Actividades elementares sobre som e luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Vitor Miguel Barata
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2496
Resumo: As aulas de Física e Química no ensino básico devem favorecer uma cultura científica que estimule o espírito crítico e participativo, promovendo o desejo e o gosto de aprender. Este projecto pretende promover estes estímulos através da realização de aulas experimentais que contemplem actividades que consolidem os conceitos significativos e as ideias cientificamente aceites sobre o som e a luz. As actividades foram seleccionadas e adaptadas a partir de manuais escolares e livros de divulgação científica utilizados em Portugal, França, Brasil e Estados Unidos da América. Todas as actividades são enquadradas com o desenvolvimento teórico necessário à sua compreensão e, ao mesmo tempo, contribuem, em muitos casos, para a reestruturação das ideias prévias que os alunos possuem sobre som e luz. Este projecto envolveu vinte e oito alunos do oitavo ano de escolaridade e, ao mesmo tempo que acompanhava o cumprimento do programa previsto para este nível, procurou-se estimular os alunos a expor as suas ideias, a pesquisar e, nalguns casos, orientá-los na planificação de actividades que comprovem essas ideias. Este estudo é limitado pelo número de alunos e o tempo disponível para a leccionação da disciplina de ciências físico-químicas no oitavo ano de escolaridade. No entanto, os resultados obtidos comprovam que a realização de actividades experimentais diversificadas e que muitas vezes fazem uso de material simples disponível em todos os laboratórios e a utilização das tecnologias de informação e comunicação possibilita uma aprendizagem significativa dos conceitos e um maior interesse pelas ciências experimentais.
id RCAP_e2a0173d2f016018eaa5686faec5a328
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Actividades elementares sobre som e luzOndas sonorasReflexão de luzRefracção de luzLentesAs aulas de Física e Química no ensino básico devem favorecer uma cultura científica que estimule o espírito crítico e participativo, promovendo o desejo e o gosto de aprender. Este projecto pretende promover estes estímulos através da realização de aulas experimentais que contemplem actividades que consolidem os conceitos significativos e as ideias cientificamente aceites sobre o som e a luz. As actividades foram seleccionadas e adaptadas a partir de manuais escolares e livros de divulgação científica utilizados em Portugal, França, Brasil e Estados Unidos da América. Todas as actividades são enquadradas com o desenvolvimento teórico necessário à sua compreensão e, ao mesmo tempo, contribuem, em muitos casos, para a reestruturação das ideias prévias que os alunos possuem sobre som e luz. Este projecto envolveu vinte e oito alunos do oitavo ano de escolaridade e, ao mesmo tempo que acompanhava o cumprimento do programa previsto para este nível, procurou-se estimular os alunos a expor as suas ideias, a pesquisar e, nalguns casos, orientá-los na planificação de actividades que comprovem essas ideias. Este estudo é limitado pelo número de alunos e o tempo disponível para a leccionação da disciplina de ciências físico-químicas no oitavo ano de escolaridade. No entanto, os resultados obtidos comprovam que a realização de actividades experimentais diversificadas e que muitas vezes fazem uso de material simples disponível em todos os laboratórios e a utilização das tecnologias de informação e comunicação possibilita uma aprendizagem significativa dos conceitos e um maior interesse pelas ciências experimentais.Physics and chemistry classes in basic levels of education should favour a scientific culture that stimulates the participatory mind and critical thinking besides promoting the desire to learn. This project intends to promote these stimuli throughout experimental classes contemplating activities that consolidate meaningful concepts and scientifically accepted ideas of light and sound. The activities were selected and adapted from school books and popular science books used in Portugal, France, Brazil and the United States of America. All the activities are in accordance with the theoretical development needed towards comprehension and which, at the same time, in many cases, contribute to the restructuring of previous ideas that students might have of light and sound. This project entailed twenty eight 8th grade students and, whilst following the established curriculum for students of this level, they were encouraged to expose their ideas, to do research and, in some cases, to guide them in planning the activities that prove those ideas. This study is limited by the number of students and the time available for teaching Physical and Chemical Sciences in 8th grade. However, the obtained results show that through several experimental classes where simple material is used, available in every laboratory together with the use of information and communication technology, it enhances a meaningful learning of concepts and a greater interest in experimental sciences.Costa, João Pinheiro da Providência euBibliorumPinto, Vitor Miguel Barata2014-10-27T15:33:16Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:09.574194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Actividades elementares sobre som e luz
title Actividades elementares sobre som e luz
spellingShingle Actividades elementares sobre som e luz
Pinto, Vitor Miguel Barata
Ondas sonoras
Reflexão de luz
Refracção de luz
Lentes
title_short Actividades elementares sobre som e luz
title_full Actividades elementares sobre som e luz
title_fullStr Actividades elementares sobre som e luz
title_full_unstemmed Actividades elementares sobre som e luz
title_sort Actividades elementares sobre som e luz
author Pinto, Vitor Miguel Barata
author_facet Pinto, Vitor Miguel Barata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, João Pinheiro da Providência e
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Vitor Miguel Barata
dc.subject.por.fl_str_mv Ondas sonoras
Reflexão de luz
Refracção de luz
Lentes
topic Ondas sonoras
Reflexão de luz
Refracção de luz
Lentes
description As aulas de Física e Química no ensino básico devem favorecer uma cultura científica que estimule o espírito crítico e participativo, promovendo o desejo e o gosto de aprender. Este projecto pretende promover estes estímulos através da realização de aulas experimentais que contemplem actividades que consolidem os conceitos significativos e as ideias cientificamente aceites sobre o som e a luz. As actividades foram seleccionadas e adaptadas a partir de manuais escolares e livros de divulgação científica utilizados em Portugal, França, Brasil e Estados Unidos da América. Todas as actividades são enquadradas com o desenvolvimento teórico necessário à sua compreensão e, ao mesmo tempo, contribuem, em muitos casos, para a reestruturação das ideias prévias que os alunos possuem sobre som e luz. Este projecto envolveu vinte e oito alunos do oitavo ano de escolaridade e, ao mesmo tempo que acompanhava o cumprimento do programa previsto para este nível, procurou-se estimular os alunos a expor as suas ideias, a pesquisar e, nalguns casos, orientá-los na planificação de actividades que comprovem essas ideias. Este estudo é limitado pelo número de alunos e o tempo disponível para a leccionação da disciplina de ciências físico-químicas no oitavo ano de escolaridade. No entanto, os resultados obtidos comprovam que a realização de actividades experimentais diversificadas e que muitas vezes fazem uso de material simples disponível em todos os laboratórios e a utilização das tecnologias de informação e comunicação possibilita uma aprendizagem significativa dos conceitos e um maior interesse pelas ciências experimentais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-10-27T15:33:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2496
url http://hdl.handle.net/10400.6/2496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136339261652992