Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diana Margarida Resende dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10703
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, como previsto nos quadros legais, apresentando o percurso evolutivo da mestranda, relativamente à aprendizagem das funções específicas da profissionalidade docente. Logo, este relatório integra pressupostos teóricos e legais, que reconhecem as crianças como seres competentes para cocooperar, ativamente, na construção das suas aprendizagens e realçam o papel dos(as) educadores(as) como agentes mediadores do processo educativo, que, num constante processo de investigação, reestruturam as práticas pedagógicas. Assim, revelou-se fundamental desenvolver a Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, segundo uma linha metodológica de investigação-ação, isto é, planear a Organização do Ambiente Educativo, nas suas diferentes dimensões, atendendo ao ciclo: observar, planear, agir e refletir. Esta apropriação, que envolve, numa triangulação praxiológica, a teoria, a prática e os valores e as crenças, permitiu o desenvolvimento de planos de ação adequados à realidade dos contextos. Então, reunindo situações da prática educativa desenvolvida, pretende-se compreender a intencionalidade educativa e a significatividade da mesma, tanto para os grupos de crianças, como para a mestranda. Tal acontece, através de uma reflexão crítica, que tem, também, a finalidade de promover o desenvolvimento de competências profissionais. A propósito, salienta-se a responsabilidade de considerar o desenvolvimento profissional ao longo da vida, como impreterível ao desempenho das funções docentes. Por fim, é de referir que o Relatório de Estágio se assume como um documento indispensável à formação da mestranda, a nível profissional e pessoal.
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