A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16851 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_e14ff6284f3f18e6bfdf6715e208c9a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16851 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º anoMatemáticaComunicação matemáticaJogos matemáticosAprendizagensJogos com regrasMathematicsMathematical communicationMathematical gamesLearningGames with rulesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final incide numa investigação desenvolvida na Prática de Ensino Supervisionada II numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre como promover a comunicação matemática através da utilização de jogos matemáticos. Neste relatório pretende-se primeiramente dar a conhecer os contextos da PES II, caracterizando-os, analisando-os e comparando-os, passando na segunda parte a comunicar o trabalho desenvolvido, constituindo-se como um processo autorreflexivo e descritivo da prática, divulgando os objetivos do estudo, assim como a fundamentação teórica e as metodologias aplicadas que os apoiam. Para esta investigação, com vista a desenvolver a comunicação matemática dos alunos a partir da utilização de jogos, foram delineados os seguintes objetivos específicos: i) Compreender de que maneira os jogos podem desenvolver a comunicação matemática através da explicação e justificação do raciocínio dos alunos e ii) Compreender os efeitos da utilização de jogos na motivação dos alunos para a comunicação matemática. Com base nos objetivos apresentados, as atividades desenvolvidas decorreram em momentos de tempo de trabalho autónomo com grupos heterogéneos de 4 a 6 alunos, aplicando-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseando-se em parte na Investigação-Ação, recolhendo os dados através de observação direta e participante, áudios e registos escritos dos alunos. Os resultados da investigação apontam que a utilização dos jogos matemáticos desenvolve a comunicação matemática dos alunos permitindo desenvolver múltiplas capacidades transversais, assim como a cooperação e a entreajuda. É atribuída, por sua vez, uma maior motivação para a comunicação matemática na realização de jogos de cálculo mental, relativamente aos jogos relativos a sólidos.This final report focuses on an investigation developed in the practice of supervised teaching in a class of the 3rd year of the 1st Cycle of Basic Education into mathematical communication using mathematical games. This report intends firstly, to present the contexts of PES II, characterizing them, analyzing them and comparing them, passing in the second part to disseminate the work carried out, constituting itself as a self-reflective and descriptive process of the practice, disclosing the objectives of the study, as well as the theoretical foundation and the applied methodologies that support them. For this investigation, with the objective of developing students' mathematical communication using games, the following specific objectives were outlined: i) Understand how games can develop mathematical communication through the explanation and justification of the student's reasoning and ii) Understand the effects of games on students' motivation for mathematical communication. Based on the presented objectives, the activities developed took place in moments of autonomous work time with heterogeneous groups of 4 to 6 students, applying a methodology of a qualitative nature, based in part on Action-Research, collecting the data through direct and participant observation, audio and written records of students. The research results indicate that the use of mathematical games develops students' mathematical communication, allowing them to develop multiple transversal skills, as well as cooperation and mutual help. However, it is attributed a greater motivation for mathematical communication regarding mental calculation games, comparatively to games related to solids.Ferreira, NadiaRCIPLSilva, Marcia Ferreira e2024-01-11T10:44:37Z2023-07-192023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16851TID:203374398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:58.507167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano |
title |
A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano |
spellingShingle |
A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano Silva, Marcia Ferreira e Matemática Comunicação matemática Jogos matemáticos Aprendizagens Jogos com regras Mathematics Mathematical communication Mathematical games Learning Games with rules |
title_short |
A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano |
title_full |
A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano |
title_fullStr |
A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano |
title_full_unstemmed |
A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano |
title_sort |
A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano |
author |
Silva, Marcia Ferreira e |
author_facet |
Silva, Marcia Ferreira e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Nadia RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcia Ferreira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Comunicação matemática Jogos matemáticos Aprendizagens Jogos com regras Mathematics Mathematical communication Mathematical games Learning Games with rules |
topic |
Matemática Comunicação matemática Jogos matemáticos Aprendizagens Jogos com regras Mathematics Mathematical communication Mathematical games Learning Games with rules |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-19 2023-07-19T00:00:00Z 2024-01-11T10:44:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16851 TID:203374398 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16851 |
identifier_str_mv |
TID:203374398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136945701388288 |