Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Isabel Maria Oliveira, 1966-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7761
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_e553dcb856e66c89250d93ca7dbff3a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à práticaFormação contínua de professoresEnsino da língua inglesaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Este trabalho visa estudar a perspetiva dos professores de Inglês sobre a formação contínua e o impacto que identificam nas suas práticas. Assim, o estudo segue um desenvolvimento baseado nas relações do quotidiano em contexto escolar tendo em conta a dimensão da teoria e da prática. Os conteúdos ministrados na formação contínua constituem uma dimensão teórica que se deve refletir na dimensão prática. O objetivo é perceber a formação contínua de professores a partir da construção social e histórica do conhecimento transmitido nos Centros de Formação, através das ações de formação a que os professores assistem, e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na escola e em sala de aula. A investigação seguirá um paradigma interpretativo, dado que se pretende compreender a perspetiva dos participantes. Trata-se de um estudo misto composto por um questionário com questões abertas e fechadas, administrado a 62 professores de Inglês das escolas do Concelho do Seixal. Os resultados deste estudo evidenciam que a formação contínua é considerada essencial para os professores porque está ligada aos novos desafios que se lhes impõem, resultado das mudanças sociais e culturais da sociedade em geral, e das escolas em particular.This work aims to study the English teachers’ perspectives and training and the impact they identify in their practices. Thus, the investigation follows a development which is based on the relationships of everyday social interactions in schools regarding theory and practice. The contents that are taught in service teacher training are of a theoretical dimension that should be reflected in the practical dimension. The aim is to understand teachers’ training from social and historical construction of the knowledge transmitted by the Training Centres, through training to which teachers attend, and the pedagogical practices developed in schools and classroom. The research will follow an interpretive paradigm, because the aim is to understand the perspective of the participants. This is a mixed method study consisting of opened and closed questions administrated to 62 English teachers from Seixal Municipality. The results of this investigation show that, the programs of education and training of teachers, are considered essential because they are related to the new challenges which are imposed to teachers, as a result of social and cultural society changes in general, and particularly in schools.Santos, Leonor, 1949-Repositório da Universidade de LisboaFonseca, Isabel Maria Oliveira, 1966-2013-02-15T16:39:25Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:30.553296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à prática
title Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à prática
spellingShingle Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à prática
Fonseca, Isabel Maria Oliveira, 1966-
Formação contínua de professores
Ensino da língua inglesa
Teses de mestrado - 2012
title_short Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à prática
title_full Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à prática
title_fullStr Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à prática
title_full_unstemmed Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à prática
title_sort Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à prática
author Fonseca, Isabel Maria Oliveira, 1966-
author_facet Fonseca, Isabel Maria Oliveira, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Isabel Maria Oliveira, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua de professores
Ensino da língua inglesa
Teses de mestrado - 2012
topic Formação contínua de professores
Ensino da língua inglesa
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-15T16:39:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7761
url http://hdl.handle.net/10451/7761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217358016512