Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Nídia Salomé
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Batista, João, Ramos, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v3i3.4527
Resumo: With the present article we aim to present and discuss some results of the study already developed within a research project that seeks to identify and characterize the use that Portuguese Public Higher Education Institutions make of Communication Technologies as a support to learning. It is a study of national scope and in this article we present the research questions and methodology, as well as some fundamental concepts that inform the study. Preliminary results are also highlighted, pertaining to the perceptions of students and teachers as to the learning activities that are developed resorting to Communication Technologies.
id RCAP_e5107211d38a7a819073658be54b87bd
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público PortuguêsWith the present article we aim to present and discuss some results of the study already developed within a research project that seeks to identify and characterize the use that Portuguese Public Higher Education Institutions make of Communication Technologies as a support to learning. It is a study of national scope and in this article we present the research questions and methodology, as well as some fundamental concepts that inform the study. Preliminary results are also highlighted, pertaining to the perceptions of students and teachers as to the learning activities that are developed resorting to Communication Technologies.Avec cet article on prétend présenter et discuter quelques résultats du travail déjà développé dans le cadre d’un projet de recherche qui cherche à identifier et caractériser l’usage que les Institutions d’Enseignement Supérieur Publique Portugais font des Technologies de la Communication comme support à l’apprentissage. Il s’agit d’une étude au niveau national, et dans cet article on présente les questions de recherche et la méthodologie de recherche, ainsi que quelques concepts fondamentaux qui soutiennent l’étude. On met encore en évidence les résultats préliminaires concernant la perception des élèves et des enseignants sur les activités d’apprentissage qui sont développées ayant recours aux Technologies de la Communication.Com o presente artigo pretende-se apresentar e discutir alguns resultados do trabalho já desenvolvido no âmbito de um projecto de investigação que procura identificar e caracterizar o uso que as Instituições de Ensino Superior Público Português fazem das Tecnologias da Comunicação no suporte à aprendizagem. Trata-se de um estudo de âmbito nacional, e neste artigo apresentam-se as questões de investigação e a metodologia da investigação, bem como alguns conceitos fundamentais de suporte ao estudo. Destacam-se, ainda, os resultados preliminares relativos à percepção dos alunos e dos docentes sobre as actividades de aprendizagem que são desenvolvidas com recurso às Tecnologias da Comunicação.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2011-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v3i3.4527https://doi.org/10.34624/id.v3i3.4527Indagatio Didactica; Vol 3 No 3 (2011); 6-18Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 3 (2011); 6-18Indagatio Didactica; Vol. 3 No 3 (2011); 6-18Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 3 (2011); 6-181647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4527https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4527/3435Morais, Nídia SaloméBatista, JoãoRamos, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:47Zoai:proa.ua.pt:article/4527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:11.909291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
title Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
spellingShingle Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
Morais, Nídia Salomé
title_short Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
title_full Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
title_fullStr Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
title_full_unstemmed Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
title_sort Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português
author Morais, Nídia Salomé
author_facet Morais, Nídia Salomé
Batista, João
Ramos, Fernando
author_role author
author2 Batista, João
Ramos, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Nídia Salomé
Batista, João
Ramos, Fernando
description With the present article we aim to present and discuss some results of the study already developed within a research project that seeks to identify and characterize the use that Portuguese Public Higher Education Institutions make of Communication Technologies as a support to learning. It is a study of national scope and in this article we present the research questions and methodology, as well as some fundamental concepts that inform the study. Preliminary results are also highlighted, pertaining to the perceptions of students and teachers as to the learning activities that are developed resorting to Communication Technologies.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v3i3.4527
https://doi.org/10.34624/id.v3i3.4527
url https://doi.org/10.34624/id.v3i3.4527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4527
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4527/3435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 3 No 3 (2011); 6-18
Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 3 (2011); 6-18
Indagatio Didactica; Vol. 3 No 3 (2011); 6-18
Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 3 (2011); 6-18
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133569942028288