A imaterialização da marca: da economia da mercadoria à economia da transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Suzana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Baptista, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1750
Resumo: No mundo atual as marcas têm vindo a reconhecer que o design e a produção de objetos representa apenas uma parte do seu negócio. Assim, esforçam-se por desenvolver com sucesso novas estratégias de marketing como o branding baseado na experiência. Todavia, alguns autores apontam para a necessidade de a economia se basear em algo mais duradouro do que a memória que o serviço ou a experiência de uma marca possa despertar no público. Sustentam, portanto, a importância de se desenvolver a ‘Economia da Transformação’. Neste artigo iremos discutir o processo de imaterialização da marca e, consequentemente, a mudança do seu valor no mercado ao longo das últimas décadas. Apoiados em autores que pensam o mundo contemporâneo a partir da análise social, económica ou das áreas da comunicação, como o marketing ou o design, procuramos contribuir para a reflexão e reconhecimento de questões emergentes que possam estar de acordo com as complexas demandas de um crescimento financeiro futuro.
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