Estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem: integração no projeto de educação ambiental Renascer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Rita Cruz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28030
Resumo: O presente trabalho surge integrado num projeto de educação ambiental, o projeto Renascer, que surgiu numa parceria entre o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, a Associação BioLiving e a Câmara Municipal da Figueira da Foz. O projeto Renascer teve como mote os trágicos incêndios ocorridos em 2017, que serviram de alerta da necessidade de repensarmos a gestão e a preservação dos recursos naturais. A presente dissertação tem como objetivos, divulgar o conhecimento científico botânico e a riqueza florística da Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz), problematizar e refletir sobre a aquisição da educação ambiental, como motor para a valorização do património natural, e, por conseguinte, incentivar à responsabilidade ecológica. Para tal, foi realizado um estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem, através da elaboração de um inventário florístico, herborizações e caracterização dos habitats existentes no percurso selecionado como local de estudo. Aliado a isto, foi também elaborada uma intervenção de educação ambiental em escolas, integradas no projeto Renascer, recorrendo-se à realização de dois questionários para a recolha dos dados, um antes da intervenção e um após a mesma intervenção. Os resultados mostram que a Serra da Boa Viagem é possuidora de um património florístico de elevada importância, albergando refúgios de vegetação nativa, na qual estão presentes endemismos lusitânicos e ibéricos, espécies protegidas pela Diretiva Habitats, relíquias da floresta primitiva e habitats naturais prioritários para a conservação. O facto das espécies autóctones constituírem a esmagadora maioria (sessenta e cinco taxa autóctones em setenta e quatro taxa identificados), em comparação com as espécies exóticas e invasoras, é um dado extremamente positivo e que reflete a importância florística do local. No entanto, é necessário desenvolver esforços no sentido de monitorizar a propagação das espécies invasoras (as acácias), a principal ameaça à conservação da flora. No que se refere à educação ambiental, verificou-se que os alunos obtiveram melhores resultados no questionário realizado após a intervenção. Assim, a intervenção efetuada poderá ter contribuído para a edificação de conhecimentos e competências por parte dos alunos acerca das temáticas abordadas, evidenciando-se uma tendência de uma consciencialização ambiental, potenciadora de comportamentos ecologicamente responsáveis.
id RCAP_de4e4f6f93e0fb6340b5a4d89572a22b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem: integração no projeto de educação ambiental RenascerFlora e vegetaçãoProjeto RenascerEducação ambientalSensibilização escolarConservaçãoEndemismosO presente trabalho surge integrado num projeto de educação ambiental, o projeto Renascer, que surgiu numa parceria entre o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, a Associação BioLiving e a Câmara Municipal da Figueira da Foz. O projeto Renascer teve como mote os trágicos incêndios ocorridos em 2017, que serviram de alerta da necessidade de repensarmos a gestão e a preservação dos recursos naturais. A presente dissertação tem como objetivos, divulgar o conhecimento científico botânico e a riqueza florística da Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz), problematizar e refletir sobre a aquisição da educação ambiental, como motor para a valorização do património natural, e, por conseguinte, incentivar à responsabilidade ecológica. Para tal, foi realizado um estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem, através da elaboração de um inventário florístico, herborizações e caracterização dos habitats existentes no percurso selecionado como local de estudo. Aliado a isto, foi também elaborada uma intervenção de educação ambiental em escolas, integradas no projeto Renascer, recorrendo-se à realização de dois questionários para a recolha dos dados, um antes da intervenção e um após a mesma intervenção. Os resultados mostram que a Serra da Boa Viagem é possuidora de um património florístico de elevada importância, albergando refúgios de vegetação nativa, na qual estão presentes endemismos lusitânicos e ibéricos, espécies protegidas pela Diretiva Habitats, relíquias da floresta primitiva e habitats naturais prioritários para a conservação. O facto das espécies autóctones constituírem a esmagadora maioria (sessenta e cinco taxa autóctones em setenta e quatro taxa identificados), em comparação com as espécies exóticas e invasoras, é um dado extremamente positivo e que reflete a importância florística do local. No entanto, é necessário desenvolver esforços no sentido de monitorizar a propagação das espécies invasoras (as acácias), a principal ameaça à conservação da flora. No que se refere à educação ambiental, verificou-se que os alunos obtiveram melhores resultados no questionário realizado após a intervenção. Assim, a intervenção efetuada poderá ter contribuído para a edificação de conhecimentos e competências por parte dos alunos acerca das temáticas abordadas, evidenciando-se uma tendência de uma consciencialização ambiental, potenciadora de comportamentos ecologicamente responsáveis.This work is attached to Renascer project, an environmental education project that emerged from a partnership between the Biology Department of the University of Aveiro, BioLiving Association and the city hall of Figueira da Foz. The Renascer project was born due to the 2017 tragic fires that alerted for the need of rethink about the management and preservation of earth’s natural resources. The main goals of this dissertation are the disclosure of the botanical scientific knowledge and the floristic wealth of Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz), problematize and reflect about the acquisition of environmental education to improve the natural