Narrative and Serious Games: Playing the message
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7756 |
Resumo: | In this dissertation we will study the form of developing a videogame aiming to transmit serious messages to the player and how serious games can accomplish this objective. The different narratives that can be used in videogames will also be explored, analyzing which of them are better in transmitting messages. We believe that narratives linked to game design may be very effective to deliver serious messages. The narrative accompanied our evolution in every sense, all our cultural information was transmitted by writing and storytelling. This is how we kept evolving as Humans. With the passing of time the technology evolved too, and new mediums were born, videogames were created, and with them a new group of people appeared, the targets. In this sense the videogames are a good way to communicate serious messages to this specific target. The main goal of this dissertation is the study of different types of narrative and how they can be structured to communicate messages more efficiently. So, by exploring the different types of narratives and the different types of serious games we will then create a proposal for a serious game. |
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Narrative and Serious Games: Playing the messageDesign de JogosNarrativa Interativa and Jogos Sérios.NarrativasNarratologiaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaIn this dissertation we will study the form of developing a videogame aiming to transmit serious messages to the player and how serious games can accomplish this objective. The different narratives that can be used in videogames will also be explored, analyzing which of them are better in transmitting messages. We believe that narratives linked to game design may be very effective to deliver serious messages. The narrative accompanied our evolution in every sense, all our cultural information was transmitted by writing and storytelling. This is how we kept evolving as Humans. With the passing of time the technology evolved too, and new mediums were born, videogames were created, and with them a new group of people appeared, the targets. In this sense the videogames are a good way to communicate serious messages to this specific target. The main goal of this dissertation is the study of different types of narrative and how they can be structured to communicate messages more efficiently. So, by exploring the different types of narratives and the different types of serious games we will then create a proposal for a serious game.É de uma grande relevância estudar jogos enquanto meios de comunicação de mensagens específicas aos jogadores. Enquanto jogos digitais, estes assentam em características que podem servir como ferramenta de elaboração de mundos virtuais baseados no real em que servem um propósito maior do que um simples jogo. Neste sentido, existem áreas que podem ser conjugadas de forma a reforçar determinadas características que são intrínsecas a este meio. A extrapolação de áreas como o Design de jogos, a Narrativa Interativa para fins sérios pode ser um excelente ponto de partida e em específico algumas subcategorias destas mesmas pode levar à criação de um fio condutor que pode ser relevante para uma proposta que assenta nesses mesmos conceitos. Relativamente aos jogos sérios estudados durante esta dissertação foram relevantes para o conhecimento tanto como finalidade de uma proposta bem como perceber como eles se enquadram no tratamento teórico. Claro que os aspetos de maior relevância para esta proposta são inevitavelmente importantes para uma simbiose que pode criar emoção e uma experiência única ao jogador. No que toca às narrativas em jogos digitais e apesar de haver uma discussão aberta entre esta e o cinema, nós só pretendemos perceber de que forma é que ela pode ser ligada aos jogos não entrando pelo caminho de “se é narrativa ou não”. Também não pretendemos discutir e sim afastarmo-nos, neste campo, da ludologia. Iremos abordar então a narrativa enquanto suporte ao videojogo, seja ela em formato de texto bem como a criação de mundos narrativos, que em certa parte pode ser relevante para a criação de uma maior experiência jogável e maior retenção de mensagem para o jogador. Claro que para haver uma maior conexão entre o jogador e estes mundos virtuais a uma criação de uma ponte que transporta o real para o digital temos de pensar inevitavelmente no centro do que é e o objetivo do processo de Design em jogos: O jogador. Neste sentido teremos de entender o significado de certos conceitos existentes nesta área, como é o caso de game flow, imersão e feedback. Para assim entender como podemos criar um elo de ligação e experiência ao jogador.Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredouBibliorumDuarte, Ivo Gabriel Carrilho2019-12-12T16:12:27Z2016-11-302016-10-72016-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7756TID:202331474enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:51:56ZPortal AgregadorONG |
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