O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11394 |
Resumo: | Esta dissertação insere-se no domínio das práticas de Supervisão Pedagógica no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular. A implementação destas atividades na escola pública conferiu-lhe novas dinâmicas e preocupações e introduziu importantes alterações nas escolas do 1º ciclo, implicando mudanças na prática dos professores, especialmente no que concerne à assunção de novas funções dos professores titulares de turma. Com este estudo procurou-se caracterizar perceções de professores e supervisores sobre a supervisão das AEC’s num agrupamento escolar de Évora, no ano letivo 2012-2013. A investigação realizou-se em três escolas, regendo-se por uma metodologia mista, de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário e de análise documental. Os resultados revelam preocupações do agrupamento no uso de ferramentas de apoio ao processo supervisivo, mas evidenciam um certo diluir de informação nas etapas cumpridas, indiciando a desvalorização dos momentos reflexivos e a preferência por tarefas burocráticas e de controlo; ### ABSTRACT: The process of Supervision of Curriculum Enrichment Activities - Perceptions of teachers and supervisors in a Group of Schools of Évora This work falls within the field of practice under Supervision of Curriculum Enrichment Activities. The implementation of these activities in public school gave it new dynamics and concerns and introduced important changes in the schools of the 1st cycle, implying changes in teachers' practice, especially regarding the assumption of new roles by classroom teachers. This study sought to characterize perceptions of teachers and supervisors on supervision of the AEC's in a group of schools of Évora, in the academic year 2012-2013. The investigation was carried out in three schools, with a mixed methodology of quantitative and qualitative approach. Data was collected through a questionnaire and document analysis. The results show the concerns of the professionals in this cluster of schools with the use of tools to provide support to the supervision process, but also illustrate a kind of fade out of information during the supervision’s several stages as the moments of reflection are overshadowed by the clear preference shown with bureaucratic and control tasks. |
id |
RCAP_e8963fd655b0527cc5a6a405d95ea115 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11394 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de ÉvoraPerceçõesSupervisãoAtividades de enriquecimento curricularPerceptionsSupervisionCurriculum enrichment activitiesEsta dissertação insere-se no domínio das práticas de Supervisão Pedagógica no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular. A implementação destas atividades na escola pública conferiu-lhe novas dinâmicas e preocupações e introduziu importantes alterações nas escolas do 1º ciclo, implicando mudanças na prática dos professores, especialmente no que concerne à assunção de novas funções dos professores titulares de turma. Com este estudo procurou-se caracterizar perceções de professores e supervisores sobre a supervisão das AEC’s num agrupamento escolar de Évora, no ano letivo 2012-2013. A investigação realizou-se em três escolas, regendo-se por uma metodologia mista, de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário e de análise documental. Os resultados revelam preocupações do agrupamento no uso de ferramentas de apoio ao processo supervisivo, mas evidenciam um certo diluir de informação nas etapas cumpridas, indiciando a desvalorização dos momentos reflexivos e a preferência por tarefas burocráticas e de controlo; ### ABSTRACT: The process of Supervision of Curriculum Enrichment Activities - Perceptions of teachers and supervisors in a Group of Schools of Évora This work falls within the field of practice under Supervision of Curriculum Enrichment Activities. The implementation of these activities in public school gave it new dynamics and concerns and introduced important changes in the schools of the 1st cycle, implying changes in teachers' practice, especially regarding the assumption of new roles by classroom teachers. This study sought to characterize perceptions of teachers and supervisors on supervision of the AEC's in a group of schools of Évora, in the academic year 2012-2013. The investigation was carried out in three schools, with a mixed methodology of quantitative and qualitative approach. Data was collected through a questionnaire and document analysis. The results show the concerns of the professionals in this cluster of schools with the use of tools to provide support to the supervision process, but also illustrate a kind of fade out of information during the supervision’s several stages as the moments of reflection are overshadowed by the clear preference shown with bureaucratic and control tasks.Universidade de Évora2014-08-18T16:26:40Z2014-08-182013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11394http://hdl.handle.net/10174/11394TID:201244993porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoarochape@gmail.com673Pereira, António Manuel Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:01.490709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora |
title |
O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora |
spellingShingle |
O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora Pereira, António Manuel Rocha Perceções Supervisão Atividades de enriquecimento curricular Perceptions Supervision Curriculum enrichment activities |
title_short |
O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora |
title_full |
O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora |
title_fullStr |
O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora |
title_full_unstemmed |
O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora |
title_sort |
O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora |
author |
Pereira, António Manuel Rocha |
author_facet |
Pereira, António Manuel Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, António Manuel Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perceções Supervisão Atividades de enriquecimento curricular Perceptions Supervision Curriculum enrichment activities |
topic |
Perceções Supervisão Atividades de enriquecimento curricular Perceptions Supervision Curriculum enrichment activities |
description |
Esta dissertação insere-se no domínio das práticas de Supervisão Pedagógica no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular. A implementação destas atividades na escola pública conferiu-lhe novas dinâmicas e preocupações e introduziu importantes alterações nas escolas do 1º ciclo, implicando mudanças na prática dos professores, especialmente no que concerne à assunção de novas funções dos professores titulares de turma. Com este estudo procurou-se caracterizar perceções de professores e supervisores sobre a supervisão das AEC’s num agrupamento escolar de Évora, no ano letivo 2012-2013. A investigação realizou-se em três escolas, regendo-se por uma metodologia mista, de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário e de análise documental. Os resultados revelam preocupações do agrupamento no uso de ferramentas de apoio ao processo supervisivo, mas evidenciam um certo diluir de informação nas etapas cumpridas, indiciando a desvalorização dos momentos reflexivos e a preferência por tarefas burocráticas e de controlo; ### ABSTRACT: The process of Supervision of Curriculum Enrichment Activities - Perceptions of teachers and supervisors in a Group of Schools of Évora This work falls within the field of practice under Supervision of Curriculum Enrichment Activities. The implementation of these activities in public school gave it new dynamics and concerns and introduced important changes in the schools of the 1st cycle, implying changes in teachers' practice, especially regarding the assumption of new roles by classroom teachers. This study sought to characterize perceptions of teachers and supervisors on supervision of the AEC's in a group of schools of Évora, in the academic year 2012-2013. The investigation was carried out in three schools, with a mixed methodology of quantitative and qualitative approach. Data was collected through a questionnaire and document analysis. The results show the concerns of the professionals in this cluster of schools with the use of tools to provide support to the supervision process, but also illustrate a kind of fade out of information during the supervision’s several stages as the moments of reflection are overshadowed by the clear preference shown with bureaucratic and control tasks. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-08-18T16:26:40Z 2014-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11394 http://hdl.handle.net/10174/11394 TID:201244993 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11394 |
identifier_str_mv |
TID:201244993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação arochape@gmail.com 673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136535558225920 |