Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24319 |
Resumo: | O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Dentro do nosso atual cenário educacional musical, é necessário cada vez mais envolver o meio familiar na aprendizagem instrumental do aluno. Para isso, os professores de instrumento devem investigar, compreender e utilizar estratégias de interação entre paisprofessor- aluno, de forma a agilizar o processo de aprendizagem. Com este projeto pretende-se compreender o impacto na interação entre pais-professor-aluno no ensino e aprendizagem da viola d’arco através da aplicação consciente de estratégias e que tipo de interação é gerado por elas. São duas as estratégias aplicadas: a utilização de Guiões de Estudo semanais para Alunos e Pais e a criação de um Conto Musicado, intitulado “Era uma vez uma Viola D’Arco…”, escrito por Alunos e Pais |
id |
RCAP_df210ff9cdddfee3ca2b807692827ff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/24319 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arcoInteração pais-professor-alunoEnvolvimento parentalGuião de estudoConto musicadoEstratégias de ensino e aprendizagemViola d’arcoO presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Dentro do nosso atual cenário educacional musical, é necessário cada vez mais envolver o meio familiar na aprendizagem instrumental do aluno. Para isso, os professores de instrumento devem investigar, compreender e utilizar estratégias de interação entre paisprofessor- aluno, de forma a agilizar o processo de aprendizagem. Com este projeto pretende-se compreender o impacto na interação entre pais-professor-aluno no ensino e aprendizagem da viola d’arco através da aplicação consciente de estratégias e que tipo de interação é gerado por elas. São duas as estratégias aplicadas: a utilização de Guiões de Estudo semanais para Alunos e Pais e a criação de um Conto Musicado, intitulado “Era uma vez uma Viola D’Arco…”, escrito por Alunos e PaisThe present dissertation presents the activities developed throughout the discipline of Supervised Teaching Practice, inserted in the Master in Music Teaching. Within our current musical educational scenario, it is increasingly necessary to involve the family environment in the student's instrumental learning. For this, the instrument teachers should investigate, understand and use strategies of interaction between parentsteacher- student, in order to streamline the learning process. This project intends to understand the impact on the interaction between parent-teacher-student in the teaching and learning of viola through the conscious application of strategies and what kind of interaction is generated by them. There are two strategies applied: the use of weekly Study Guides for Students and Parents and the creation of a Music Tale, titled "Once upon a Time, a Viola ..." written by Students and Parents2018-10-16T13:52:54Z2018-05-04T00:00:00Z2018-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24319TID:202240622porSousa, Ana Sofia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:41Zoai:ria.ua.pt:10773/24319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:59.962895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco |
title |
Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco |
spellingShingle |
Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco Sousa, Ana Sofia Rodrigues Interação pais-professor-aluno Envolvimento parental Guião de estudo Conto musicado Estratégias de ensino e aprendizagem Viola d’arco |
title_short |
Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco |
title_full |
Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco |
title_fullStr |
Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco |
title_full_unstemmed |
Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco |
title_sort |
Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco |
author |
Sousa, Ana Sofia Rodrigues |
author_facet |
Sousa, Ana Sofia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Sofia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação pais-professor-aluno Envolvimento parental Guião de estudo Conto musicado Estratégias de ensino e aprendizagem Viola d’arco |
topic |
Interação pais-professor-aluno Envolvimento parental Guião de estudo Conto musicado Estratégias de ensino e aprendizagem Viola d’arco |
description |
O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Dentro do nosso atual cenário educacional musical, é necessário cada vez mais envolver o meio familiar na aprendizagem instrumental do aluno. Para isso, os professores de instrumento devem investigar, compreender e utilizar estratégias de interação entre paisprofessor- aluno, de forma a agilizar o processo de aprendizagem. Com este projeto pretende-se compreender o impacto na interação entre pais-professor-aluno no ensino e aprendizagem da viola d’arco através da aplicação consciente de estratégias e que tipo de interação é gerado por elas. São duas as estratégias aplicadas: a utilização de Guiões de Estudo semanais para Alunos e Pais e a criação de um Conto Musicado, intitulado “Era uma vez uma Viola D’Arco…”, escrito por Alunos e Pais |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16T13:52:54Z 2018-05-04T00:00:00Z 2018-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/24319 TID:202240622 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/24319 |
identifier_str_mv |
TID:202240622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137634708094976 |