Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rita
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Fernandes, Elsa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22831
Resumo: O presente artigo emerge das refl exões feitas numa investigação desenvolvida num Centro Novas Oportunidades com o principal objectivo de analisar, compreender e desocultar a Matemática "escondida" no percurso de vida de dois adultos (Teresa e João) envolvidos num processo de reconhecimento de competências matemáticas. Uma vez que a referida investigação foi desenvolvida no âmbito de um Mestrado em Ensino da Matemática, pela formadora de Matemática para a Vida que acompanhou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos dois adultos mencionados, o estudo centrou-se nas competências matemáticas. No decorrer da investigação, as seguintes questões funcionaram como linhas orientadoras: (1) Que importância tem o CRVCC (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) na vida das pessoas que o frequentam? (2) Que influência tem a escola na postura das pessoas face à Matemática ao longo da vida? (3) Que competências matemáticas desenvolvem as pessoas nas diferentes profissões? (4) Aprende-se matemática vivendo? Neste artigo, o foco estará nas reflexões feitas em torno da terceira e quarta questões com base na história de vida do João. O principal objectivo deste artigo é divulgar o trabalho realizado pela investigadora e pela sua orientadora, nomeadamente alguns resultados daí emergentes.
id RCAP_e7e8515e6f0ffa7599dae51c6d85cdef
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competênciasDesocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competênciasArtigosO presente artigo emerge das refl exões feitas numa investigação desenvolvida num Centro Novas Oportunidades com o principal objectivo de analisar, compreender e desocultar a Matemática "escondida" no percurso de vida de dois adultos (Teresa e João) envolvidos num processo de reconhecimento de competências matemáticas. Uma vez que a referida investigação foi desenvolvida no âmbito de um Mestrado em Ensino da Matemática, pela formadora de Matemática para a Vida que acompanhou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos dois adultos mencionados, o estudo centrou-se nas competências matemáticas. No decorrer da investigação, as seguintes questões funcionaram como linhas orientadoras: (1) Que importância tem o CRVCC (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) na vida das pessoas que o frequentam? (2) Que influência tem a escola na postura das pessoas face à Matemática ao longo da vida? (3) Que competências matemáticas desenvolvem as pessoas nas diferentes profissões? (4) Aprende-se matemática vivendo? Neste artigo, o foco estará nas reflexões feitas em torno da terceira e quarta questões com base na história de vida do João. O principal objectivo deste artigo é divulgar o trabalho realizado pela investigadora e pela sua orientadora, nomeadamente alguns resultados daí emergentes.This article emerges from the reflections made in an investigation developed in a New Opportunities Centre with the main goal to analyze understand and expose ‹hidden mathematics› in life of two adults (Teresa and John) involved in a process of mathematical competencies recognition. Since this investigation was developed by the teacher that followed the process of recognition, validation and certification of competencies of the two mentioned adults during a Master on Mathematics Education, the study was centred in mathematical competencies. During this investigation, the questions that worked as guiding lines were: (1) What importance has the RVCC (Recognition, Validation and Certification of Competencies Centre) in the life of the people who experience it? (2) What is the influence of school in the way people see Math? (3) What mathematical competencies people develop in different jobs? and (4) Can we learn math through life? In this article, the focus will be in the reflections made around the third and fourth questions based in John’s life history. The main goal of this article is to communicate some emergent results from the work done by the investigator and its tutor. APM - Associação de Professores de Matemática2008-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22831por2183-28380872-3915Ferreira, RitaFernandes, Elsainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:19.340190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
title Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
spellingShingle Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
Ferreira, Rita
Artigos
title_short Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
title_full Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
title_fullStr Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
title_full_unstemmed Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
title_sort Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
author Ferreira, Rita
author_facet Ferreira, Rita
Fernandes, Elsa
author_role author
author2 Fernandes, Elsa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rita
Fernandes, Elsa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo emerge das refl exões feitas numa investigação desenvolvida num Centro Novas Oportunidades com o principal objectivo de analisar, compreender e desocultar a Matemática "escondida" no percurso de vida de dois adultos (Teresa e João) envolvidos num processo de reconhecimento de competências matemáticas. Uma vez que a referida investigação foi desenvolvida no âmbito de um Mestrado em Ensino da Matemática, pela formadora de Matemática para a Vida que acompanhou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos dois adultos mencionados, o estudo centrou-se nas competências matemáticas. No decorrer da investigação, as seguintes questões funcionaram como linhas orientadoras: (1) Que importância tem o CRVCC (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) na vida das pessoas que o frequentam? (2) Que influência tem a escola na postura das pessoas face à Matemática ao longo da vida? (3) Que competências matemáticas desenvolvem as pessoas nas diferentes profissões? (4) Aprende-se matemática vivendo? Neste artigo, o foco estará nas reflexões feitas em torno da terceira e quarta questões com base na história de vida do João. O principal objectivo deste artigo é divulgar o trabalho realizado pela investigadora e pela sua orientadora, nomeadamente alguns resultados daí emergentes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22831
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478069940224