Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8999 |
Resumo: | Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas |
id |
RCAP_e4a990d19203e13cb8dfa96cc5087c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/8999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino SuperiorEnsino superiorAvaliaçãoEnsinoAprendizagemMétodos de investigaçãoAvaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e PerspetivasNeste artigo apresenta-se e discute-se um projeto de investigação que se está a desenvolver em quatro universidades portuguesas e em três universidades brasileiras e cujo principal propósito é produzir conhecimento acerca das formas como se ensina, como se avalia e como se aprende no ensino superior. A literatura revista mostrou que, quer em Portugal quer no Brasil, são relativamente escassos os trabalhos de investigação que nos permitam conhecer e compreender como se desenvolvem, em contextos reais de sala de aula, os processos que estão no cerne da educação e da formação dos jovens universitários. Na verdade, sabemos ainda pouco acerca da organização do ensino e da avaliação e das formas de participação dos alunos nos processos que, supostamente, lhes permitem aprender. Consequentemente, este projeto de investigação foi concebido para que, através de uma extensiva e intensiva recolha de dados empíricos, fosse possível produzir narrativas credíveis que descrevessem, analisassem e interpretassem como se ensina, como se avalia e como se aprende numa variedade de cursos do ensino superior, distribuídos por quatro áreas de conhecimento: Ciências Sociais, Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologias e Ciências da Saúde. O artigo foi organizado em quatro partes principais. Na primeira faz-se uma breve contextualização da investigação, na segunda discutem-se alguns dos fundamentos teóricos que orientaram a sua conceção e o seu desenvolvimento, na terceira identificam-se o problema, o objeto e as respetivas questões e na quarta apresenta-se e discute-se o desenho geral da pesquisa, indicando as estratégias e procedimentos de recolha de dados.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projecto PTDC/CPE-CED/114318/2009.Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do PortoRepositório da Universidade de LisboaFernandes, DomingosRodrigues, PedroNunes, Cely2013-08-26T13:14:21Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8999porFernandes, D., Rodrigues, P. e Nunes, C. (2012). Uma investigação em ensino, avaliação e aprendizagens no ensino superior. In C. Leite e M. Zabalza (cords.), Ensino superior: Inovação e qualidade na docência, pp. 932 - 944. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.978-989-8471-05-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:05:37ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior |
title |
Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior |
spellingShingle |
Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior Fernandes, Domingos Ensino superior Avaliação Ensino Aprendizagem Métodos de investigação |
title_short |
Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior |
title_full |
Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior |
title_fullStr |
Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior |
title_sort |
Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior |
author |
Fernandes, Domingos |
author_facet |
Fernandes, Domingos Rodrigues, Pedro Nunes, Cely |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Pedro Nunes, Cely |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Domingos Rodrigues, Pedro Nunes, Cely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Avaliação Ensino Aprendizagem Métodos de investigação |
topic |
Ensino superior Avaliação Ensino Aprendizagem Métodos de investigação |
description |
Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-08-26T13:14:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/8999 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/8999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, D., Rodrigues, P. e Nunes, C. (2012). Uma investigação em ensino, avaliação e aprendizagens no ensino superior. In C. Leite e M. Zabalza (cords.), Ensino superior: Inovação e qualidade na docência, pp. 932 - 944. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 978-989-8471-05-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303273703735296 |