Inovação estratégica nas instituições de ensino superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marcelo Saraceni
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1986
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar se o nível de inovação estratégica das Instituições de ensino superior no Brasil está adequado à atual fase competitiva da indústria de ensino superior privado. Para realizar essa análise, foram utilizadas como meio pesquisas bibliográficas, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental possibilitaram a identificação de três fases distintas de competitividade, em cinco ciclos principais durante toda a história do ensino superior no Brasil. Além disso, permitiram a análise de atratividade dessa indústria na fase atual. A pesquisa de campo permitiu a verificação da adequação do nível de inovação das IES através da visão de seus diretores e reitores, com a aplicação do modelo criado pelo autor, chamado de “Sistema Dinâmico de Inovação”. No campo, foram realizadas entrevistas em profundidade com os diretores e reitores de IES integrantes de todos os grupos estratégicos mapeados, usando-se os critérios de tipicidade e acessibilidade. Os resultados das pesquisas foram incluídos nos quatro construtos definidos no Sistema Dinâmico de Inovação. A pesquisa corroborou a suposição inicial de que a nova fase em que o ensino superior privado brasileiro, nomeada pelo autor de Segunda Fase Estacionária, requer um modelo de gestão estratégica baseado em inovação.