A aprendizagem e serviço como contributo para a educação integral : projeto Sorrisos Especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38788 |
Resumo: | Introdução: Os pacientes com incapacidade apresentam um elevado risco e prevalência de doenças na cavidade oral, enfrentando inúmeras barreiras no acesso ao atendimento médico-dentário. Tendo em conta esta premissa, surgiu o projeto “Sorrisos Especiais” em que através da metodologia AprendizagemServiço os alunos prestam um serviço à comunidade, ao mesmo tempo em que colocam em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Objetivos: Avaliar e quantificar a tipologia de tratamentos médico-dentários realizados em pacientes com incapacidade; determinar a influência desta experiência ApS nas atitudes dos alunos face às pessoas com incapacidade e avaliar a percepção deste projeto na ótica dos cuidadores formais. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo observacional descritivo transversal. Foi aplicado um questionário aos alunos e outro aos cuidadores, sendo ainda realizado um levantamento dos tratamentos médico-dentários realizados. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente através do software SPSS versão 25.0. Resultados: Foram realizados 111 diagnósticos clínicos, 132 destartarizações, 129 restaurações, 120 extrações, 25 tratamentos protéticos, 24 endodontias, 16 aplicações de flúor e 6 aplicações de selantes, num total de 563 tratamentos médico-dentários. A alteração de atitudes dos estudantes face às pessoas com incapacidade foi positiva, ainda que pouco expressiva e sem significância estatística. Os cuidadores ficaram muito ou totalmente satisfeitos com o projeto, evidenciando como pontos positivos a motivação, a gentileza, o cuidado na explicação técnica, a resiliência, o acompanhamento contínuo e a gratuitidade das consultas. Como aspetos a melhorar salientaram o aumento da formação em pacientes invisuais, os horários e o registo informatizado da informação clínica.Conclusão: Verifica-se uma elevada prevalência de necessidades médicodentárias nos pacientes com incapacidades. A ApS constituiu-se como uma ferramenta de inovação pedagógica fundamental na formação técnica e social dos alunos, ao mesmo tempo que contribuiu para a saúde oral e qualidade de vida de uma população tão vulnerável. |
id |
RCAP_e87d3587688ea405d49fa71be3bef3d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38788 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem e serviço como contributo para a educação integral : projeto Sorrisos EspeciaisPacientes com incapacidadesAprendizagem-ServiçoProjeto “Sorrisos Especiais”CuidadoresPatients with disabilitiesService-learningSorrisos Especiais projectCaregiversDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasIntrodução: Os pacientes com incapacidade apresentam um elevado risco e prevalência de doenças na cavidade oral, enfrentando inúmeras barreiras no acesso ao atendimento médico-dentário. Tendo em conta esta premissa, surgiu o projeto “Sorrisos Especiais” em que através da metodologia AprendizagemServiço os alunos prestam um serviço à comunidade, ao mesmo tempo em que colocam em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Objetivos: Avaliar e quantificar a tipologia de tratamentos médico-dentários realizados em pacientes com incapacidade; determinar a influência desta experiência ApS nas atitudes dos alunos face às pessoas com incapacidade e avaliar a percepção deste projeto na ótica dos cuidadores formais. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo observacional descritivo transversal. Foi aplicado um questionário aos alunos e outro aos cuidadores, sendo ainda realizado um levantamento dos tratamentos médico-dentários realizados. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente através do software SPSS versão 25.0. Resultados: Foram realizados 111 diagnósticos clínicos, 132 destartarizações, 129 restaurações, 120 extrações, 25 tratamentos protéticos, 24 endodontias, 16 aplicações de flúor e 6 aplicações de selantes, num total de 563 tratamentos médico-dentários. A alteração de atitudes dos estudantes face às pessoas com incapacidade foi positiva, ainda que pouco expressiva e sem significância estatística. Os cuidadores ficaram muito ou totalmente satisfeitos com o projeto, evidenciando como pontos positivos a motivação, a gentileza, o cuidado na explicação técnica, a resiliência, o acompanhamento contínuo e a gratuitidade das consultas. Como aspetos a melhorar salientaram o aumento da formação em pacientes invisuais, os horários e o registo informatizado da informação clínica.Conclusão: Verifica-se uma elevada prevalência de necessidades médicodentárias nos pacientes com incapacidades. A ApS constituiu-se como uma ferramenta de inovação pedagógica fundamental na formação técnica e social dos alunos, ao mesmo tempo que contribuiu para a saúde oral e qualidade de vida de uma população tão vulnerável.Introduction: Patients with disabilities have a high risk and prevalence of diseases in the oral cavity, facing numerous barriers in access to dental care. Taking this premise into account, the "Sorrisos Especiais" project arose, in which through the Service-Learning methodology students provide a service to the community, while putting into practice all the knowledge acquired throughout the course. Objectives: To evaluate and quantify the types of medical-dental treatments performed on patients with disabilities; to determine the influence of this ApS experience on students' attitudes towards people with disabilities and to evaluate the impact of this project from the perspective of formal caregivers. Materials and Methods: A cross-sectional descriptive observational study was carried out. A questionnaire was applied to the students and another to the caregivers, and a survey of the medical and dental treatments performed was also carried out. The collected data were statistically treated