Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3 |
Resumo: | Nos diversos ambientes de aprendizagem, os estudantes necessitam de incentivo ao desenvolvimento das habilidades como a comunicação. Por isso, a utilização de estratégias cooperativas como o Think-Pair-Share (TPS), que estimulem o pensamento crítico e a partilha de ideias, deverá ser prioritário. O uso da estratégia pedagógica Think-Pair-Share promove as relações interpessoais, através dos processos de partilha, debate e consenso de ideias. Esta estratégia foi desenvolvida em sala de aula com 22 estudantes do Curso de Licenciatura Enfermagem (CLE), na Unidade Curricular de Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia durante o momento de sistematização e revisão de conteúdos importantes para a prática clínica. No final da sessão, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para podermos analisar as suas conceções em relação ao uso da estratégia pedagógica selecionada. Quando questionados sobre o contributo desta estratégia (TPS) para a sua aprendizagem, numa escala de 1 a 5, cerca de 72.7% dos estudantes referiram que esta estratégia teve um contributo extremamente importante para a aprendizagem, enquanto 27,3% referiram a estratégia como muito importante. Ao longo da sessão foi visível a utilização pelos estudantes de competências de escuta ativa, de comunicação e de cooperação, que foram fulcrais no seu envolvimento. Constatou-se, pois, que, com o uso desta estratégia, os estudantes passam mais tempo envolvidos nas tarefas e, simultaneamente, melhoram a qualidade das respostas às atividades propostas. |
id |
RCAP_e36ded72dcbfd966e1966045f848f9ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:6207 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em EnfermagemAprendizagem cooperativaEnsino SuperiorThink-Pair-ShareEnfermagemNos diversos ambientes de aprendizagem, os estudantes necessitam de incentivo ao desenvolvimento das habilidades como a comunicação. Por isso, a utilização de estratégias cooperativas como o Think-Pair-Share (TPS), que estimulem o pensamento crítico e a partilha de ideias, deverá ser prioritário. O uso da estratégia pedagógica Think-Pair-Share promove as relações interpessoais, através dos processos de partilha, debate e consenso de ideias. Esta estratégia foi desenvolvida em sala de aula com 22 estudantes do Curso de Licenciatura Enfermagem (CLE), na Unidade Curricular de Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia durante o momento de sistematização e revisão de conteúdos importantes para a prática clínica. No final da sessão, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para podermos analisar as suas conceções em relação ao uso da estratégia pedagógica selecionada. Quando questionados sobre o contributo desta estratégia (TPS) para a sua aprendizagem, numa escala de 1 a 5, cerca de 72.7% dos estudantes referiram que esta estratégia teve um contributo extremamente importante para a aprendizagem, enquanto 27,3% referiram a estratégia como muito importante. Ao longo da sessão foi visível a utilização pelos estudantes de competências de escuta ativa, de comunicação e de cooperação, que foram fulcrais no seu envolvimento. Constatou-se, pois, que, com o uso desta estratégia, os estudantes passam mais tempo envolvidos nas tarefas e, simultaneamente, melhoram a qualidade das respostas às atividades propostas.Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia2017-01-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3porhttp://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3Carvalho, Júlia Maria das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2017-11-12T00:00:00ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem |
title |
Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem |
spellingShingle |
Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem Carvalho, Júlia Maria das Neves Aprendizagem cooperativa Ensino Superior Think-Pair-Share Enfermagem |
title_short |
Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem |
title_full |
Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem |
title_fullStr |
Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem |
title_sort |
Uma Nova Experiência Pedagógica: Utilização da Estratégia Think-Pair-Share em Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem |
author |
Carvalho, Júlia Maria das Neves |
author_facet |
Carvalho, Júlia Maria das Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Júlia Maria das Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Ensino Superior Think-Pair-Share Enfermagem |
topic |
Aprendizagem cooperativa Ensino Superior Think-Pair-Share Enfermagem |
description |
Nos diversos ambientes de aprendizagem, os estudantes necessitam de incentivo ao desenvolvimento das habilidades como a comunicação. Por isso, a utilização de estratégias cooperativas como o Think-Pair-Share (TPS), que estimulem o pensamento crítico e a partilha de ideias, deverá ser prioritário. O uso da estratégia pedagógica Think-Pair-Share promove as relações interpessoais, através dos processos de partilha, debate e consenso de ideias. Esta estratégia foi desenvolvida em sala de aula com 22 estudantes do Curso de Licenciatura Enfermagem (CLE), na Unidade Curricular de Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia durante o momento de sistematização e revisão de conteúdos importantes para a prática clínica. No final da sessão, solicitou-se aos estudantes que preenchessem um questionário para podermos analisar as suas conceções em relação ao uso da estratégia pedagógica selecionada. Quando questionados sobre o contributo desta estratégia (TPS) para a sua aprendizagem, numa escala de 1 a 5, cerca de 72.7% dos estudantes referiram que esta estratégia teve um contributo extremamente importante para a aprendizagem, enquanto 27,3% referiram a estratégia como muito importante. Ao longo da sessão foi visível a utilização pelos estudantes de competências de escuta ativa, de comunicação e de cooperação, que foram fulcrais no seu envolvimento. Constatou-se, pois, que, com o uso desta estratégia, os estudantes passam mais tempo envolvidos nas tarefas e, simultaneamente, melhoram a qualidade das respostas às atividades propostas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3 |
url |
http://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=xsCozpT3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro - Departamento de Educação e Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301730779725824 |