Ativação de marca : estudo exploratório da perspetiva do praticante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19954 |
Resumo: | Mestrado Marketing |
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Ativação de marca : estudo exploratório da perspetiva do praticanteAtivação de marcamarketing experiencialmarketing de eventoscomunicaçãogestão da marcaBrand activationexperiential marketingevents marketingcommunicationbrand managementMestrado MarketingA ativação de marca é um conceito cada vez mais presente e importante no mercado atual. Atualmente, os consumidores valorizam o contacto com a marca e o poder de experimentação. A experiência é um momento diferenciador em relação aos outros meios de comunicar e divulgar uma marca, pois permite um contacto próximo com o público-alvo, mexendo com os sentidos das pessoas que a marca quer atingir. Este estudo tem como objetivo a investigação deste conceito de "ativação de marca", os fatores que levam e influenciam uma marca a apostar nesta ferramenta, todo o processo envolvido na realização, os benefícios retirados, o impacto no target de cada marca e a relação do conceito com o marketing de eventos e o marketing experiencial. Para determinar e avaliar o impacto da ativação de marca foram realizadas entrevistas em profundidade para investigar as perceções e as experiências de profissionais da área do Marketing que trabalham essencialmente esta ferramenta de gestão da marca, relativamente às características, aos seus objetivos, às exigências que este meio necessita para ser aplicado e à forma como é avaliado o sucesso e o impacto junto do target da marca. Os resultados sugerem que a ativação de marca é um conceito cada vez mais emergente na gestão da marca, pois serve não só para comunicar, como também para diferenciar, posicionar e atribuir valor, em que o seu papel principal é aproximar os públicos das marcas.Over the years, the brand activation concept has become more popular as its presence and importance in the market has increased. Nowadays, consumers do value the contact with the brand and the power of experimenting a certain product or service. The experience is, for sure, a differentiating moment when comparing to other ways of communicate and promote the brand, as it allows a closer contact with the target users, playing with the different senses of the people that the brand intends to reach out for. The purpose of this study is to go deeper into the concept of brand activation, understanding not only which factors lead companies to bet on this kind of tools but also the process behind its utilization. . In order to be able to evaluate and determine the real impact of the brand activation, a series of interviews were conducted. Its purpose was to investigate the perceptions and experiences of Marketers that work mostly with this brand management tool, regarding its characteristics, goals and challenges that they face when implementing it, as well as the way the impact and success is measured when implemented with success. The results suggest that the brand activation concept is an emerging in the brand management world as it allows not only to communicate but also to differentiate, position and add value as its biggest concern is to bring closer the target audience to the brands.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaPedroso, Mafalda Joana Cortez2020-03-24T16:18:57Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19954porPedroso, Mafalda Joana Cortez (2019). "Ativação de marca : estudo exploratório da perspetiva do praticante", Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:47.498617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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