O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Ana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vale, Carlos, Carvalho, Marisa, Silva, Ana Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5573
https://doi.org/10.34628/04cd-zz58
Resumo: Durante décadas, os/as alunos/as com necessidades educativas, depararam-se com vários obstáculos que dificultavam a transição da escola para o mercado de trabalho, na construção de um projeto de vida que contribuísse para o seu bem-estar pleno. No entanto, face ao novo Decreto-Lei 54/2018, cabe à comunidade educativa reconhecer a mais-valia da diversidade, encontrando formas de lidar com a diferença, adequando as intervenções às especificidades de cada um, preparando-os adequadamente para o futuro. Esta investigação apresenta uma revisão sistemática da literatura incidente em práticas da carreira na promoção da educação inclusiva. Mediante critérios de elegibilidade enquadrados no propósito desta investigação, reviram-se 30 estudos, nacionais e internacionais, desenvolvidos entre 2010 e 2018. Verificou-se que a maioria recorre a métodos quantitativos de análise de dados. Os estudos revistos apontam para a importância em implementar intervenções da carreira que tenham em consideração as políticas de inclusão e que compreendam as características de todos os alunos, bem como a relevância da preparação pré-profissional/ocupacional. Refletindo sobre os contributos que as intervenções psicológicas de carreira podem oferecer à educação inclusiva, de modo a facilitar a aquisição de aprendizagens e a transição dos/as alunos/as para o mercado de trabalho, através de uma ação colaborativa entre a escola-família-comunidade.
id RCAP_e99813319ca69d57b3343661318c92cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusivaDurante décadas, os/as alunos/as com necessidades educativas, depararam-se com vários obstáculos que dificultavam a transição da escola para o mercado de trabalho, na construção de um projeto de vida que contribuísse para o seu bem-estar pleno. No entanto, face ao novo Decreto-Lei 54/2018, cabe à comunidade educativa reconhecer a mais-valia da diversidade, encontrando formas de lidar com a diferença, adequando as intervenções às especificidades de cada um, preparando-os adequadamente para o futuro. Esta investigação apresenta uma revisão sistemática da literatura incidente em práticas da carreira na promoção da educação inclusiva. Mediante critérios de elegibilidade enquadrados no propósito desta investigação, reviram-se 30 estudos, nacionais e internacionais, desenvolvidos entre 2010 e 2018. Verificou-se que a maioria recorre a métodos quantitativos de análise de dados. Os estudos revistos apontam para a importância em implementar intervenções da carreira que tenham em consideração as políticas de inclusão e que compreendam as características de todos os alunos, bem como a relevância da preparação pré-profissional/ocupacional. Refletindo sobre os contributos que as intervenções psicológicas de carreira podem oferecer à educação inclusiva, de modo a facilitar a aquisição de aprendizagens e a transição dos/as alunos/as para o mercado de trabalho, através de uma ação colaborativa entre a escola-família-comunidade.For decades, students with educational needs were faced with a number of barriers that hampered the transition from school to the labor market, in building a life project that would contribute to their full well-being. In view of the new Decree-Law 54/2018, it is up to the educational community to recognize the added value of diversity, finding ways to deal with difference, adapting the interventions to each, and preparing them properly for the future. This research presents a systematic review of the literature on career practices in promoting inclusive education. Based on the eligibility criteria set forth in the purpose of this research, 30 national and international studies were developed between 2010 and 2018. It has been found that most use quantitative data analysis methods. The reviewed studies point to the importance of implementing career interventions that take inclusion policies into account and understand the characteristics of all students, as well as the relevance of pre-vocational/ occupational preparation. Reflecting on the contributions that career psychological interventions can offer to inclusive education, in order to facilitate the acquisition of learning and the transition of students to the labor market, through a collaborative action between school-family-community.2020-06-25T16:53:55Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5573https://doi.org/10.34628/04cd-zz58porGama, AnaVale, CarlosCarvalho, MarisaSilva, Ana Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T10:06:11ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva
title O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva
spellingShingle O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva
Gama, Ana
title_short O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva
title_full O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva
title_fullStr O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva
title_full_unstemmed O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva
title_sort O desenvolvimento da carreira como facilitador da educação inclusiva
author Gama, Ana
author_facet Gama, Ana
Vale, Carlos
Carvalho, Marisa
Silva, Ana Daniela
author_role author
author2 Vale, Carlos
Carvalho, Marisa
Silva, Ana Daniela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Ana
Vale, Carlos
Carvalho, Marisa
Silva, Ana Daniela
description Durante décadas, os/as alunos/as com necessidades educativas, depararam-se com vários obstáculos que dificultavam a transição da escola para o mercado de trabalho, na construção de um projeto de vida que contribuísse para o seu bem-estar pleno. No entanto, face ao novo Decreto-Lei 54/2018, cabe à comunidade educativa reconhecer a mais-valia da diversidade, encontrando formas de lidar com a diferença, adequando as intervenções às especificidades de cada um, preparando-os adequadamente para o futuro. Esta investigação apresenta uma revisão sistemática da literatura incidente em práticas da carreira na promoção da educação inclusiva. Mediante critérios de elegibilidade enquadrados no propósito desta investigação, reviram-se 30 estudos, nacionais e internacionais, desenvolvidos entre 2010 e 2018. Verificou-se que a maioria recorre a métodos quantitativos de análise de dados. Os estudos revistos apontam para a importância em implementar intervenções da carreira que tenham em consideração as políticas de inclusão e que compreendam as características de todos os alunos, bem como a relevância da preparação pré-profissional/ocupacional. Refletindo sobre os contributos que as intervenções psicológicas de carreira podem oferecer à educação inclusiva, de modo a facilitar a aquisição de aprendizagens e a transição dos/as alunos/as para o mercado de trabalho, através de uma ação colaborativa entre a escola-família-comunidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-06-25T16:53:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5573
https://doi.org/10.34628/04cd-zz58
url http://hdl.handle.net/11067/5573
https://doi.org/10.34628/04cd-zz58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304064357302272