Mily Possoz, 1888-1968: Percurso e afirmação de uma artista no Modernismo Português
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3395 |
Resumo: | Tese de mestrado, Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011 |
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Mily Possoz, 1888-1968: Percurso e afirmação de uma artista no Modernismo PortuguêsPossoz, Mily, 1888-1968Pintores - Portugal - séc.20Modernismo - PortugalHistória da arte - Portugal - séc.20Teses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011A dissertação realizada foi no âmbito do Mestrado em Arte, Património e Teorias do Restauro, sob o tema: Mily Possoz (1888-1968): Percurso e afirmação de uma artista no Modernismo Português. A artista em estudo é autora de uma produção artística vasta, que atravessa e se relaciona com diversas gerações de artistas das artes plásticas portuguesas na primeira metade do século XX. Desenvolve uma independente, longa e sólida carreira, caso raro no incipiente modernismo português. Mily Possoz surgiu na efervescência da I Geração de artistas modernistas portugueses, junto a Manuel Bentes, Cristiano Cruz, Francis Smith, Emmérico Nunes, Bernardo Marques, Almada Negreiros, Eduardo Viana, Amadeo de Souza-Cardoso. Destacou-se por ser a única presença feminina na II Exposição de Humoristas, em 1913, e nos Independentes, em 1923, exposições determinantes na afirmação do modernismo em Portugal. Na sua longa actividade artística, destaca-se a colaboração com o SPN (Secretariado de Propaganda Nacional)/ SNI (Secretariado Nacional de Informação), pela participação nas Exposições de Arte Moderna, no Mundo Português, nos cenários e figurinos do Verde Gaio, na ilustração de contos e livros escolares. Recebeu prémios que distinguiram a sua obra junto dos seus pares, como o conceituado galardão Souza-Cardoso, que lhe foi atribuído em 1944. Mily Possoz deixou-nos um intenso legado. Dominou diferentes técnicas plásticas, mostrando a sua mestria e segurança como artista e a sua atenção às vanguardas do seu tempo. Provou ser uma artista extremamente criativa que utilizou as diversas técnicas como diferentes possibilidades de expressão, desenvolvendo uma linguagem própria, original e muito eclética. Esse ecletismo emerge pela via do modernismo que escolheu, mostrando diferentes cumplicidades e diálogos. Mily contribuiu para o modernismo português ao nível da construção do espaço pictórico, da cor, da linha, da mancha, na liberdade do traço, e não se restringiu aos efeitos decorativos nas soluções plásticas. O seu maior contributo, o seu pioneirismo, evidencia-se na recuperação da gravura para as artes plásticas nacionais, cujas técnicas manipulou com mestria. Abstract: The present written essay was produced under the scope of a Master in Art, Heritage and Restoration Theories and has the theme: Mily Possoz (1888- 1968): Course and Statement of an Artist in the Portuguese Modernism. Author of a vast artistic production, she crosses the first half of the twentieth century, during which makes acquaintance with artists of several generations of Portuguese plastic arts. She developed an independent, long and solid career, which was quite rare in the incipient Portuguese Modernism. Mily Possoz emerges in the boiling I Generation of Portuguese Modernists Artists, along with Manuel Bentes, Cristiano Cruz, Francis Smith, Emmérico Nunes, Bernardo Marques, Almada Negreiros, Eduardo Viana, Amadeo de Souza-Cardoso. She stands out for being the only female presence in the II Exhibition of Humorists, in 1913, and in the 5 Independents exhibition, in 1923. Those exhibitions were determinant for the assertion of Modernism in Portugal. During her long artistic activity, it stands out her cooperation with the National Propaganda Department (NPD)/National Information Department (NID), her participation in the Exhibitions of Modern Art, in the Portuguese World exhibitions, her sets and drawings of wardrobe for the theatre Verde Gaio and the illustrations in tales books and school textbooks. She received several awards that have distinguished her work from the one of her peers, namely the prestigious Souza-Cardoso, bestowed to her in 1944. Mily Possoz has left us a passionate legacy. She mastered different plastic techniques, revealing her masterly skills and security as an artist and her awareness to vanguards of her time. She has proved to be extremely creative by using several techniques as different possibilities of expression, developing a unique and original language and a very eclectic one as well. That eclecticism reveals itself through modernism, the language chosen to show case different complicities and dialogues. Mily has contributed for the Portuguese modernism, by innovating in the construction of pictorial space, of colour, of line, of taint, in the freedom of stroke, not restraining herself to mere decorative effects of plastic solutions. Her greatest pioneer contribution for the national arts was the retrieval of engraving, which techniques she handled masterly.Soares, Clara Moura,1974-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Maria Pilar Antunes2011-05-12T13:36:52Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:19.504727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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