O Papel da Experiência Motora no Desenvolvimento Global: As Implicações na Criança com Paralisia Cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Catarina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2286
Resumo: Resumo A influência da atividade motora e da manipulação na aprendizagem global tem sido suportada pela perspetiva de que o movimento ativo é importante para o desenvolvimento percetivo típico, não podendo ser substituído por movimentos passivos. Por outro lado, considera-se que a atividade psicomotora potencia a internalização do movimento e a relação do corpo com o espaço. Assim, a aprendizagem humana e a conquista de estádios de desenvolvimento surgirá como resultado da experiência motora, posteriormente reforçada na organização cerebral pela experiência reflexiva. No entanto, nem todas as crianças cumprem as etapas de desenvolvimento psicomotor nos períodos típicos. Quando a questão se coloca face a crianças em desvantagem, nomeadamente com necessidades educativas especiais de caráter motor, como é o caso da paralisia cerebral, a tónica pode ganhar expressão particular. As experiências psicomotoras e sociais são, por vezes, barradas por condicionantes que privam as crianças de vivências que ocorrem de forma autónoma e espontânea, tipicamente, resultantes do desenvolvimento global. No presente texto, atravessaremos uma revisão de estudos que trazem evidências no domínio da influência da experiência motora no desenvolvimento e na aprendizagem, nomeadamente do papel da exploração ativa em idades precoces. Esta abordagem e a sua discussão, com ênfase na implicação na aprendizagem e desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais de caráter motor, com destaque para a paralisia cerebral, constituem alguns dos tópicos que alicerçam este trabalho.
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spelling O Papel da Experiência Motora no Desenvolvimento Global: As Implicações na Criança com Paralisia CerebralParalisia cerebralNecessidades educativas especiaisPerceção-açãoAprendizagem ativaDesenvolvimento psicomotorPsychomotor developmentActive learningCerebral palsySpecial educational needsAction-perceptionResumo A influência da atividade motora e da manipulação na aprendizagem global tem sido suportada pela perspetiva de que o movimento ativo é importante para o desenvolvimento percetivo típico, não podendo ser substituído por movimentos passivos. Por outro lado, considera-se que a atividade psicomotora potencia a internalização do movimento e a relação do corpo com o espaço. Assim, a aprendizagem humana e a conquista de estádios de desenvolvimento surgirá como resultado da experiência motora, posteriormente reforçada na organização cerebral pela experiência reflexiva. No entanto, nem todas as crianças cumprem as etapas de desenvolvimento psicomotor nos períodos típicos. Quando a questão se coloca face a crianças em desvantagem, nomeadamente com necessidades educativas especiais de caráter motor, como é o caso da paralisia cerebral, a tónica pode ganhar expressão particular. As experiências psicomotoras e sociais são, por vezes, barradas por condicionantes que privam as crianças de vivências que ocorrem de forma autónoma e espontânea, tipicamente, resultantes do desenvolvimento global. No presente texto, atravessaremos uma revisão de estudos que trazem evidências no domínio da influência da experiência motora no desenvolvimento e na aprendizagem, nomeadamente do papel da exploração ativa em idades precoces. Esta abordagem e a sua discussão, com ênfase na implicação na aprendizagem e desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais de caráter motor, com destaque para a paralisia cerebral, constituem alguns dos tópicos que alicerçam este trabalho.Abstract The influence of motor activity and manipulation on the global learning has been supported by the perspective that active movement is vital to typical visuomotor and perceptual development and that it cannot be replaced by passive movements. Moreover, it is also considered that motor experience enables psychomotor development, the internalization of the body in space and the conquest of development stages. Thus, human learning emerges as the result of motor experience, later reinforced in the brain organization by reflective experience. However, not all children comply with the stages of psychomotor development in typical periods. When the issue arises regarding disadvantaged children, in particular, children with special educational needs as is the case of children with cerebral palsy, the focus can gain higher relevance. Motor and social experiences are sometimes blocked out by conditions that deprive children of experiences that are typically experienced autonomously and spontaneously. In this text, we will cross a review of major studies that provide evidence within the area of influence of motor experience on development and learning. What is the role of active exploration at early ages? To what extent does the motor action underlie perception? The discussion of this issue with focus on implications in learning and development of children with special educational needs, with an emphasis on cerebral palsy, are some of the topics that underlie this paper.Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMartins, Catarina2014-10-02T13:34:13Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2286porMartins, Catarina (2013). O Papel da Experiência Motora no Desenvolvimento Global: As Implicações na Criança com Paralisia Cerebral. Millenium, 45 (junho/dezembro). Pp. 45-62.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:34ZPortal AgregadorONG
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