Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Tiago Bastos de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3493
Resumo: Cap. I: O presente relatório de estágio é o produto de uma apreciação ao trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas do Fundão, no âmbito do estágio profissional enquadrado no 2º ciclo de estudos do Ensino de Educação física nos ensinos básico e secundário. Aqui são apresentados os principais procedimentos e estratégias adotadas na condução da atividade docente, inserido na comunidade escolar, estando abordados a caracterização do contexto de integração na escola, todas as atividades resultantes da prática letiva, as atividades não letivas, do grupo de educação física e de estágio. É ainda abordado o trabalho ao nível do desporto escolar, assim como o trabalho desenvolvido na direção de turma. Para cada uma destas áreas são apresentadas as reflexões das principais dificuldades encontradas, estratégias de atuação para a sua superação e todas as contribuições que cada área proporcionou para a melhoria da minha formação individual. Por último, encontram-se expressas as considerações finais com o balanço deste estágio, numa análise reflexiva do desenvolvimento de todo o trabalho que envolveu a atividade da docência. Cap. II Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas actividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objetivo do presente estudo pretende explicitar quais os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades e género. Foi selecionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efetuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixos no género feminino. A atividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adopção de programas de promoção de atividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta.
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Para cada uma destas áreas são apresentadas as reflexões das principais dificuldades encontradas, estratégias de atuação para a sua superação e todas as contribuições que cada área proporcionou para a melhoria da minha formação individual. Por último, encontram-se expressas as considerações finais com o balanço deste estágio, numa análise reflexiva do desenvolvimento de todo o trabalho que envolveu a atividade da docência. Cap. II Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas actividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objetivo do presente estudo pretende explicitar quais os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades e género. Foi selecionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efetuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixos no género feminino. A atividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adopção de programas de promoção de atividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta.Abstract Chapter I: This internship report is the product of an appreciation of the work done in the Fundão Schools Group under the professional stage framed in 2nd cycle of studies in Physical Education teaching in primary and secondary education cycles. Here are the main procedures and strategies adopted in the conduct of teaching activity, in relation to the tasks performed in the school community and integration in half. Thus, in this chapter of the report are addressed the general and specific objectives related to the five areas of intervention defined in the guidelines of the stage, and they characterize the context of integration into school teaching practice, extracurricular activities, school sports, as well as work toward class. For each of these areas, are presented the reflections of the main difficulties, working strategies to overcome them and all the contributions that each area provided for the improvement of my individual training. Finally, are expressed the final considerations of the balance of this stage, a reflective analysis of the development of all the work involved in the activity of teaching. Abstract Chapter II Knowing the free time occupation of young people is very important in order to realize their leisure activities and what the preponderance that sport occupies. The objective of this study aims to clarify which are the sporting habits of young people at different ages and gender. It was selected a sample of 379 students, of both genders, aged from 10 to 18 years, attending between the 5th and the 12th year of the Agrupamento de Escolas do Fundão. The instrument used was an adapted questionnaire of COMPASS program that sought to evaluate the sporting and leisure habits of students. For the present study we used descriptive statistics, t-test for analysis of dichotomous variables, the "p" Person in the correlation of variables and ANOVA for more than two categories. In the analysis we detach a decrease in the levels of sporting activity, an increase of age / schooling cycle and lower practice levels in females. Physical activity does not occupy a central role in the leisure time of young people. The obtained conclusions stress the need of adopt programs to promote physical activity since childhood, allowing the predisposition to practice sport in adulthood.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumFigueiredo, Tiago Bastos de2015-06-05T15:15:38Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:54.028640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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