Relationship between perfectionism, parental control and levels of psychological distress in adolescents.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Beatriz Maria Mota
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97803
Resumo: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
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spelling Relationship between perfectionism, parental control and levels of psychological distress in adolescents.Relação entre o perfecionismo, o controlo parental e os níveis de perturbação psicológica nos filhos adolescentes.PerfecionismoControlo ParentalPerturbação PsicológicaQPCSAdolescênciaPerfectionismParental ControlPsychological DistressPASCQAdolescenceTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaINTRODUÇÃO: O perfecionismo pode ser conceitualizado e avaliado como uma combinação de duas dimensões: o adaptativo (perfecionismo auto-orientado/PAO) e o mal adaptativo (perfecionismo socialmente prescrito/PSP), Ambos, mas em particular PSP, podem influenciar a saúde mental do adolescente. O controlo parental, também, tem sido associado com alguns problemas psicológicos na adolescência. No presente estudo, o nosso objetivo foi investigar se as dimensões de controlo parental são mediadoras entre o perfecionismo e o desenvolvimento de distúrbios psicológicos nos adolescentes. MÉTODOS: 772 Estudantes portugueses de escolas públicas e privadas de Coimbra (409 raparigas, 357 rapazes e 5 de sexo indefinido), com idades de 13.20 ± 2.286, e seus pais (429 no total: 345 mães, 77 pais e 7 definidos como “outro”) responderam à versão portuguesa validada do Questionário de Pais no Contexto Social. Usámos o teste T de Student para comparar as médias das variáveis entre os géneros. Foram obtidos os coeficientes de correlação de Pearson avaliados através dos critérios de Cohen, para explorar as relações entre as variáveis. Por fim, foram analisados os modelos de mediação simples para determinar os efeitos direto, indireto e total, através do cálculo de intervalos de confiança. RESULTADOS: As pontuações médias dos distúrbios psicológicos (ansiedade, depressão e stress) foram maiores nas raparigas do que nos rapazes. PSP e o controlo parental correlacionaram, significativamente e moderadamente, com a ansiedade, a depressão e o stress. A correlação entre o perfecionismo e as dimensões de controlo parental foi também significativa. As análises de mediação mostraram que a educação pode atuar como mediadora entre o perfecionismo e os distúrbios psicológicos, cujos resultados foram relevantes nas raparigas. Em contraste com o que foi verificado com rejeição, caos e coerção que atuaram como um mediador negativo, calor e suporte operaram como um fator protetor. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A relação entre o perfecionismo e o controlo parental potencia níveis de perturbação psicológica, confirmando que ambos são preditores da saúde mental dos adolescentes e, assim, devem ser considerados em contextos clínicos.INTRODUCTION: Perfectionism can be conceptualized and assessed as a combination of two big dimensions: the adaptive (self-oriented perfectionism/SOP) and the maladaptive (socially prescribed perfectionism/SPP). Both, but particularly SPP, can influence the mental health of the adolescent. Also, parental control has been associated with some psychological problems in adolescence. In the present study, our aim was to investigate if parenting dimensions are mediators between perfectionism and psychological distress in adolescents. METHODS: 772 Portuguese students from public and private schools of Coimbra (409 girls, 357 boys and 5 undefined sex) aged 13.20 ± 2.286 and their parents (429 in total: 345 mothers, 77 fathers and 7 defined as “other”) answered the Portuguese validated version of the Parents as Social Context Questionnaire. Student’s T test was used to compare the means of the variables between genders. Pearson’s correlation coefficients were obtained to explore the relationships between variables, which was assessed by Cohen's criteria. Then, we analyzed the simple mediation models to determine direct, indirect and total effects by calculating/obtaining the confidence intervals.RESULTS: The Psychological distress scores (anxiety, depression and stress) were higher in girls than boys. SPP and parental control correlated significantly and moderately with anxiety, depression and stress. The correlation between perfectionism and parental control dimensions was also significant. In girls, the mediation analysis showed that parenting may act as a mediator between perfectionism and emotional distress. In contrast with what was verified with rejection, chaos and coercion that act as negative mediator, warmth and autonomy support operate as a protective factor.DISCUSSION AND CONCLUSION: The relationship between perfectionism and parental control potentiate levels of psychological distress, confirming that both are predictors of adolescents’ mental health and thus should be considered in clinical settings.2020-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97803http://hdl.handle.net/10316/97803TID:202714306engAlmeida, Beatriz Maria Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:32:52ZPortal AgregadorONG
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