Mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Fernando Silvério
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10450
Resumo: Pautando-se na importância da revolução tecnológica e no crescente uso das mídias sociais como ferramenta de marketing digital, este estudo tem como objetivo investigar, na perspectiva do marketing digital, se os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, são influenciados pelas mídias sociais e, em caso, afirmativo, como se dá essa influência. O estudo também objetiva a) mapear o perfil desses jovens nativos digitais como consumidores usuários de mídias sociais; b) identificar quais são as mídias sociais mais usadas e como são utilizadas por esses jovens; c) analisar se e como esses jovens são influenciados pelas propagandas veiculadas nessas mídias; d) investigar se e como essas mídias influenciam tais jovens em sua decisão de compra de produtos e serviços; e e) identificar qual mídia social mais influencia esses jovens em sua tomada de decisão em relação à compra. Foi um estudo de abordagem quantitativa, de natureza aplicada e de cunho descritivo, executado por meio de um levantamento censitário realizado em um Instituto Federal localizado no interior do estado de Minas Gerais, considerando-se alunos da geração Z, também denominados de nativos digitais, ou seja, aqueles nascidos entre 1990 e 2010. A escolha dessa população se deu em vista de sua inserção no mercado de consumo nos últimos anos e da influência que exercem sobre seus familiares quando da aquisição de produtos ou serviços. Conclui-se que as mídias sociais, aplicativos como Facebook, WhatsApp e Snapchat, influenciam de fato os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, na sua decisão de comprar, portanto devem ser usadas como estratégias de marketing digital pelas empresas.
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