patrimony appreciation, promote knowledge about floristic species in this region and therefore encourage the ecological responsibility. For that purpose, a study of flora and vegetation was undertaken through the elaboration of a floristic inventory, afforestation and characterization of the existing habitats in the selected route as place of study. Furthermore, in the context of Renascer project, a school intervention about environmental education was conducted through the fulfillment of two quizzes for data collection, one before the intervention and the other after that. Results shows that Serra da Boa Viagem has a remarkable floristic patrimony containing native vegetation with Lusitanian and Iberian endemics protected species by Diretiva Habitats, primeval forest relics and natural habitats which conservation is crucial. The fact that the native species are in majority (sixty five taxa for the native species among the seventy four taxa identified species) in comparison with the exotic and invader species is an extremely positive sign which reflects the floristic importance of this location. Nevertheless, one must develop additional efforts aiming the monitoring of the invader species propagation (acacia) which are the main threat of the flora preservation. Regarding the environmental education it is notorious that the students have attained better results after the intervention which demonstrates that the intervention had a noteworthy impact to the knowledge consolidation about the covered topics leading the students to form an environmental awareness of responsible ecological behaviors.2020-03-19T15:30:49Z2019-12-10T00:00:00Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28030porSousa, Ana Rita Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:14Zoai:ria.ua.pt:10773/28030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:40.589642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem: integração no projeto de educação ambiental Renascer
title Estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem: integração no projeto de educação ambiental Renascer
spellingShingle Estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem: integração no projeto de educação ambiental Renascer
Sousa, Ana Rita Cruz
Flora e vegetação
Projeto Renascer
Educação ambiental
Sensibilização escolar
Conservação
Endemismos
title_short Estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem: integração no projeto de educação ambiental Renascer
title_full Estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem: integração no projeto de educação ambiental Renascer
title_fullStr Estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem: integração no projeto de educação ambiental Renascer
title_full_unstemmed Estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem: integração no projeto de educação ambiental Renascer
title_sort Estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem: integração no projeto de educação ambiental Renascer
author Sousa, Ana Rita Cruz
author_facet Sousa, Ana Rita Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Rita Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Flora e vegetação
Projeto Renascer
Educação ambiental
Sensibilização escolar
Conservação
Endemismos
topic Flora e vegetação
Projeto Renascer
Educação ambiental
Sensibilização escolar
Conservação
Endemismos
description O presente trabalho surge integrado num projeto de educação ambiental, o projeto Renascer, que surgiu numa parceria entre o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, a Associação BioLiving e a Câmara Municipal da Figueira da Foz. O projeto Renascer teve como mote os trágicos incêndios ocorridos em 2017, que serviram de alerta da necessidade de repensarmos a gestão e a preservação dos recursos naturais. A presente dissertação tem como objetivos, divulgar o conhecimento científico botânico e a riqueza florística da Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz), problematizar e refletir sobre a aquisição da educação ambiental, como motor para a valorização do património natural, e, por conseguinte, incentivar à responsabilidade ecológica. Para tal, foi realizado um estudo da flora e vegetação da Serra da Boa Viagem, através da elaboração de um inventário florístico, herborizações e caracterização dos habitats existentes no percurso selecionado como local de estudo. Aliado a isto, foi também elaborada uma intervenção de educação ambiental em escolas, integradas no projeto Renascer, recorrendo-se à realização de dois questionários para a recolha dos dados, um antes da intervenção e um após a mesma intervenção. Os resultados mostram que a Serra da Boa Viagem é possuidora de um património florístico de elevada importância, albergando refúgios de vegetação nativa, na qual estão presentes endemismos lusitânicos e ibéricos, espécies protegidas pela Diretiva Habitats, relíquias da floresta primitiva e habitats naturais prioritários para a conservação. O facto das espécies autóctones constituírem a esmagadora maioria (sessenta e cinco taxa autóctones em setenta e quatro taxa identificados), em comparação com as espécies exóticas e invasoras, é um dado extremamente positivo e que reflete a importância florística do local. No entanto, é necessário desenvolver esforços no sentido de monitorizar a propagação das espécies invasoras (as acácias), a principal ameaça à conservação da flora. No que se refere à educação ambiental, verificou-se que os alunos obtiveram melhores resultados no questionário realizado após a intervenção. Assim, a intervenção efetuada poderá ter contribuído para a edificação de conhecimentos e competências por parte dos alunos acerca das temáticas abordadas, evidenciando-se uma tendência de uma consciencialização ambiental, potenciadora de comportamentos ecologicamente responsáveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T00:00:00Z
2019-12-10
2020-03-19T15:30:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28030
url http://hdl.handle.net/10773/28030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137662104240128