Expressão das citoqueratinas 7 e 20 em adenocarcinomas do endométrio de gata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marta Raquel Fortuna da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5434
Resumo: Em Patologia Veterinária, os adenocarcinomas do endométrio de gata (AEGs) são considerados raros. Estudou-se a expressão das Citoqueratinas 7 (CK7) e 20 (CK20) em 25 úteros normais de gata, tanto na fase folicular (n=15), como secretora (n=10) do ciclo éstrico, bem como em 49 amostras de AEG. As amostras foram submetidas à técnica de imunohistoquímica indireta, com os anticorpos anti-CK7 e anti-CK20. A intensidade da marcação foi avaliada em Fraca, Moderada ou Forte. Foram ainda avaliadas a percentagem e localização da marcação. Nos úteros normais, a fase folicular apresentava uma maior expressão da CK7, comparada com a fase secretora. A expressão da CK20 mostrava-se moderada em ambas as fases. Comparando tecidos normais com neoplasias, é possível notar uma diminuição na expressão da CK7, enquanto a expressão da CK20 aumenta nas amostras tumorais. Este é um estudo inovador nesta espécie animal, que nos permitiu adquirir conhecimentos nesta área e melhorar a caracterização dos AEGs, sendo uma mais valia para o seu correto diagnóstico, podendo no futuro ser um válido contributo para o conhecimento da sua progressão clínica e prognóstico.
id RCAP_e979ebfec140ac0c28a2269f95ebc770
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Expressão das citoqueratinas 7 e 20 em adenocarcinomas do endométrio de gataAdenocarcinomaEndométrioImunohistoquímicaQueratinasCK7CK20GataEm Patologia Veterinária, os adenocarcinomas do endométrio de gata (AEGs) são considerados raros. Estudou-se a expressão das Citoqueratinas 7 (CK7) e 20 (CK20) em 25 úteros normais de gata, tanto na fase folicular (n=15), como secretora (n=10) do ciclo éstrico, bem como em 49 amostras de AEG. As amostras foram submetidas à técnica de imunohistoquímica indireta, com os anticorpos anti-CK7 e anti-CK20. A intensidade da marcação foi avaliada em Fraca, Moderada ou Forte. Foram ainda avaliadas a percentagem e localização da marcação. Nos úteros normais, a fase folicular apresentava uma maior expressão da CK7, comparada com a fase secretora. A expressão da CK20 mostrava-se moderada em ambas as fases. Comparando tecidos normais com neoplasias, é possível notar uma diminuição na expressão da CK7, enquanto a expressão da CK20 aumenta nas amostras tumorais. Este é um estudo inovador nesta espécie animal, que nos permitiu adquirir conhecimentos nesta área e melhorar a caracterização dos AEGs, sendo uma mais valia para o seu correto diagnóstico, podendo no futuro ser um válido contributo para o conhecimento da sua progressão clínica e prognóstico.In Veterinary Pathology, endometrial adenocarcinomas are considered rare in the queen. We studied the expression of Cytokeratins 7 (CK7) and 20 (CK20) in 25 normal queen uteri, both in the follicular (n=15) and secretory (n=10) phases of the oestrous cycle, as well as in 49 samples of endometrial adenocarcinoma. The samples were analysed through indirect immunohistochemistry, with the antibodies anti-CK7 and anti-CK20. The intensity of the staining was evaluated as Weak, Moderate or Strong. We also assessed the percentage of expression and its location. In normal uteri, the follicular phase presented a greater CK7 expression, compared to the secretory phase. The expression of CK20 was moderate in both phases. When comparing normal with neoplastic tissues, it is possible to perceive a decrease in the CK7 expression, while the expression of CK20 increases in the neoplastic samples. This is an innovative study in this species, which has allowed us to acquire knowledge in the field of the endometrial adenocarcinomas of the queen, also being a useful resource for its correct diagnosis. It may, in the future, be an effective contribution to the understanding of their clinical progression and prognosis.2016-01-18T14:29:43Z2016-01-18T00:00:00Z2016-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5434porCunha, Marta Raquel Fortuna dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T17:05:38ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Expressão das citoqueratinas 7 e 20 em adenocarcinomas do endométrio de gata
title Expressão das citoqueratinas 7 e 20 em adenocarcinomas do endométrio de gata
spellingShingle Expressão das citoqueratinas 7 e 20 em adenocarcinomas do endométrio de gata
Cunha, Marta Raquel Fortuna da
Adenocarcinoma
Endométrio
Imunohistoquímica
Queratinas
CK7
CK20
Gata
title_short Expressão das citoqueratinas 7 e 20 em adenocarcinomas do endométrio de gata
title_full Expressão das citoqueratinas 7 e 20 em adenocarcinomas do endométrio de gata
title_fullStr Expressão das citoqueratinas 7 e 20 em adenocarcinomas do endométrio de gata
title_full_unstemmed Expressão das citoqueratinas 7 e 20 em adenocarcinomas do endométrio de gata
title_sort Expressão das citoqueratinas 7 e 20 em adenocarcinomas do endométrio de gata
author Cunha, Marta Raquel Fortuna da
author_facet Cunha, Marta Raquel Fortuna da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marta Raquel Fortuna da
dc.subject.por.fl_str_mv Adenocarcinoma
Endométrio
Imunohistoquímica
Queratinas
CK7
CK20
Gata
topic Adenocarcinoma
Endométrio
Imunohistoquímica
Queratinas
CK7
CK20
Gata
description Em Patologia Veterinária, os adenocarcinomas do endométrio de gata (AEGs) são considerados raros. Estudou-se a expressão das Citoqueratinas 7 (CK7) e 20 (CK20) em 25 úteros normais de gata, tanto na fase folicular (n=15), como secretora (n=10) do ciclo éstrico, bem como em 49 amostras de AEG. As amostras foram submetidas à técnica de imunohistoquímica indireta, com os anticorpos anti-CK7 e anti-CK20. A intensidade da marcação foi avaliada em Fraca, Moderada ou Forte. Foram ainda avaliadas a percentagem e localização da marcação. Nos úteros normais, a fase folicular apresentava uma maior expressão da CK7, comparada com a fase secretora. A expressão da CK20 mostrava-se moderada em ambas as fases. Comparando tecidos normais com neoplasias, é possível notar uma diminuição na expressão da CK7, enquanto a expressão da CK20 aumenta nas amostras tumorais. Este é um estudo inovador nesta espécie animal, que nos permitiu adquirir conhecimentos nesta área e melhorar a caracterização dos AEGs, sendo uma mais valia para o seu correto diagnóstico, podendo no futuro ser um válido contributo para o conhecimento da sua progressão clínica e prognóstico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-18T14:29:43Z
2016-01-18T00:00:00Z
2016-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5434
url http://hdl.handle.net/10348/5434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302045622009856