Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Justina da Conceição Xastre Ginjo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7688
Resumo: Este relatório foi elaborado como parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.° e do 2.° Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O tema em estudo é o insucesso escolar, mais desenvolvido na área científica da Matemática, pois foi a área disciplinar em que os alunos do 5.° ano de escolaridade, demonstraram mais dificuldades de aprendizagem. Constam, também, neste relatório, descrições das experiências de ensino e aprendizagem em História e Geografia de Portugal, em Ciências da Natureza, em Matemática, em Língua Portuguesa do 2° ciclo do Ensino Básico e também no 1.0 Ciclo do Ensino Básico. Em cada uma serão abordados alguns momentos de ensino e aprendizagem vivenciados nas aulas, assim como uma reflexão sobre as estratégias utilizadas. Finalmente apresentam-se algumas conclusões sobre o tema em estudo. This report was produced as part of the course unit Supervised Teaching Practice of the Masters in Basic Teaching Education in the 1st and 2st Cycles, taught in Master Education School of the Polytechnic Institute of Bragança. This study is about school failure, more developed in the scientific area of mathematics, since it was the curricular subject in which fifth grade students, showed more difficulties of learning. This report also includes teaching and learning experiences in Portuguese History and Portuguese Geography, in Natural Sciences, in Mathematics, in Portuguese Language of the 2nd cycle of Basic Teaching and also in Primary Education. ln each session it will be analyzed some teaching and learning moments experienced in the classroom, as well as a reflection on the used strategies. Finally, there will have some conclusions about the subject in study.
id RCAP_e7666173c88f1afd5e6ae9d6a9c62141
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básicoInsucesso escolarEnsino e aprendizagemMatemáticaEstratégiasPapel do professorEstágio profissionalEste relatório foi elaborado como parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.° e do 2.° Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O tema em estudo é o insucesso escolar, mais desenvolvido na área científica da Matemática, pois foi a área disciplinar em que os alunos do 5.° ano de escolaridade, demonstraram mais dificuldades de aprendizagem. Constam, também, neste relatório, descrições das experiências de ensino e aprendizagem em História e Geografia de Portugal, em Ciências da Natureza, em Matemática, em Língua Portuguesa do 2° ciclo do Ensino Básico e também no 1.0 Ciclo do Ensino Básico. Em cada uma serão abordados alguns momentos de ensino e aprendizagem vivenciados nas aulas, assim como uma reflexão sobre as estratégias utilizadas. Finalmente apresentam-se algumas conclusões sobre o tema em estudo. This report was produced as part of the course unit Supervised Teaching Practice of the Masters in Basic Teaching Education in the 1st and 2st Cycles, taught in Master Education School of the Polytechnic Institute of Bragança. This study is about school failure, more developed in the scientific area of mathematics, since it was the curricular subject in which fifth grade students, showed more difficulties of learning. This report also includes teaching and learning experiences in Portuguese History and Portuguese Geography, in Natural Sciences, in Mathematics, in Portuguese Language of the 2nd cycle of Basic Teaching and also in Primary Education. ln each session it will be analyzed some teaching and learning moments experienced in the classroom, as well as a reflection on the used strategies. Finally, there will have some conclusions about the subject in study.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoPires, Manuel VaraBiblioteca Digital do IPBRodrigues, Justina da Conceição Xastre Ginjo2012-10-22T09:33:30Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7688porRodrigues, Justina da Conceição Xastre Ginjo (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:24.903765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Rodrigues, Justina da Conceição Xastre Ginjo
Insucesso escolar
Ensino e aprendizagem
Matemática
Estratégias
Papel do professor
Estágio profissional
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
author Rodrigues, Justina da Conceição Xastre Ginjo
author_facet Rodrigues, Justina da Conceição Xastre Ginjo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Manuel Vara
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Justina da Conceição Xastre Ginjo
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
Ensino e aprendizagem
Matemática
Estratégias
Papel do professor
Estágio profissional
topic Insucesso escolar
Ensino e aprendizagem
Matemática
Estratégias
Papel do professor
Estágio profissional
description Este relatório foi elaborado como parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.° e do 2.° Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O tema em estudo é o insucesso escolar, mais desenvolvido na área científica da Matemática, pois foi a área disciplinar em que os alunos do 5.° ano de escolaridade, demonstraram mais dificuldades de aprendizagem. Constam, também, neste relatório, descrições das experiências de ensino e aprendizagem em História e Geografia de Portugal, em Ciências da Natureza, em Matemática, em Língua Portuguesa do 2° ciclo do Ensino Básico e também no 1.0 Ciclo do Ensino Básico. Em cada uma serão abordados alguns momentos de ensino e aprendizagem vivenciados nas aulas, assim como uma reflexão sobre as estratégias utilizadas. Finalmente apresentam-se algumas conclusões sobre o tema em estudo. This report was produced as part of the course unit Supervised Teaching Practice of the Masters in Basic Teaching Education in the 1st and 2st Cycles, taught in Master Education School of the Polytechnic Institute of Bragança. This study is about school failure, more developed in the scientific area of mathematics, since it was the curricular subject in which fifth grade students, showed more difficulties of learning. This report also includes teaching and learning experiences in Portuguese History and Portuguese Geography, in Natural Sciences, in Mathematics, in Portuguese Language of the 2nd cycle of Basic Teaching and also in Primary Education. ln each session it will be analyzed some teaching and learning moments experienced in the classroom, as well as a reflection on the used strategies. Finally, there will have some conclusions about the subject in study.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-10-22T09:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7688
url http://hdl.handle.net/10198/7688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Justina da Conceição Xastre Ginjo (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217489805312