Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Domingos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues, Pedro, Nunes, Cely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8999
Resumo: Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas
id RCAP_e4a990d19203e13cb8dfa96cc5087c95
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino SuperiorEnsino superiorAvaliaçãoEnsinoAprendizagemMétodos de investigaçãoAvaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e PerspetivasNeste artigo apresenta-se e discute-se um projeto de investigação que se está a desenvolver em quatro universidades portuguesas e em três universidades brasileiras e cujo principal propósito é produzir conhecimento acerca das formas como se ensina, como se avalia e como se aprende no ensino superior. A literatura revista mostrou que, quer em Portugal quer no Brasil, são relativamente escassos os trabalhos de investigação que nos permitam conhecer e compreender como se desenvolvem, em contextos reais de sala de aula, os processos que estão no cerne da educação e da formação dos jovens universitários. Na verdade, sabemos ainda pouco acerca da organização do ensino e da avaliação e das formas de participação dos alunos nos processos que, supostamente, lhes permitem aprender. Consequentemente, este projeto de investigação foi concebido para que, através de uma extensiva e intensiva recolha de dados empíricos, fosse possível produzir narrativas credíveis que descrevessem, analisassem e interpretassem como se ensina, como se avalia e como se aprende numa variedade de cursos do ensino superior, distribuídos por quatro áreas de conhecimento: Ciências Sociais, Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologias e Ciências da Saúde. O artigo foi organizado em quatro partes principais. Na primeira faz-se uma breve contextualização da investigação, na segunda discutem-se alguns dos fundamentos teóricos que orientaram a sua conceção e o seu desenvolvimento, na terceira identificam-se o problema, o objeto e as respetivas questões e na quarta apresenta-se e discute-se o desenho geral da pesquisa, indicando as estratégias e procedimentos de recolha de dados.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projecto PTDC/CPE-CED/114318/2009.Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do PortoRepositório da Universidade de LisboaFernandes, DomingosRodrigues, PedroNunes, Cely2013-08-26T13:14:21Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8999porFernandes, D., Rodrigues, P. e Nunes, C. (2012). Uma investigação em ensino, avaliação e aprendizagens no ensino superior. In C. Leite e M. Zabalza (cords.), Ensino superior: Inovação e qualidade na docência, pp. 932 - 944. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.978-989-8471-05-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:05:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior
title Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior
spellingShingle Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior
Fernandes, Domingos
Ensino superior
Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Métodos de investigação
title_short Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior
title_full Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior
title_fullStr Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior
title_full_unstemmed Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior
title_sort Uma Investigação em Ensino, Avaliação e Aprendizagens no Ensino Superior
author Fernandes, Domingos
author_facet Fernandes, Domingos
Rodrigues, Pedro
Nunes, Cely
author_role author
author2 Rodrigues, Pedro
Nunes, Cely
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Domingos
Rodrigues, Pedro
Nunes, Cely
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Métodos de investigação
topic Ensino superior
Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Métodos de investigação
description Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-08-26T13:14:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8999
url http://hdl.handle.net/10451/8999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, D., Rodrigues, P. e Nunes, C. (2012). Uma investigação em ensino, avaliação e aprendizagens no ensino superior. In C. Leite e M. Zabalza (cords.), Ensino superior: Inovação e qualidade na docência, pp. 932 - 944. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
978-989-8471-05-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303273703735296