using the SPSS software version 25.0. Results: A total of 111 clinical diagnoses, 132 scale removals, 129 fillings, 120 extractions, 25 prosthetic treatments, 24 endodontics, 16 fluoride applications, and 6 sealant applications were performed, for a total of 563 dental treatments. The change in students' attitudes toward people with disabilities was positive, although not significant and without statistical significance. The caregivers were very or totally satisfied with the project, highlighting as positive points the motivation, kindness, care in technical explanation, resilience, continuous follow-up and free consultations. As aspects to be improved, they emphasized the need to increase training in blind patients, schedules, and computerized registration of clinical information. Conclusion: There is a high prevalence of medical-dental needs in patients with disabilities. The ApS was a fundamental pedagogical innovation tool in the students' technical and social training, while contributing to the oral health and quality of life of such a vulnerable population.Couto, Patrícia Sofia SoaresCorreia, Maria José Serol de BritoVeiga, Nélio JorgeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Maria Beatriz Rocha Amaral Lima2022-09-09T08:37:43Z2022-07-2120222022-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38788TID:203052170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:41.041576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem e serviço como contributo para a educação integral : projeto Sorrisos Especiais |
title |
A aprendizagem e serviço como contributo para a educação integral : projeto Sorrisos Especiais |
spellingShingle |
A aprendizagem e serviço como contributo para a educação integral : projeto Sorrisos Especiais Rodrigues, Maria Beatriz Rocha Amaral Lima Pacientes com incapacidades Aprendizagem-Serviço Projeto “Sorrisos Especiais” Cuidadores Patients with disabilities Service-learning Sorrisos Especiais project Caregivers Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
title_short |
A aprendizagem e serviço como contributo para a educação integral : projeto Sorrisos Especiais |
title_full |
A aprendizagem e serviço como contributo para a educação integral : projeto Sorrisos Especiais |
title_fullStr |
A aprendizagem e serviço como contributo para a educação integral : projeto Sorrisos Especiais |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem e serviço como contributo para a educação integral : projeto Sorrisos Especiais |
title_sort |
A aprendizagem e serviço como contributo para a educação integral : projeto Sorrisos Especiais |
author |
Rodrigues, Maria Beatriz Rocha Amaral Lima |
author_facet |
Rodrigues, Maria Beatriz Rocha Amaral Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Couto, Patrícia Sofia Soares Correia, Maria José Serol de Brito Veiga, Nélio Jorge Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Beatriz Rocha Amaral Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pacientes com incapacidades Aprendizagem-Serviço Projeto “Sorrisos Especiais” Cuidadores Patients with disabilities Service-learning Sorrisos Especiais project Caregivers Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
topic |
Pacientes com incapacidades Aprendizagem-Serviço Projeto “Sorrisos Especiais” Cuidadores Patients with disabilities Service-learning Sorrisos Especiais project Caregivers Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
description |
Introdução: Os pacientes com incapacidade apresentam um elevado risco e prevalência de doenças na cavidade oral, enfrentando inúmeras barreiras no acesso ao atendimento médico-dentário. Tendo em conta esta premissa, surgiu o projeto “Sorrisos Especiais” em que através da metodologia AprendizagemServiço os alunos prestam um serviço à comunidade, ao mesmo tempo em que colocam em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Objetivos: Avaliar e quantificar a tipologia de tratamentos médico-dentários realizados em pacientes com incapacidade; determinar a influência desta experiência ApS nas atitudes dos alunos face às pessoas com incapacidade e avaliar a percepção deste projeto na ótica dos cuidadores formais. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo observacional descritivo transversal. Foi aplicado um questionário aos alunos e outro aos cuidadores, sendo ainda realizado um levantamento dos tratamentos médico-dentários realizados. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente através do software SPSS versão 25.0. Resultados: Foram realizados 111 diagnósticos clínicos, 132 destartarizações, 129 restaurações, 120 extrações, 25 tratamentos protéticos, 24 endodontias, 16 aplicações de flúor e 6 aplicações de selantes, num total de 563 tratamentos médico-dentários. A alteração de atitudes dos estudantes face às pessoas com incapacidade foi positiva, ainda que pouco expressiva e sem significância estatística. Os cuidadores ficaram muito ou totalmente satisfeitos com o projeto, evidenciando como pontos positivos a motivação, a gentileza, o cuidado na explicação técnica, a resiliência, o acompanhamento contínuo e a gratuitidade das consultas. Como aspetos a melhorar salientaram o aumento da formação em pacientes invisuais, os horários e o registo informatizado da informação clínica.Conclusão: Verifica-se uma elevada prevalência de necessidades médicodentárias nos pacientes com incapacidades. A ApS constituiu-se como uma ferramenta de inovação pedagógica fundamental na formação técnica e social dos alunos, ao mesmo tempo que contribuiu para a saúde oral e qualidade de vida de uma população tão vulnerável. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-09T08:37:43Z 2022-07-21 2022 2022-07-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/38788 TID:203052170 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/38788 |
identifier_str_mv |
TID:203052170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132040656846848 |