Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23253 |
Resumo: | O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca no ensino e aprendizagem da notação musical melódica tonal, e inclui os resultados da pesquisa e reflexão acerca do Método Edgar Willems, em confronto com alguns princípios da psicologia da educação musical atual. Este projeto foi motivado pela necessidade de sistematizar o ensino do solfejo e notação tonal no sistema fixo no contexto do Ensino Especializado de Música em Portugal, e pretende fundamentar a pertinência do Método Edgar Willems, promovendo também algumas adaptações do mesmo. A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado no ano letivo 2016/2017 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, nas turmas de 9º e 6º ano de Formação Musical. |
id |
RCAP_e0c82f2213600159a2d50a57bbc4dedf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23253 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hojeEnsino da músicaSolfejo - EnsinoNotação musicalTonalidadeO presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca no ensino e aprendizagem da notação musical melódica tonal, e inclui os resultados da pesquisa e reflexão acerca do Método Edgar Willems, em confronto com alguns princípios da psicologia da educação musical atual. Este projeto foi motivado pela necessidade de sistematizar o ensino do solfejo e notação tonal no sistema fixo no contexto do Ensino Especializado de Música em Portugal, e pretende fundamentar a pertinência do Método Edgar Willems, promovendo também algumas adaptações do mesmo. A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado no ano letivo 2016/2017 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, nas turmas de 9º e 6º ano de Formação Musical.The present Final Report of the Supervised Teaching Practice component of the Master’s Degree in Music Education is divided into two sections. The first presents the Educative Project, which focuses on the teaching and learning of tonal music notation and includes the results of a research and reflection on Willems Music Teaching System in relation with some principles of today’s music education psychology. This project was motivated by the necessity of systematizing the teaching of solmization and tonal notation in the fixed system in the specialized music teaching in Portugal. It also tries to substantiate the relevance of Willems Music Teaching System, adapting it in some ways to the reality of today’s education. The second describes the report of the internship that happened in the school year of 2016/2017 in Conservatório de Música de Aveiro.Universidade de Aveiro2018-05-24T20:46:00Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23253TID:201944170porFaria, Raquel Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:21Zoai:ria.ua.pt:10773/23253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:05.963571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje |
title |
Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje |
spellingShingle |
Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje Faria, Raquel Furtado Ensino da música Solfejo - Ensino Notação musical Tonalidade |
title_short |
Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje |
title_full |
Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje |
title_fullStr |
Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje |
title_full_unstemmed |
Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje |
title_sort |
Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje |
author |
Faria, Raquel Furtado |
author_facet |
Faria, Raquel Furtado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Raquel Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Solfejo - Ensino Notação musical Tonalidade |
topic |
Ensino da música Solfejo - Ensino Notação musical Tonalidade |
description |
O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca no ensino e aprendizagem da notação musical melódica tonal, e inclui os resultados da pesquisa e reflexão acerca do Método Edgar Willems, em confronto com alguns princípios da psicologia da educação musical atual. Este projeto foi motivado pela necessidade de sistematizar o ensino do solfejo e notação tonal no sistema fixo no contexto do Ensino Especializado de Música em Portugal, e pretende fundamentar a pertinência do Método Edgar Willems, promovendo também algumas adaptações do mesmo. A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado no ano letivo 2016/2017 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, nas turmas de 9º e 6º ano de Formação Musical. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-05-24T20:46:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23253 TID:201944170 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23253 |
identifier_str_mv |
TID:201944170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137624844140544 |