Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Sofia Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24319
Resumo: O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Dentro do nosso atual cenário educacional musical, é necessário cada vez mais envolver o meio familiar na aprendizagem instrumental do aluno. Para isso, os professores de instrumento devem investigar, compreender e utilizar estratégias de interação entre paisprofessor- aluno, de forma a agilizar o processo de aprendizagem. Com este projeto pretende-se compreender o impacto na interação entre pais-professor-aluno no ensino e aprendizagem da viola d’arco através da aplicação consciente de estratégias e que tipo de interação é gerado por elas. São duas as estratégias aplicadas: a utilização de Guiões de Estudo semanais para Alunos e Pais e a criação de um Conto Musicado, intitulado “Era uma vez uma Viola D’Arco…”, escrito por Alunos e Pais
id RCAP_df210ff9cdddfee3ca2b807692827ff1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24319
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arcoInteração pais-professor-alunoEnvolvimento parentalGuião de estudoConto musicadoEstratégias de ensino e aprendizagemViola d’arcoO presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Dentro do nosso atual cenário educacional musical, é necessário cada vez mais envolver o meio familiar na aprendizagem instrumental do aluno. Para isso, os professores de instrumento devem investigar, compreender e utilizar estratégias de interação entre paisprofessor- aluno, de forma a agilizar o processo de aprendizagem. Com este projeto pretende-se compreender o impacto na interação entre pais-professor-aluno no ensino e aprendizagem da viola d’arco através da aplicação consciente de estratégias e que tipo de interação é gerado por elas. São duas as estratégias aplicadas: a utilização de Guiões de Estudo semanais para Alunos e Pais e a criação de um Conto Musicado, intitulado “Era uma vez uma Viola D’Arco…”, escrito por Alunos e PaisThe present dissertation presents the activities developed throughout the discipline of Supervised Teaching Practice, inserted in the Master in Music Teaching. Within our current musical educational scenario, it is increasingly necessary to involve the family environment in the student's instrumental learning. For this, the instrument teachers should investigate, understand and use strategies of interaction between parentsteacher- student, in order to streamline the learning process. This project intends to understand the impact on the interaction between parent-teacher-student in the teaching and learning of viola through the conscious application of strategies and what kind of interaction is generated by them. There are two strategies applied: the use of weekly Study Guides for Students and Parents and the creation of a Music Tale, titled "Once upon a Time, a Viola ..." written by Students and Parents2018-10-16T13:52:54Z2018-05-04T00:00:00Z2018-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24319TID:202240622porSousa, Ana Sofia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:41Zoai:ria.ua.pt:10773/24319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:59.962895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco
title Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco
spellingShingle Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco
Sousa, Ana Sofia Rodrigues
Interação pais-professor-aluno
Envolvimento parental
Guião de estudo
Conto musicado
Estratégias de ensino e aprendizagem
Viola d’arco
title_short Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco
title_full Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco
title_fullStr Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco
title_full_unstemmed Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco
title_sort Estratégias de interação entre pais-professor-aluno na aprendizagem da viola d'arco
author Sousa, Ana Sofia Rodrigues
author_facet Sousa, Ana Sofia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Sofia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Interação pais-professor-aluno
Envolvimento parental
Guião de estudo
Conto musicado
Estratégias de ensino e aprendizagem
Viola d’arco
topic Interação pais-professor-aluno
Envolvimento parental
Guião de estudo
Conto musicado
Estratégias de ensino e aprendizagem
Viola d’arco
description O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Dentro do nosso atual cenário educacional musical, é necessário cada vez mais envolver o meio familiar na aprendizagem instrumental do aluno. Para isso, os professores de instrumento devem investigar, compreender e utilizar estratégias de interação entre paisprofessor- aluno, de forma a agilizar o processo de aprendizagem. Com este projeto pretende-se compreender o impacto na interação entre pais-professor-aluno no ensino e aprendizagem da viola d’arco através da aplicação consciente de estratégias e que tipo de interação é gerado por elas. São duas as estratégias aplicadas: a utilização de Guiões de Estudo semanais para Alunos e Pais e a criação de um Conto Musicado, intitulado “Era uma vez uma Viola D’Arco…”, escrito por Alunos e Pais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16T13:52:54Z
2018-05-04T00:00:00Z
2018-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24319
TID:202240622
url http://hdl.handle.net/10773/24319
identifier_str_mv TID:202240622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137634708094976