A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcia Ferreira e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16851
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e14ff6284f3f18e6bfdf6715e208c9a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16851
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º anoMatemáticaComunicação matemáticaJogos matemáticosAprendizagensJogos com regrasMathematicsMathematical communicationMathematical gamesLearningGames with rulesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final incide numa investigação desenvolvida na Prática de Ensino Supervisionada II numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre como promover a comunicação matemática através da utilização de jogos matemáticos. Neste relatório pretende-se primeiramente dar a conhecer os contextos da PES II, caracterizando-os, analisando-os e comparando-os, passando na segunda parte a comunicar o trabalho desenvolvido, constituindo-se como um processo autorreflexivo e descritivo da prática, divulgando os objetivos do estudo, assim como a fundamentação teórica e as metodologias aplicadas que os apoiam. Para esta investigação, com vista a desenvolver a comunicação matemática dos alunos a partir da utilização de jogos, foram delineados os seguintes objetivos específicos: i) Compreender de que maneira os jogos podem desenvolver a comunicação matemática através da explicação e justificação do raciocínio dos alunos e ii) Compreender os efeitos da utilização de jogos na motivação dos alunos para a comunicação matemática. Com base nos objetivos apresentados, as atividades desenvolvidas decorreram em momentos de tempo de trabalho autónomo com grupos heterogéneos de 4 a 6 alunos, aplicando-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseando-se em parte na Investigação-Ação, recolhendo os dados através de observação direta e participante, áudios e registos escritos dos alunos. Os resultados da investigação apontam que a utilização dos jogos matemáticos desenvolve a comunicação matemática dos alunos permitindo desenvolver múltiplas capacidades transversais, assim como a cooperação e a entreajuda. É atribuída, por sua vez, uma maior motivação para a comunicação matemática na realização de jogos de cálculo mental, relativamente aos jogos relativos a sólidos.This final report focuses on an investigation developed in the practice of supervised teaching in a class of the 3rd year of the 1st Cycle of Basic Education into mathematical communication using mathematical games. This report intends firstly, to present the contexts of PES II, characterizing them, analyzing them and comparing them, passing in the second part to disseminate the work carried out, constituting itself as a self-reflective and descriptive process of the practice, disclosing the objectives of the study, as well as the theoretical foundation and the applied methodologies that support them. For this investigation, with the objective of developing students' mathematical communication using games, the following specific objectives were outlined: i) Understand how games can develop mathematical communication through the explanation and justification of the student's reasoning and ii) Understand the effects of games on students' motivation for mathematical communication. Based on the presented objectives, the activities developed took place in moments of autonomous work time with heterogeneous groups of 4 to 6 students, applying a methodology of a qualitative nature, based in part on Action-Research, collecting the data through direct and participant observation, audio and written records of students. The research results indicate that the use of mathematical games develops students' mathematical communication, allowing them to develop multiple transversal skills, as well as cooperation and mutual help. However, it is attributed a greater motivation for mathematical communication regarding mental calculation games, comparatively to games related to solids.Ferreira, NadiaRCIPLSilva, Marcia Ferreira e2024-01-11T10:44:37Z2023-07-192023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16851TID:203374398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:58.507167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano
title A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano
spellingShingle A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano
Silva, Marcia Ferreira e
Matemática
Comunicação matemática
Jogos matemáticos
Aprendizagens
Jogos com regras
Mathematics
Mathematical communication
Mathematical games
Learning
Games with rules
title_short A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano
title_full A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano
title_fullStr A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano
title_full_unstemmed A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano
title_sort A comunicação matemática através do jogo: intervenção numa turma de 3.º ano
author Silva, Marcia Ferreira e
author_facet Silva, Marcia Ferreira e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Nadia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcia Ferreira e
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Comunicação matemática
Jogos matemáticos
Aprendizagens
Jogos com regras
Mathematics
Mathematical communication
Mathematical games
Learning
Games with rules
topic Matemática
Comunicação matemática
Jogos matemáticos
Aprendizagens
Jogos com regras
Mathematics
Mathematical communication
Mathematical games
Learning
Games with rules
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
2023-07-19T00:00:00Z
2024-01-11T10:44:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16851
TID:203374398
url http://hdl.handle.net/10400.21/16851
identifier_str_mv TID:203374398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945701388288