Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/106597 https://doi.org/10.34117/bjdv9n4-001 |
Resumo: | Registrada pelo menos desde a década de 1960, a aproximação da História com a Linguística e a Antropologia passou a dialogar com mais intensidade em pesquisas de caráter histórico. Com os pressupostos metodológicos introduzidos pela Escola dos Annales, as mais diversas linguagens tornaram-se objetos privilegiados para análise, vistas cada vez mais como metáforas da realidade. Os variados discursos (escritos, orais, arquitetônicos, urbanísticos, iconográficos, musicais, gestuais e rituais) passaram a ser decodificados com maior frequência, procurando-se apreender seus elementos de tensão social e seus sentidos históricos, sua produção e sua circulação num dado meio social. A partir dessa variedade de fontes, novas ferramentas analíticas passaram a fornecer instrumentos do fazer historiográfico como, por exemplo, o método da “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin. Partindo da premissa de que a historiografia é o resultado da reflexão sobre a natureza do histórico, são nas entrelinhas dos discursos das fontes que o historiador é capaz de calcular as frequências fornecidas pelos dados cifrados, o que torna possível a extração de categorias e modelos, num processo “hermenêutico controlado”. Este artigo convida à reflexão sobre tais metodologias e a importância delas para a análise dos tipos de discursos utilizados como fontes na historiografia. |
id |
RCAP_e1cf43853cf88290d84c84cd6bf1af0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/106597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence BardinDialogues and methods of historiographical discourse: the analysis of sources from the convergence between the "Annales School" and Laurence Bardin's "Content Analysismetodologia da históriahistoriografiaanálise de conteúdoEscola dos Annaleshermenêuticamethodology of historyhistoriographycontent analysisAnnales SchoolhermeneuticsRegistrada pelo menos desde a década de 1960, a aproximação da História com a Linguística e a Antropologia passou a dialogar com mais intensidade em pesquisas de caráter histórico. Com os pressupostos metodológicos introduzidos pela Escola dos Annales, as mais diversas linguagens tornaram-se objetos privilegiados para análise, vistas cada vez mais como metáforas da realidade. Os variados discursos (escritos, orais, arquitetônicos, urbanísticos, iconográficos, musicais, gestuais e rituais) passaram a ser decodificados com maior frequência, procurando-se apreender seus elementos de tensão social e seus sentidos históricos, sua produção e sua circulação num dado meio social. A partir dessa variedade de fontes, novas ferramentas analíticas passaram a fornecer instrumentos do fazer historiográfico como, por exemplo, o método da “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin. Partindo da premissa de que a historiografia é o resultado da reflexão sobre a natureza do histórico, são nas entrelinhas dos discursos das fontes que o historiador é capaz de calcular as frequências fornecidas pelos dados cifrados, o que torna possível a extração de categorias e modelos, num processo “hermenêutico controlado”. Este artigo convida à reflexão sobre tais metodologias e a importância delas para a análise dos tipos de discursos utilizados como fontes na historiografia.Registered at least since the 1960s, the approximation of History with Linguistics and Anthropology started to dialogue with more intensity in historical researches. With the methodological assumptions introduced by the Annales School, the most diverse languages have become privileged objects for analysis, increasingly seen as metaphors of reality. The various discourses (written, oral, architectural, urban, iconographic, musical, gestural and ritual) started to be decoded more frequently, in an attempt to grasp their elements of social tension and their historical meanings, their production and circulation in a given social environment. From this variety of sources, new analytical tools started to provide instruments for historiography, such as Laurence Bardin's "Content Analysis" method. Based on the premise that historiography is the result of reflection on the nature of history, it is between the lines of the discourses of the sources that the historian is able to calculate the frequencies provided by the encrypted data, which makes possible the extraction of categories and models, in a "controlled hermeneutic" process. This article invites reflection on such methodologies and their importance for the analysis of the types of discourses used as sources in historiography.BF1D-8251-DC2F | Daniel Florence Giesbrechtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion2023-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/106597http://hdl.handle.net/10316/106597https://doi.org/10.34117/bjdv9n4-001por2525-8761cv-prod-3225052Giesbrecht, Daniel Florenceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-08T14:11:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/106597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:23:01.602404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin Dialogues and methods of historiographical discourse: the analysis of sources from the convergence between the "Annales School" and Laurence Bardin's "Content Analysis |
title |
Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin |
spellingShingle |
Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin Giesbrecht, Daniel Florence metodologia da história historiografia análise de conteúdo Escola dos Annales hermenêutica methodology of history historiography content analysis Annales School hermeneutics |
title_short |
Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin |
title_full |
Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin |
title_fullStr |
Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin |
title_full_unstemmed |
Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin |
title_sort |
Diálogos e métodos do discurso historiográfico: a análise das fontes a partir da convergência entre a "Escola dos Annales" e a "Análise de Conteúdo" de Laurence Bardin |
author |
Giesbrecht, Daniel Florence |
author_facet |
Giesbrecht, Daniel Florence |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giesbrecht, Daniel Florence |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia da história historiografia análise de conteúdo Escola dos Annales hermenêutica methodology of history historiography content analysis Annales School hermeneutics |
topic |
metodologia da história historiografia análise de conteúdo Escola dos Annales hermenêutica methodology of history historiography content analysis Annales School hermeneutics |
description |
Registrada pelo menos desde a década de 1960, a aproximação da História com a Linguística e a Antropologia passou a dialogar com mais intensidade em pesquisas de caráter histórico. Com os pressupostos metodológicos introduzidos pela Escola dos Annales, as mais diversas linguagens tornaram-se objetos privilegiados para análise, vistas cada vez mais como metáforas da realidade. Os variados discursos (escritos, orais, arquitetônicos, urbanísticos, iconográficos, musicais, gestuais e rituais) passaram a ser decodificados com maior frequência, procurando-se apreender seus elementos de tensão social e seus sentidos históricos, sua produção e sua circulação num dado meio social. A partir dessa variedade de fontes, novas ferramentas analíticas passaram a fornecer instrumentos do fazer historiográfico como, por exemplo, o método da “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin. Partindo da premissa de que a historiografia é o resultado da reflexão sobre a natureza do histórico, são nas entrelinhas dos discursos das fontes que o historiador é capaz de calcular as frequências fornecidas pelos dados cifrados, o que torna possível a extração de categorias e modelos, num processo “hermenêutico controlado”. Este artigo convida à reflexão sobre tais metodologias e a importância delas para a análise dos tipos de discursos utilizados como fontes na historiografia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/106597 http://hdl.handle.net/10316/106597 https://doi.org/10.34117/bjdv9n4-001 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/106597 https://doi.org/10.34117/bjdv9n4-001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2525-8761 cv-prod-3225052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134118053675008 |