Autoconceito académico e auto-estima em alunos com insucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Estevão Manuel Machado
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3708
Resumo: Desde os anos cinquenta que se sucedem estudos para relacionar o autoconceito académico e a auto-estima com os resultados escolares. Sabe-se hoje, que uma criança quando entra para a escola, começa a formar o seu autoconceito baseada nos seus resultados escolares, com a sua evolução, atinge uma fase em que é o autoconceito por si formado que influencia os resultados que obtém (Rodrigues, 1994 citado por Simão 2005). Segundo Peixoto (2004) são vários os estudos que demonstram a inexistência de uma relação directa entre a auto-estima e insucesso escolar, por outro lado comprovam que os resultados escolares ((in)sucesso escolar) pode afectar o autoconceito. O objectivo deste estudo é verificar se o autoconceito académico e a auto-estima são menores em alunos com insucesso escolar do que em alunos com sucesso escolar. A amostra é constituída por 77 participantes, de 3 escolas diferentes, seleccionados segundo dois critérios: terem idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos inclusive; e terem insucesso escolar, que neste trabalho estipulou-se que seriam alunos com 2 ou mais repetências de ano de escolaridade. Utilizou-se a escala de autoconceito e auto-estima (Peixoto & Almeida, 1999) (anexo1), e procedeu-se ao tratamento estatístico dos dados através do SPSS. Pretendeu-se verificar se existiam diferenças significativas, através do teste t-student, entre os dois grupos (sucesso e insucesso) para as variáveis: autoconceito académico, auto-estima, autoconceito social, e a importância do desempenho escolar. Por fim, concluímos que existem diferenças significativas entre os dois grupos, os alunos com insucesso possuem níveis mais baixos em todas as dimensões comparadas, o que nos leva a responder afirmativamente à questão-problema do nosso estudo.
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