Turnover intention em auditores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/21006 |
Resumo: | Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais |
id |
RCAP_e639eee8ceab97b466fc64e888d3d2fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Turnover intention em auditoresIntenção de saídaSatisfação no TrabalhoStressSuporte Organizacional PercecionadoSistema de IncentivosPerformanceImportância do ClientePLS-SEMTurnover IntentionJob SatisfactionPerceived Organizational SupportPay SatisfactionJob PerformanceClient ImportanceMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisA intenção de saída (ou Turnover Intention - TI) é um fenómeno de grande relevância na gestão de recursos humanos, em particular, sentido nas firmas de auditoria que são marcadas pela existência de um elevado nível de rotação do seu staff. Desta forma, a identificação dos fatores indutores do TI torna-se um elemento fulcral no desenvolvimento de políticas ao nível do capital humano dessas empresas. O presente estudo analisa o efeito de cinco fatores (stress, suporte organizacional percecionado, sistema de incentivos, performance no trabalho e importância do cliente auditado) na TI dos colaboradores das firmas de auditoria portuguesas. Neste trabalho utilizámos o método PLS-SEM a uma amostra constituída por 83 individuos, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário. Os resultados mostram que existe um efeito positivo do suporte organizacional na satisfação no trabalho e negativo da performance e satisfação no trabalho na TI. No entanto, os resultados sugerem uma relação negativa entre o stress e a satisfação no trabalho. Verificámos que o mesmo acontece dada a natureza jovem e pouco experiente da amostra, pelo que tarefas que induzem stress não são drivers de intenção de saída, mas sim oportunidades desafiantes e de crescimento para o jovem auditor. Concluímos também que não existem relações significativas entre a importância do cliente e satisfação no trabalho e TI.Turnover intention (TI) is a phenomenon of great relevance in the management of human resources. Audit firms are marked by the existence of a high level of rotation of their staff. Thus, the identification of the factors that induce TI becomes a central element in the development of policies regarding the human capital of these companies. The present study analyzes the effect of five factors (stress, perceived organizational support, incentive system, job performance and client importance) on TI of employees of Portuguese audit firms. In this dissertation, we used the PLS-SEM method to a sample consisting of 83 individuals, whose data were collected through a questionnaire survey. The results show that there is a positive effect of organizational support on job satisfaction and a negative effect of performance and job satisfaction on TI. However, the results suggest a negative relationship between stress and job satisfaction. We found that the this happens due to the young and inexperienced nature of the sample. Therefore, tasks that induce stress are not drivers of intention to leave but challenging and growth opportunities for the young auditor. We also concluded that there are no significant relationships between client importance on job satisfaction and TI.Instituto Superior de Economia e GestãoSamagaio, AntónioRepositório da Universidade de LisboaSardão, Carolina de Pinho Soares2021-02-08T12:17:19Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21006porSardão, Carolina de Pinho Soares (2020). "Turnover intention em auditores". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:40.141652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turnover intention em auditores |
title |
Turnover intention em auditores |
spellingShingle |
Turnover intention em auditores Sardão, Carolina de Pinho Soares Intenção de saída Satisfação no Trabalho Stress Suporte Organizacional Percecionado Sistema de Incentivos Performance Importância do Cliente PLS-SEM Turnover Intention Job Satisfaction Perceived Organizational Support Pay Satisfaction Job Performance Client Importance |
title_short |
Turnover intention em auditores |
title_full |
Turnover intention em auditores |
title_fullStr |
Turnover intention em auditores |
title_full_unstemmed |
Turnover intention em auditores |
title_sort |
Turnover intention em auditores |
author |
Sardão, Carolina de Pinho Soares |
author_facet |
Sardão, Carolina de Pinho Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Samagaio, António Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sardão, Carolina de Pinho Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intenção de saída Satisfação no Trabalho Stress Suporte Organizacional Percecionado Sistema de Incentivos Performance Importância do Cliente PLS-SEM Turnover Intention Job Satisfaction Perceived Organizational Support Pay Satisfaction Job Performance Client Importance |
topic |
Intenção de saída Satisfação no Trabalho Stress Suporte Organizacional Percecionado Sistema de Incentivos Performance Importância do Cliente PLS-SEM Turnover Intention Job Satisfaction Perceived Organizational Support Pay Satisfaction Job Performance Client Importance |
description |
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10 2020-10-01T00:00:00Z 2021-02-08T12:17:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/21006 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/21006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sardão, Carolina de Pinho Soares (2020). "Turnover intention em auditores". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131148470714368 |