O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, António Manuel Rocha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11394
Resumo: Esta dissertação insere-se no domínio das práticas de Supervisão Pedagógica no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular. A implementação destas atividades na escola pública conferiu-lhe novas dinâmicas e preocupações e introduziu importantes alterações nas escolas do 1º ciclo, implicando mudanças na prática dos professores, especialmente no que concerne à assunção de novas funções dos professores titulares de turma. Com este estudo procurou-se caracterizar perceções de professores e supervisores sobre a supervisão das AEC’s num agrupamento escolar de Évora, no ano letivo 2012-2013. A investigação realizou-se em três escolas, regendo-se por uma metodologia mista, de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário e de análise documental. Os resultados revelam preocupações do agrupamento no uso de ferramentas de apoio ao processo supervisivo, mas evidenciam um certo diluir de informação nas etapas cumpridas, indiciando a desvalorização dos momentos reflexivos e a preferência por tarefas burocráticas e de controlo; ### ABSTRACT: The process of Supervision of Curriculum Enrichment Activities - Perceptions of teachers and supervisors in a Group of Schools of Évora This work falls within the field of practice under Supervision of Curriculum Enrichment Activities. The implementation of these activities in public school gave it new dynamics and concerns and introduced important changes in the schools of the 1st cycle, implying changes in teachers' practice, especially regarding the assumption of new roles by classroom teachers. This study sought to characterize perceptions of teachers and supervisors on supervision of the AEC's in a group of schools of Évora, in the academic year 2012-2013. The investigation was carried out in three schools, with a mixed methodology of quantitative and qualitative approach. Data was collected through a questionnaire and document analysis. The results show the concerns of the professionals in this cluster of schools with the use of tools to provide support to the supervision process, but also illustrate a kind of fade out of information during the supervision’s several stages as the moments of reflection are overshadowed by the clear preference shown with bureaucratic and control tasks.
id RCAP_e8963fd655b0527cc5a6a405d95ea115
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11394
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de ÉvoraPerceçõesSupervisãoAtividades de enriquecimento curricularPerceptionsSupervisionCurriculum enrichment activitiesEsta dissertação insere-se no domínio das práticas de Supervisão Pedagógica no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular. A implementação destas atividades na escola pública conferiu-lhe novas dinâmicas e preocupações e introduziu importantes alterações nas escolas do 1º ciclo, implicando mudanças na prática dos professores, especialmente no que concerne à assunção de novas funções dos professores titulares de turma. Com este estudo procurou-se caracterizar perceções de professores e supervisores sobre a supervisão das AEC’s num agrupamento escolar de Évora, no ano letivo 2012-2013. A investigação realizou-se em três escolas, regendo-se por uma metodologia mista, de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário e de análise documental. Os resultados revelam preocupações do agrupamento no uso de ferramentas de apoio ao processo supervisivo, mas evidenciam um certo diluir de informação nas etapas cumpridas, indiciando a desvalorização dos momentos reflexivos e a preferência por tarefas burocráticas e de controlo; ### ABSTRACT: The process of Supervision of Curriculum Enrichment Activities - Perceptions of teachers and supervisors in a Group of Schools of Évora This work falls within the field of practice under Supervision of Curriculum Enrichment Activities. The implementation of these activities in public school gave it new dynamics and concerns and introduced important changes in the schools of the 1st cycle, implying changes in teachers' practice, especially regarding the assumption of new roles by classroom teachers. This study sought to characterize perceptions of teachers and supervisors on supervision of the AEC's in a group of schools of Évora, in the academic year 2012-2013. The investigation was carried out in three schools, with a mixed methodology of quantitative and qualitative approach. Data was collected through a questionnaire and document analysis. The results show the concerns of the professionals in this cluster of schools with the use of tools to provide support to the supervision process, but also illustrate a kind of fade out of information during the supervision’s several stages as the moments of reflection are overshadowed by the clear preference shown with bureaucratic and control tasks.Universidade de Évora2014-08-18T16:26:40Z2014-08-182013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11394http://hdl.handle.net/10174/11394TID:201244993porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoarochape@gmail.com673Pereira, António Manuel Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:01.490709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora
title O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora
spellingShingle O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora
Pereira, António Manuel Rocha
Perceções
Supervisão
Atividades de enriquecimento curricular
Perceptions
Supervision
Curriculum enrichment activities
title_short O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora
title_full O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora
title_fullStr O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora
title_full_unstemmed O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora
title_sort O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora
author Pereira, António Manuel Rocha
author_facet Pereira, António Manuel Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, António Manuel Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Perceções
Supervisão
Atividades de enriquecimento curricular
Perceptions
Supervision
Curriculum enrichment activities
topic Perceções
Supervisão
Atividades de enriquecimento curricular
Perceptions
Supervision
Curriculum enrichment activities
description Esta dissertação insere-se no domínio das práticas de Supervisão Pedagógica no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular. A implementação destas atividades na escola pública conferiu-lhe novas dinâmicas e preocupações e introduziu importantes alterações nas escolas do 1º ciclo, implicando mudanças na prática dos professores, especialmente no que concerne à assunção de novas funções dos professores titulares de turma. Com este estudo procurou-se caracterizar perceções de professores e supervisores sobre a supervisão das AEC’s num agrupamento escolar de Évora, no ano letivo 2012-2013. A investigação realizou-se em três escolas, regendo-se por uma metodologia mista, de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário e de análise documental. Os resultados revelam preocupações do agrupamento no uso de ferramentas de apoio ao processo supervisivo, mas evidenciam um certo diluir de informação nas etapas cumpridas, indiciando a desvalorização dos momentos reflexivos e a preferência por tarefas burocráticas e de controlo; ### ABSTRACT: The process of Supervision of Curriculum Enrichment Activities - Perceptions of teachers and supervisors in a Group of Schools of Évora This work falls within the field of practice under Supervision of Curriculum Enrichment Activities. The implementation of these activities in public school gave it new dynamics and concerns and introduced important changes in the schools of the 1st cycle, implying changes in teachers' practice, especially regarding the assumption of new roles by classroom teachers. This study sought to characterize perceptions of teachers and supervisors on supervision of the AEC's in a group of schools of Évora, in the academic year 2012-2013. The investigation was carried out in three schools, with a mixed methodology of quantitative and qualitative approach. Data was collected through a questionnaire and document analysis. The results show the concerns of the professionals in this cluster of schools with the use of tools to provide support to the supervision process, but also illustrate a kind of fade out of information during the supervision’s several stages as the moments of reflection are overshadowed by the clear preference shown with bureaucratic and control tasks.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-08-18T16:26:40Z
2014-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11394
http://hdl.handle.net/10174/11394
TID:201244993
url http://hdl.handle.net/10174/11394
identifier_str_mv TID:201244993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
arochape@gmail.com
673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136535558225920