Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Carolina de Brito
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8655
Resumo: Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde a busca por aperfeiçoamento e inovação ocorrem de forma constante, principalmente em empresas de tecnologia. Esse processo global influencia diretamente a configuração estratégica das organizações. Nesse sentido, este trabalho busca primeiramente discutir como as empresas brasileiras de TI tem se posicionado estrategicamente com relação a inovação, verificando quais estratégias competitivas vem sendo utilizadas por empresas brasileiras do setor de Tecnologia da Informação. No decorrer desta obra veem-se a exposição de conceito chaves para maior compreensão do tema, assim como recomendações posteriores, objetivando pontuar meios que favoreçam a inovação nas empresas de TI
id UFF-2_6e1869f1f4d97c3d6d10a1ae7df8dc2d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8655
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TIEstratégia competitivaEstratégia de inovaçãoInovaçãoTIAdministraçãocompetitive strategyInnovation strategyInnovationITVivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde a busca por aperfeiçoamento e inovação ocorrem de forma constante, principalmente em empresas de tecnologia. Esse processo global influencia diretamente a configuração estratégica das organizações. Nesse sentido, este trabalho busca primeiramente discutir como as empresas brasileiras de TI tem se posicionado estrategicamente com relação a inovação, verificando quais estratégias competitivas vem sendo utilizadas por empresas brasileiras do setor de Tecnologia da Informação. No decorrer desta obra veem-se a exposição de conceito chaves para maior compreensão do tema, assim como recomendações posteriores, objetivando pontuar meios que favoreçam a inovação nas empresas de TIWe live in an increasingly globalized world where the pursuit of improvement and innovation occur constantly, especially in technology companies. This global process directly influences the strategic configuration of organizations. In this sense, this paper seeks first to discuss how Brazilian IT companies have strategically positioned themselves in relation to innovation, verifying which competitive strategies have been used by Brazilian companies in the Information Technology sector. In the course of this work we see the key concept exhibition for a better understanding of the theme, as well as later recommendations, aiming to score means that favor innovation in IT companies68 f.NiteróiAbreu, José CarlosLima, Miguel FerreiraZotes, Luiz PeresAmorim, Carolina de Brito2019-02-19T18:48:40Z2019-02-19T18:48:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMORIM, Carolina de Brito. Estratégias competitivas orientadas para inovação em empresas brasileiras de TI. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8655Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-05T20:19:27Zoai:app.uff.br:1/8655Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-05T20:19:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI
title Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI
spellingShingle Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI
Amorim, Carolina de Brito
Estratégia competitiva
Estratégia de inovação
Inovação
TI
Administração
competitive strategy
Innovation strategy
Innovation
IT
title_short Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI
title_full Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI
title_fullStr Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI
title_full_unstemmed Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI
title_sort Estratégias competitivas orientadas para inovação nas empresas brasileiras de TI
author Amorim, Carolina de Brito
author_facet Amorim, Carolina de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, José Carlos
Lima, Miguel Ferreira
Zotes, Luiz Peres
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Carolina de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia competitiva
Estratégia de inovação
Inovação
TI
Administração
competitive strategy
Innovation strategy
Innovation
IT
topic Estratégia competitiva
Estratégia de inovação
Inovação
TI
Administração
competitive strategy
Innovation strategy
Innovation
IT
description Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde a busca por aperfeiçoamento e inovação ocorrem de forma constante, principalmente em empresas de tecnologia. Esse processo global influencia diretamente a configuração estratégica das organizações. Nesse sentido, este trabalho busca primeiramente discutir como as empresas brasileiras de TI tem se posicionado estrategicamente com relação a inovação, verificando quais estratégias competitivas vem sendo utilizadas por empresas brasileiras do setor de Tecnologia da Informação. No decorrer desta obra veem-se a exposição de conceito chaves para maior compreensão do tema, assim como recomendações posteriores, objetivando pontuar meios que favoreçam a inovação nas empresas de TI
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-02-19T18:48:40Z
2019-02-19T18:48:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, Carolina de Brito. Estratégias competitivas orientadas para inovação em empresas brasileiras de TI. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8655
Aluno de Graduação
identifier_str_mv AMORIM, Carolina de Brito. Estratégias competitivas orientadas para inovação em empresas brasileiras de TI. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044647633092608