Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diana Paula Pacheco dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27523
Resumo: O presente estudo teve como principais objetivos: testar as diferenças entre alunos com Realização Académica (RA) baixa, média e elevada relativamente ao nível de Ansiedade/Depressão e de Ansiedade aos Testes e examinar o impacto da RA, no 2º período, relativamente ao nível de Ansiedade/Depressão e de Ansiedade aos Testes no 3º período. Para tal, foram realizados dois momentos de recolha de dados. No primeiro momento, a amostra foi constituída por 305 alunos e no segundo momento da amostra inicial participaram 186 alunos. Os alunos tinham idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos e frequentavam o ensino secundário. O protocolo de avaliação foi constituído por: uma Ficha de Dados Sociodemográficos, o Questionário de Autoavaliação para Jovens e a Escala Cognitiva de Ansiedade aos Testes. Os resultados evidenciam que os alunos com RA baixa apresentam uma maior Ansiedade aos Testes do que os alunos com RA elevada e que a RA baixa prediz uma maior Ansiedade aos Testes. Estes resultados sugerem a importância de dotar os alunos de competências que lhes permitam gerir a ansiedade aos testes e de intervir com os alunos com RA baixa precocemente.
id RCAP_e3edd9020a7f5cd2150ae7ffffc6271b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundárioAnsiedadeAnsiedade aos testesRealização académicaEnsino secundárioImpactoAnxietyTest anxietyAcademic achievementUpper secondary educationImpactDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente estudo teve como principais objetivos: testar as diferenças entre alunos com Realização Académica (RA) baixa, média e elevada relativamente ao nível de Ansiedade/Depressão e de Ansiedade aos Testes e examinar o impacto da RA, no 2º período, relativamente ao nível de Ansiedade/Depressão e de Ansiedade aos Testes no 3º período. Para tal, foram realizados dois momentos de recolha de dados. No primeiro momento, a amostra foi constituída por 305 alunos e no segundo momento da amostra inicial participaram 186 alunos. Os alunos tinham idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos e frequentavam o ensino secundário. O protocolo de avaliação foi constituído por: uma Ficha de Dados Sociodemográficos, o Questionário de Autoavaliação para Jovens e a Escala Cognitiva de Ansiedade aos Testes. Os resultados evidenciam que os alunos com RA baixa apresentam uma maior Ansiedade aos Testes do que os alunos com RA elevada e que a RA baixa prediz uma maior Ansiedade aos Testes. Estes resultados sugerem a importância de dotar os alunos de competências que lhes permitam gerir a ansiedade aos testes e de intervir com os alunos com RA baixa precocemente.The main aim of the present study was to test the differences between students with low, medium and high Academic Achievement regarding the level of Anxiety/ Depression and Test Anxiety and to examine the impact of Academic Achievement in the 2nd term, in comparison to the level of Anxiety/Depression and Test Anxiety in the 3rd. Two moments of data collection were performed, in the first moment the sample consisted of 305 students and in the second moment 186 students, of the initial sample, participated. Students were between the ages of 15 and 18 and attended upper secondary education. The evaluation protocol consisted of: a Sociodemographic Data Sheet, the Youth Self-Report and the Cognitive Test Anxiety Scale. The results show that students with low Academic Achievement have more Test Anxiety than students with high Academic Achievement and that low Academic Achievement students have increased Test Anxiety. These results suggest the importance of equipping students with skills that will allow them to manage Test Anxiety and intervene early with students with low Academic Achievement.Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Diana Paula Pacheco dos2019-04-30T15:19:30Z2018-07-2520182018-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27523TID:202196631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:03.378506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundário
title Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundário
spellingShingle Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundário
Santos, Diana Paula Pacheco dos
Ansiedade
Ansiedade aos testes
Realização académica
Ensino secundário
Impacto
Anxiety
Test anxiety
Academic achievement
Upper secondary education
Impact
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundário
title_full Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundário
title_fullStr Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundário
title_full_unstemmed Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundário
title_sort Ansiedade aos testes e desempenho académico : estudo exploratório em estudantes do ensino secundário
author Santos, Diana Paula Pacheco dos
author_facet Santos, Diana Paula Pacheco dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Diana Paula Pacheco dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Ansiedade aos testes
Realização académica
Ensino secundário
Impacto
Anxiety
Test anxiety
Academic achievement
Upper secondary education
Impact
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Ansiedade
Ansiedade aos testes
Realização académica
Ensino secundário
Impacto
Anxiety
Test anxiety
Academic achievement
Upper secondary education
Impact
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente estudo teve como principais objetivos: testar as diferenças entre alunos com Realização Académica (RA) baixa, média e elevada relativamente ao nível de Ansiedade/Depressão e de Ansiedade aos Testes e examinar o impacto da RA, no 2º período, relativamente ao nível de Ansiedade/Depressão e de Ansiedade aos Testes no 3º período. Para tal, foram realizados dois momentos de recolha de dados. No primeiro momento, a amostra foi constituída por 305 alunos e no segundo momento da amostra inicial participaram 186 alunos. Os alunos tinham idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos e frequentavam o ensino secundário. O protocolo de avaliação foi constituído por: uma Ficha de Dados Sociodemográficos, o Questionário de Autoavaliação para Jovens e a Escala Cognitiva de Ansiedade aos Testes. Os resultados evidenciam que os alunos com RA baixa apresentam uma maior Ansiedade aos Testes do que os alunos com RA elevada e que a RA baixa prediz uma maior Ansiedade aos Testes. Estes resultados sugerem a importância de dotar os alunos de competências que lhes permitam gerir a ansiedade aos testes e de intervir com os alunos com RA baixa precocemente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
2018
2018-07-25T00:00:00Z
2019-04-30T15:19:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27523
TID:202196631
url http://hdl.handle.net/10400.14/27523
identifier_str_mv TID:202196631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131923717554176