A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Martim Barbosa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15837
Resumo: Trabalho apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II no 1.º e no 2.º CEB 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB
id RCAP_e2eb4873b9a04de3bd70e9d8b7b0f9cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solarAstronomiaConceções alternativasSistema solarEducação em ciências no 1º CEBAstronomyMisconceptionsSolar systemElementary science educationTrabalho apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II no 1.º e no 2.º CEB 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEBO presente relatório, desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar uma descrição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido com uma turma do 4.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 6.º ano do 2.º CEB, no âmbito das respetivas práticas. Apresenta-se, de igual modo, uma investigação realizada ao longo da intervenção desenvolvida no 1º CEB em torno da Astronomia. Neste estudo, procurou-se investigar como são percebidas, pelos alunos, as distâncias entre os planetas e as suas dimensões relativas, de que modo evoluiu a compreensão global dos alunos acerca dos planetas do Sistema Solar e se houve impactos no interesse e curiosidade das crianças com a intervenção realizada. No âmbito da investigação, foi levada a cabo uma intervenção pedagógica que se iniciou com um questionário (pré-teste), sendo depois desenvolvidas várias atividades de ensino e aprendizagem que abordaram algumas questões relacionadas com Astronomia elementar. No final, aplicou-se um pós-teste. Ao longo do estudo, que teve um caráter qualitativo de natureza interpretativa, procedeu-se à recolha de dados relativos ao envolvimento das crianças em relação ao tópico e com as atividades. Os resultados do estudo permitem apontar para uma evolução significativa das conceções dos alunos em alguns aspetos e para o desenvolvimento do gosto pela Astronomia e o espaço.Abstract The present report, developed within the “Supervised Teaching Practice II” of the Master’s degree in Education in the 1st Cycle and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, aims to present an analytical and reflective description of a period of observation, intervention and pedagogical assessment developed with a 4th year class of the 1st CEB and with two classes of the 6th year of the 2nd CEB within the scope of their respective practices. In the same way, an investigation carried out during the intervention developed at the 1st CEB around Astronomy is presented. This study sought to investigate how the distances between planets and relative dimensions are perceived, how the students' global understanding of the planets of the Solar System evolved, and whether there were any impacts on children's interest and curiosity on Astronomy and space. Within the scope of the investigation, a pedagogical intervention was carried out, which began with a questionnaire (pre-test), followed by several teaching and learning activities that addressed some issues related to elementary astronomy. In the end, a post-test was applied. Throughout the study, with a qualitative character of an interpretive nature, data was collected on the children's involvement with the topic and activities. The results allow us to point to a significant evolution of the students' conceptions in some aspects and an increasing connection and interest with astronomy and space.Maurício, PauloRCIPLLima, Martim Barbosa de2023-03-23T15:23:17Z2022-07-152022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15837TID:203189710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:26.401904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solar
title A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solar
spellingShingle A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solar
Lima, Martim Barbosa de
Astronomia
Conceções alternativas
Sistema solar
Educação em ciências no 1º CEB
Astronomy
Misconceptions
Solar system
Elementary science education
title_short A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solar
title_full A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solar
title_fullStr A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solar
title_full_unstemmed A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solar
title_sort A evolução das conceções das crianças sobre o sistema solar
author Lima, Martim Barbosa de
author_facet Lima, Martim Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maurício, Paulo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Martim Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Conceções alternativas
Sistema solar
Educação em ciências no 1º CEB
Astronomy
Misconceptions
Solar system
Elementary science education
topic Astronomia
Conceções alternativas
Sistema solar
Educação em ciências no 1º CEB
Astronomy
Misconceptions
Solar system
Elementary science education
description Trabalho apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II no 1.º e no 2.º CEB 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
2022-07-15T00:00:00Z
2023-03-23T15:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15837
TID:203189710
url http://hdl.handle.net/10400.21/15837
identifier_str_mv TID:203189710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506927853568