Celfocus reward - a multi-partner loyalty blockchain program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Cátia Sofia Bastos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45349
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020
id RCAP_e8f2dc0aef719a88f09e8d17eb67ff94
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/45349
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Celfocus reward - a multi-partner loyalty blockchain programConsumoProgramas de FidelizaçãoBlockchainTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasTrabalho de projeto de mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020Os programas de fidelização apresentam neste momento um alcance global, consequência do aumento exponencial da globalização e da era digital. Paradoxalmente, as taxas de abandono destes programas são elevadas. A saturação do conceito tradicional de programas de fidelização pode ser uma das causas para os utilizadores usarem cada vez menos este tipo de programas. É assim necessário criar estratégias para conseguir atrair de novo o interesse do consumidor nos programas de fidelização. O objetivo deste trabalho passa por perceber se a criação de um programa multi-entidades beneficia todos os intervenientes. Este programa de fidelização, de forma a diferenciar-se dos atuais programas desta natureza não deve limitar o utilizador na forma como este decide usufruir das suas recompensas. Este programa também se distingue por simplificar a usabilidade do utilizador uma vez que agrega numa só plataforma várias entidades. Como forma de enquadramento da investigação, é estudada a evolução das necessidades do consumidor, bem como a importância dos programas de fidelização para que as empresas aumentem os lucros com base na criação de relações leais com os seus clientes. Neste seguimento é também estudado a forma como o blockchain pode ser uma ferramenta importante para a evolução e diferenciação dos programas de fidelização como por exemplo: integração de várias entidades, customização das características dos programas de fidelização, entre outros. Através de uma metodologia quantitativa, foi criado um modelo em linguagem de programação Python, capaz de simular o comportamento de uma amostra de indivíduos relativamente ao consumo em duas entidades distintas. Esta simulação foi realizada para um período de 24 meses, de forma a comparar o rendimento que cada entidade consegue obter, antes e após a introdução deste programa de fidelização no seu negócio. Para investigação futura, sugere-se a aplicação da metodologia proposta por um período superior a 24 meses. Além deste ponto, deve ser estudado o impacto que a alteração de cada uma das variáveis definidas ao longo do trabalho pode ter na solução final.Loyalty programs now have a global reach, a consequence of the exponential increase in globalization and the digital age. Paradoxically, the dropout rates for these programs are very high. The saturation of the traditional concept of loyalty programs can be one of the reasons for users to use less and less these types of programs. It is, therefore, necessary to create strategies to be able to attract consumer interest in loyalty programs again. The objective of this work is to understand if the creation of a multi-entity program its benefit to all the stakeholders. This loyalty program, in order to differentiate itself from current programs of this nature, should not limit the user in the way he decides to enjoy its benefits. This program is also distinguished for simplifying the user’s usability since it aggregates several entities in a single platform. As a framework for research, the evolution of consumer needs is studied, as well as the importance of loyalty programs for companies to increase profits based on the loyalty relationship they create with their customers. In this segment, it is also studied how the blockchain can be an important tool for the evolution and differentiation of loyalty programs, such as integration of various entities, customization of the characteristics of loyalty programs, among others. Through a quantitative methodology, a Python programming language model was created, capable of simulating the behavior of a sample of individuals regarding consumption in two different entities. This simulation was carried out for a period of 24 months, in order to compare the income that each entity manages to obtain, before and after the introduction of this loyalty program in its business. For future research, it is suggested to apply the proposed methodology for a period longer than 24 months. In addition to this point, the impact that changing each of the variables defined throughout the work can have on the final solution should be studied.Telhada, João Miguel Paixão,1971-Fonseca, Raquel JoãoRepositório da Universidade de LisboaVenâncio, Cátia Sofia Bastos2020-12-15T16:16:27Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45349TID:202607950enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:49.352505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Celfocus reward - a multi-partner loyalty blockchain program
title Celfocus reward - a multi-partner loyalty blockchain program
spellingShingle Celfocus reward - a multi-partner loyalty blockchain program
Venâncio, Cátia Sofia Bastos
Consumo
Programas de Fidelização
Blockchain
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
title_short Celfocus reward - a multi-partner loyalty blockchain program
title_full Celfocus reward - a multi-partner loyalty blockchain program
title_fullStr Celfocus reward - a multi-partner loyalty blockchain program
title_full_unstemmed Celfocus reward - a multi-partner loyalty blockchain program
title_sort Celfocus reward - a multi-partner loyalty blockchain program
author Venâncio, Cátia Sofia Bastos
author_facet Venâncio, Cátia Sofia Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Telhada, João Miguel Paixão,1971-
Fonseca, Raquel João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Cátia Sofia Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Programas de Fidelização
Blockchain
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
topic Consumo
Programas de Fidelização
Blockchain
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
description Trabalho de projeto de mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15T16:16:27Z
2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/45349
TID:202607950
url http://hdl.handle.net/10451/45349
identifier_str_mv TID:202607950
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134522741096448