Experiência da natureza e educação científica com Oersted

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Mariana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26617
Resumo: A educação em ciências também pode contribuir para a fruição do belo natural e desenvolver uma consciência de pertença a um todo. Hans Christian Oersted, admirador de Goethe, de Fichte e de Kant, desenvolveu uma mundividência muito singular onde a Física está no cerne de emoções estéticas na experiência do mundo. O sentido da importância de experimentar no pensamento de Oersted, sendo para ele experimentar “a verdadeira arte do físico”, a sua procura de sintonia com a natureza, o seu sentido do belo natural, são dimensões que merecem que se lhes preste atenção. Este trabalho, de natureza reflexiva, em torno destas dimensões, tem como instrumentos de pensamento uma breve incursão a uma experiência educativa, textos de Oersted, um conto de Hans Christian Andersen, textos de historiadores e filósofos da ciência e de investigadores em educação, de entre os quais destaco; Roberto Martins, Robert Brain, Hans Christensen, Yannis Hadzigeorgiou e Roland Schulz, Alfred Whitehead, Isabelle Stengers. As experiências estéticas intensas em Oersted têm subjacente uma ideia, do Romantismo, de coincidência entre as leis da natureza e as leis do pensamento, tornando-nos natureza.
id RCAP_e311c9ffb2972acc977a65bd375fff9d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiência da natureza e educação científica com Oerstededucação científicaemoção estéticaexperimentar com OerstedA educação em ciências também pode contribuir para a fruição do belo natural e desenvolver uma consciência de pertença a um todo. Hans Christian Oersted, admirador de Goethe, de Fichte e de Kant, desenvolveu uma mundividência muito singular onde a Física está no cerne de emoções estéticas na experiência do mundo. O sentido da importância de experimentar no pensamento de Oersted, sendo para ele experimentar “a verdadeira arte do físico”, a sua procura de sintonia com a natureza, o seu sentido do belo natural, são dimensões que merecem que se lhes preste atenção. Este trabalho, de natureza reflexiva, em torno destas dimensões, tem como instrumentos de pensamento uma breve incursão a uma experiência educativa, textos de Oersted, um conto de Hans Christian Andersen, textos de historiadores e filósofos da ciência e de investigadores em educação, de entre os quais destaco; Roberto Martins, Robert Brain, Hans Christensen, Yannis Hadzigeorgiou e Roland Schulz, Alfred Whitehead, Isabelle Stengers. As experiências estéticas intensas em Oersted têm subjacente uma ideia, do Romantismo, de coincidência entre as leis da natureza e as leis do pensamento, tornando-nos natureza.IHC-CEHFCiIsilda Rodrigues e Jorge Azevedo2020-01-24T11:59:09Z2020-01-242019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/26617http://hdl.handle.net/10174/26617porValente, M. (2019). Experiência da natureza e educação científica com Oersted. In: Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo, eds., The First International Congress on the History of Science. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 26-27.ISBN 978-989-704-371-0https://www.utad.pt/gform/wp-content/uploads/sites/25/2018/06/RESUMOS-ABSTRACTS.pdfsimnaonaomjv@uevora.pt708Valente, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:55.790993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiência da natureza e educação científica com Oersted
title Experiência da natureza e educação científica com Oersted
spellingShingle Experiência da natureza e educação científica com Oersted
Valente, Mariana
educação científica
emoção estética
experimentar com Oersted
title_short Experiência da natureza e educação científica com Oersted
title_full Experiência da natureza e educação científica com Oersted
title_fullStr Experiência da natureza e educação científica com Oersted
title_full_unstemmed Experiência da natureza e educação científica com Oersted
title_sort Experiência da natureza e educação científica com Oersted
author Valente, Mariana
author_facet Valente, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv educação científica
emoção estética
experimentar com Oersted
topic educação científica
emoção estética
experimentar com Oersted
description A educação em ciências também pode contribuir para a fruição do belo natural e desenvolver uma consciência de pertença a um todo. Hans Christian Oersted, admirador de Goethe, de Fichte e de Kant, desenvolveu uma mundividência muito singular onde a Física está no cerne de emoções estéticas na experiência do mundo. O sentido da importância de experimentar no pensamento de Oersted, sendo para ele experimentar “a verdadeira arte do físico”, a sua procura de sintonia com a natureza, o seu sentido do belo natural, são dimensões que merecem que se lhes preste atenção. Este trabalho, de natureza reflexiva, em torno destas dimensões, tem como instrumentos de pensamento uma breve incursão a uma experiência educativa, textos de Oersted, um conto de Hans Christian Andersen, textos de historiadores e filósofos da ciência e de investigadores em educação, de entre os quais destaco; Roberto Martins, Robert Brain, Hans Christensen, Yannis Hadzigeorgiou e Roland Schulz, Alfred Whitehead, Isabelle Stengers. As experiências estéticas intensas em Oersted têm subjacente uma ideia, do Romantismo, de coincidência entre as leis da natureza e as leis do pensamento, tornando-nos natureza.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-24T11:59:09Z
2020-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26617
http://hdl.handle.net/10174/26617
url http://hdl.handle.net/10174/26617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Valente, M. (2019). Experiência da natureza e educação científica com Oersted. In: Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo, eds., The First International Congress on the History of Science. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 26-27.
ISBN 978-989-704-371-0
https://www.utad.pt/gform/wp-content/uploads/sites/25/2018/06/RESUMOS-ABSTRACTS.pdf
sim
nao
nao
mjv@uevora.pt
708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo
publisher.none.fl_str_mv Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136651420631040