Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giesbrecht, Daniel Florence
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/106597
https://doi.org/10.34117/bjdv9n4-001
Resumo: Registrada pelo menos desde a década de 1960, a aproximação da História com a Linguística e a Antropologia passou a dialogar com mais intensidade em pesquisas de caráter histórico. Com os pressupostos metodológicos introduzidos pela Escola dos Annales, as mais diversas linguagens tornaram-se objetos privilegiados para análise, vistas cada vez mais como metáforas da realidade. Os variados discursos (escritos, orais, arquitetônicos, urbanísticos, iconográficos, musicais, gestuais e rituais) passaram a ser decodificados com maior frequência, procurando-se apreender seus elementos de tensão social e seus sentidos históricos, sua produção e sua circulação num dado meio social. A partir dessa variedade de fontes, novas ferramentas analíticas passaram a fornecer instrumentos do fazer historiográfico como, por exemplo, o método da “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin. Partindo da premissa de que a historiografia é o resultado da reflexão sobre a natureza do histórico, são nas entrelinhas dos discursos das fontes que o historiador é capaz de calcular as frequências fornecidas pelos dados cifrados, o que torna possível a extração de categorias e modelos, num processo “hermenêutico controlado”. Este artigo convida à reflexão sobre tais metodologias e a importância delas para a análise dos tipos de discursos utilizados como fontes na historiografia.
id RCAP_e1cf43853cf88290d84c84cd6bf1af0f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/106597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence BardinDialogues and methods of historiographical discourse: the analysis of sources from the convergence between the "Annales School" and Laurence Bardin's "Content Analysismetodologia da históriahistoriografiaanálise de conteúdoEscola dos Annaleshermenêuticamethodology of historyhistoriographycontent analysisAnnales SchoolhermeneuticsRegistrada pelo menos desde a década de 1960, a aproximação da História com a Linguística e a Antropologia passou a dialogar com mais intensidade em pesquisas de caráter histórico. Com os pressupostos metodológicos introduzidos pela Escola dos Annales, as mais diversas linguagens tornaram-se objetos privilegiados para análise, vistas cada vez mais como metáforas da realidade. Os variados discursos (escritos, orais, arquitetônicos, urbanísticos, iconográficos, musicais, gestuais e rituais) passaram a ser decodificados com maior frequência, procurando-se apreender seus elementos de tensão social e seus sentidos históricos, sua produção e sua circulação num dado meio social. A partir dessa variedade de fontes, novas ferramentas analíticas passaram a fornecer instrumentos do fazer historiográfico como, por exemplo, o método da “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin. Partindo da premissa de que a historiografia é o resultado da reflexão sobre a natureza do histórico, são nas entrelinhas dos discursos das fontes que o historiador é capaz de calcular as frequências fornecidas pelos dados cifrados, o que torna possível a extração de categorias e modelos, num processo “hermenêutico controlado”. Este artigo convida à reflexão sobre tais metodologias e a importância delas para a análise dos tipos de discursos utilizados como fontes na historiografia.Registered at least since the 1960s, the approximation of History with Linguistics and Anthropology started to dialogue with more intensity in historical researches. With the methodological assumptions introduced by the Annales School, the most diverse languages have become privileged objects for analysis, increasingly seen as metaphors of reality. The various discourses (written, oral, architectural, urban, iconographic, musical, gestural and ritual) started to be decoded more frequently, in an attempt to grasp their elements of social tension and their historical meanings, their production and circulation in a given social environment. From this variety of sources, new analytical tools started to provide instruments for historiography, such as Laurence Bardin's "Content Analysis" method. Based on the premise that historiography is the result of reflection on the nature of history, it is between the lines of the discourses of the sources that the historian is able to calculate the frequencies provided by the encrypted data, which makes possible the extraction of categories and models, in a "controlled hermeneutic" process. This article invites reflection on such methodologies and their importance for the analysis of the types of discourses used as sources in historiography.BF1D-8251-DC2F | Daniel Florence Giesbrechtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion2023-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/106597http://hdl.handle.net/10316/106597https://doi.org/10.34117/bjdv9n4-001por2525-8761cv-prod-3225052Giesbrecht, Daniel Florenceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-08T14:11:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/106597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:23:01.602404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin
Dialogues and methods of historiographical discourse: the analysis of sources from the convergence between the "Annales School" and Laurence Bardin's "Content Analysis
title Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin
spellingShingle Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin
Giesbrecht, Daniel Florence
metodologia da história
historiografia
análise de conteúdo
Escola dos Annales
hermenêutica
methodology of history
historiography
content analysis
Annales School
hermeneutics
title_short Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin
title_full Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin
title_fullStr Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin
title_full_unstemmed Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin
title_sort Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin
author Giesbrecht, Daniel Florence
author_facet Giesbrecht, Daniel Florence
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giesbrecht, Daniel Florence
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia da história
historiografia
análise de conteúdo
Escola dos Annales
hermenêutica
methodology of history
historiography
content analysis
Annales School
hermeneutics
topic metodologia da história
historiografia
análise de conteúdo
Escola dos Annales
hermenêutica
methodology of history
historiography
content analysis
Annales School
hermeneutics
description Registrada pelo menos desde a década de 1960, a aproximação da História com a Linguística e a Antropologia passou a dialogar com mais intensidade em pesquisas de caráter histórico. Com os pressupostos metodológicos introduzidos pela Escola dos Annales, as mais diversas linguagens tornaram-se objetos privilegiados para análise, vistas cada vez mais como metáforas da realidade. Os variados discursos (escritos, orais, arquitetônicos, urbanísticos, iconográficos, musicais, gestuais e rituais) passaram a ser decodificados com maior frequência, procurando-se apreender seus elementos de tensão social e seus sentidos históricos, sua produção e sua circulação num dado meio social. A partir dessa variedade de fontes, novas ferramentas analíticas passaram a fornecer instrumentos do fazer historiográfico como, por exemplo, o método da “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin. Partindo da premissa de que a historiografia é o resultado da reflexão sobre a natureza do histórico, são nas entrelinhas dos discursos das fontes que o historiador é capaz de calcular as frequências fornecidas pelos dados cifrados, o que torna possível a extração de categorias e modelos, num processo “hermenêutico controlado”. Este artigo convida à reflexão sobre tais metodologias e a importância delas para a análise dos tipos de discursos utilizados como fontes na historiografia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/106597
http://hdl.handle.net/10316/106597
https://doi.org/10.34117/bjdv9n4-001
url http://hdl.handle.net/10316/106597
https://doi.org/10.34117/bjdv9n4-001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2525-8761
cv-prod-3225052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134118053675008