Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Júlia Maria das Neves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3
Resumo: Nos diversos ambientes de aprendizagem, os estudantes necessitam de incentivo ao desenvolvimento das habilidades como a comunicação. Por isso, a utilização de estratégias cooperativas como o Think-Pair-Share (TPS), que estimulem o pensamento crítico e a partilha de ideias, deverá ser prioritário. O uso da estratégia pedagógica Think-Pair-Share promove as relações interpessoais, através dos processos de partilha, debate e consenso de ideias. Esta estratégia foi desenvolvida em sala de aula com 22 estudantes do Curso de Licenciatura Enfermagem (CLE), na Unidade Curricular de Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia durante o momento de sistematização e revisão de conteúdos importantes para a prática clínica. No final da sessão, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para podermos analisar as suas conceções em relação ao uso da estratégia pedagógica selecionada. Quando questionados sobre o contributo desta estratégia (TPS) para a sua aprendizagem, numa escala de 1 a 5, cerca de 72.7% dos estudantes referiram que esta estratégia teve um contributo extremamente importante para a aprendizagem, enquanto 27,3% referiram a estratégia como muito importante. Ao longo da sessão foi visível a utilização pelos estudantes de competências de escuta ativa, de comunicação e de cooperação, que foram fulcrais no seu envolvimento. Constatou-se, pois, que, com o uso desta estratégia, os estudantes passam mais tempo envolvidos nas tarefas e, simultaneamente, melhoram a qualidade das respostas às atividades propostas.
id RCAP_e36ded72dcbfd966e1966045f848f9ef
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:6207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em EnfermagemAprendizagem cooperativaEnsino SuperiorThink-Pair-ShareEnfermagemNos diversos ambientes de aprendizagem, os estudantes necessitam de incentivo ao desenvolvimento das habilidades como a comunicação. Por isso, a utilização de estratégias cooperativas como o Think-Pair-Share (TPS), que estimulem o pensamento crítico e a partilha de ideias, deverá ser prioritário. O uso da estratégia pedagógica Think-Pair-Share promove as relações interpessoais, através dos processos de partilha, debate e consenso de ideias. Esta estratégia foi desenvolvida em sala de aula com 22 estudantes do Curso de Licenciatura Enfermagem (CLE), na Unidade Curricular de Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia durante o momento de sistematização e revisão de conteúdos importantes para a prática clínica. No final da sessão, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para podermos analisar as suas conceções em relação ao uso da estratégia pedagógica selecionada. Quando questionados sobre o contributo desta estratégia (TPS) para a sua aprendizagem, numa escala de 1 a 5, cerca de 72.7% dos estudantes referiram que esta estratégia teve um contributo extremamente importante para a aprendizagem, enquanto 27,3% referiram a estratégia como muito importante. Ao longo da sessão foi visível a utilização pelos estudantes de competências de escuta ativa, de comunicação e de cooperação, que foram fulcrais no seu envolvimento. Constatou-se, pois, que, com o uso desta estratégia, os estudantes passam mais tempo envolvidos nas tarefas e, simultaneamente, melhoram a qualidade das respostas às atividades propostas.Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia2017-01-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3porhttp://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3Carvalho, Júlia Maria das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2017-11-12T00:00:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
title Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
spellingShingle Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
Carvalho, Júlia Maria das Neves
Aprendizagem cooperativa
Ensino Superior
Think-Pair-Share
Enfermagem
title_short Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
title_full Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
title_fullStr Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
title_full_unstemmed Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
title_sort Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
author Carvalho, Júlia Maria das Neves
author_facet Carvalho, Júlia Maria das Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Júlia Maria das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Ensino Superior
Think-Pair-Share
Enfermagem
topic Aprendizagem cooperativa
Ensino Superior
Think-Pair-Share
Enfermagem
description Nos diversos ambientes de aprendizagem, os estudantes necessitam de incentivo ao desenvolvimento das habilidades como a comunicação. Por isso, a utilização de estratégias cooperativas como o Think-Pair-Share (TPS), que estimulem o pensamento crítico e a partilha de ideias, deverá ser prioritário. O uso da estratégia pedagógica Think-Pair-Share promove as relações interpessoais, através dos processos de partilha, debate e consenso de ideias. Esta estratégia foi desenvolvida em sala de aula com 22 estudantes do Curso de Licenciatura Enfermagem (CLE), na Unidade Curricular de Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia durante o momento de sistematização e revisão de conteúdos importantes para a prática clínica. No final da sessão, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para podermos analisar as suas conceções em relação ao uso da estratégia pedagógica selecionada. Quando questionados sobre o contributo desta estratégia (TPS) para a sua aprendizagem, numa escala de 1 a 5, cerca de 72.7% dos estudantes referiram que esta estratégia teve um contributo extremamente importante para a aprendizagem, enquanto 27,3% referiram a estratégia como muito importante. Ao longo da sessão foi visível a utilização pelos estudantes de competências de escuta ativa, de comunicação e de cooperação, que foram fulcrais no seu envolvimento. Constatou-se, pois, que, com o uso desta estratégia, os estudantes passam mais tempo envolvidos nas tarefas e, simultaneamente, melhoram a qualidade das respostas às atividades propostas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3
url http://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301730779725824