Indoor air quality in classrooms of a school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Catarina Amélia Filipe
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15079
Resumo: Este trabalho tem como principal objectivo estudar qual o efeito das carpetes na qualidade do ar interior de uma escola primária. Para alcançar este objectivo, as concentrações de PM10, PM2.5 e BC foram medidas no interior e exterior da escola. As medições foram em três diferentes períodos em duas salas de aulas onde uma troca entre carpete e piso liso foi realizado. O cálculo da deposição e re-suspensão de partículas, no interior das salas, foi feito através da equação do balanço mássico. A comparação entre o número de partículas, partículas em suspensão e carbono negro também foi realizada. Existe uma boa relação entre PN e PM (R2<0.94), pelo que o equipamento Dylos pode ser útil para estudos posteriores, uma vez que é mais económico. Quando o chão da sala é coberto por uma carpete, os resultados sugerem que os níveis de re-suspensão são mais baixos e os níveis de deposição mais elevados. Desta forma, recomenda-se o uso de carpete dentro da sala de aula para melhorar a qualidade do ar interior.
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spelling Indoor air quality in classrooms of a schoolEngenharia do ambienteQualidade do ar interior - Edifícios escolaresSaúde ambiental - CriançasEste trabalho tem como principal objectivo estudar qual o efeito das carpetes na qualidade do ar interior de uma escola primária. Para alcançar este objectivo, as concentrações de PM10, PM2.5 e BC foram medidas no interior e exterior da escola. As medições foram em três diferentes períodos em duas salas de aulas onde uma troca entre carpete e piso liso foi realizado. O cálculo da deposição e re-suspensão de partículas, no interior das salas, foi feito através da equação do balanço mássico. A comparação entre o número de partículas, partículas em suspensão e carbono negro também foi realizada. Existe uma boa relação entre PN e PM (R2<0.94), pelo que o equipamento Dylos pode ser útil para estudos posteriores, uma vez que é mais económico. Quando o chão da sala é coberto por uma carpete, os resultados sugerem que os níveis de re-suspensão são mais baixos e os níveis de deposição mais elevados. Desta forma, recomenda-se o uso de carpete dentro da sala de aula para melhorar a qualidade do ar interior.The main purpose of this work is to evaluate the effect of the carpet on the indoor air quality of a primary school. To achieve this goal PM10, PM2.5 and BC are measured inside and outside the school. The measurements are performed in two classrooms where an exchange between carpet and regular smooth floor was carried out during three periods. The mass balance equation is used to determinate the resuspension and deposition of particles inside the classrooms. The comparison between particle number, particle matter and black carbon are also performed. To save money, the Dylos equipment might be useful for further studies. There is a high relation between PN and PM (R2<0.94). The results revealed lower resuspension and higher deposition levels when carpet is present in the classroom. Thus, it is recommended to use the carpet inside the classroom.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:51Z2014-07-23T00:00:00Z2014-07-232016-06-24T11:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15079TID:201569205engMiranda, Catarina Amélia Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:50Zoai:ria.ua.pt:10773/15079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:31.112703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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