiço Correia, 1957-2010-12-09T13:13:53Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2113porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579615info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:35.046461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Portfolio : estratégia formativa e de reflexão na formação inicial em educação de infância
title Portfolio : estratégia formativa e de reflexão na formação inicial em educação de infância
spellingShingle Portfolio : estratégia formativa e de reflexão na formação inicial em educação de infância
Rodrigues, Maria Fernanda de Carvalho Carrapiço Correia, 1957-
Formação inicial de professores
Portefólios
Educação infantil
Teses de mestrado - 2009
title_short Portfolio : estratégia formativa e de reflexão na formação inicial em educação de infância
title_full Portfolio : estratégia formativa e de reflexão na formação inicial em educação de infância
title_fullStr Portfolio : estratégia formativa e de reflexão na formação inicial em educação de infância
title_full_unstemmed Portfolio : estratégia formativa e de reflexão na formação inicial em educação de infância
title_sort Portfolio : estratégia formativa e de reflexão na formação inicial em educação de infância
author Rodrigues, Maria Fernanda de Carvalho Carrapiço Correia, 1957-
author_facet Rodrigues, Maria Fernanda de Carvalho Carrapiço Correia, 1957-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Fernanda de Carvalho Carrapiço Correia, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Portefólios
Educação infantil
Teses de mestrado - 2009
topic Formação inicial de professores
Portefólios
Educação infantil
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:13:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2113
url http://hdl.handle.net/10451/2113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579615
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134169516736512