Incluir e diferenciar - uma prática em contextos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nádia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1523
Resumo: O presente relatório visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido e, as aprendizagens realizadas ao longo dos estágios profissionalizantes em contexto de EPE e 1º CEB, sendo também um instrumento de avaliação para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Pretende-se, assim, através de um estudo exploratório de natureza qualitativa estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, realizadas com dois grupos de crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos no primeiro contexto e, os oito e dez anos no segundo grupo que, serão convenientemente caracterizadas, ao longo desta narrativa. Foi desde logo, nossa preocupação a inclusão de alunos sinalizados com NEE, em ambos os grupos. Essa inquietação acompanhou-nos ao longo de todo o percurso no sentido de encontrar respostas que minimizassem desajustamentos e conflitos. O papel do professor-investigador que quisemos assumir, obrigou-nos a problematizar as nossas práticas que, cada vez mais, se tornaram exigentes face ao perfil do professor de dupla habilitação para a docência que, escolhemos. O Decreto-Lei nº43/2007 preconiza a mobilidade e acompanhamento de alunos por um período de tempo mais alargado mas, exige também, um conhecimento mais aprofundado de técnicas e atividades flexíveis que, respondam de forma inclusiva, a uma população diversificada.ABSTRACT The present report aims to show the work and the learning experiences developed over the professional internships in EPE and the 1st CEB contexts. It is also an instrument of evaluation to the achievement the degree of Master of Education Pre-School and Primary Education of the 1st cycle of Education. It is intended, therefore, through an exploratory qualitative study to establish a relationship between theory and practice, carried out with two groups of children aged between four and five years in the first context, and the eight and ten in the second group, which will be conveniently characterized throughout this narrative. It was first, our concern the inclusion of flagged students with NEE in both groups. This concern accompanied us throughout the journey towards finding answers that minimize imbalances and conflicts. The role of the teacher-researcher who we wanted to take, forced us to question our practices which increasingly more have become demanding face the profile teacher of double qualification for teaching we chose. The Decree-Law nº43/2007 calls for mobility and attendance of students for a longer period of time but also requires a deeper knowledge of techniques and flexible activities that respond in an inclusive way, to a diverse population.
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