Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Raquel Furtado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23253
Resumo: O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca no ensino e aprendizagem da notação musical melódica tonal, e inclui os resultados da pesquisa e reflexão acerca do Método Edgar Willems, em confronto com alguns princípios da psicologia da educação musical atual. Este projeto foi motivado pela necessidade de sistematizar o ensino do solfejo e notação tonal no sistema fixo no contexto do Ensino Especializado de Música em Portugal, e pretende fundamentar a pertinência do Método Edgar Willems, promovendo também algumas adaptações do mesmo. A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado no ano letivo 2016/2017 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, nas turmas de 9º e 6º ano de Formação Musical.
id RCAP_e0c82f2213600159a2d50a57bbc4dedf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hojeEnsino da músicaSolfejo - EnsinoNotação musicalTonalidadeO presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca no ensino e aprendizagem da notação musical melódica tonal, e inclui os resultados da pesquisa e reflexão acerca do Método Edgar Willems, em confronto com alguns princípios da psicologia da educação musical atual. Este projeto foi motivado pela necessidade de sistematizar o ensino do solfejo e notação tonal no sistema fixo no contexto do Ensino Especializado de Música em Portugal, e pretende fundamentar a pertinência do Método Edgar Willems, promovendo também algumas adaptações do mesmo. A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado no ano letivo 2016/2017 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, nas turmas de 9º e 6º ano de Formação Musical.The present Final Report of the Supervised Teaching Practice component of the Master’s Degree in Music Education is divided into two sections. The first presents the Educative Project, which focuses on the teaching and learning of tonal music notation and includes the results of a research and reflection on Willems Music Teaching System in relation with some principles of today’s music education psychology. This project was motivated by the necessity of systematizing the teaching of solmization and tonal notation in the fixed system in the specialized music teaching in Portugal. It also tries to substantiate the relevance of Willems Music Teaching System, adapting it in some ways to the reality of today’s education. The second describes the report of the internship that happened in the school year of 2016/2017 in Conservatório de Música de Aveiro.Universidade de Aveiro2018-05-24T20:46:00Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23253TID:201944170porFaria, Raquel Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:21Zoai:ria.ua.pt:10773/23253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:05.963571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje
title Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje
spellingShingle Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje
Faria, Raquel Furtado
Ensino da música
Solfejo - Ensino
Notação musical
Tonalidade
title_short Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje
title_full Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje
title_fullStr Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje
title_full_unstemmed Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje
title_sort Método Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hoje
author Faria, Raquel Furtado
author_facet Faria, Raquel Furtado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Raquel Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Solfejo - Ensino
Notação musical
Tonalidade
topic Ensino da música
Solfejo - Ensino
Notação musical
Tonalidade
description O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca no ensino e aprendizagem da notação musical melódica tonal, e inclui os resultados da pesquisa e reflexão acerca do Método Edgar Willems, em confronto com alguns princípios da psicologia da educação musical atual. Este projeto foi motivado pela necessidade de sistematizar o ensino do solfejo e notação tonal no sistema fixo no contexto do Ensino Especializado de Música em Portugal, e pretende fundamentar a pertinência do Método Edgar Willems, promovendo também algumas adaptações do mesmo. A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado no ano letivo 2016/2017 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, nas turmas de 9º e 6º ano de Formação Musical.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-05-24T20:46:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23253
TID:201944170
url http://hdl.handle.net/10773/23253
identifier_str_mv TID:201944170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137624844140544