Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Gabriela, Barros, Paula Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/22923
Resumo: Neste estudo analisa-se a construção e a leitura e interpretação de tabelas de frequências usadas por estudantes, futuros professores dos primeiros anos, na realização de trabalhos de projeto de natureza investigativa. No estudo participaram 56 estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade do Norte de Portugal, que se organizaram em pequenos grupos para desenvolverem os trabalhos de projeto. Os dados usados no estudo, relativos às tabelas de frequências e à sua leitura e interpretação, foram obtidos dos relatórios dos trabalhos de projeto que os estudantes elaboraram. Em termos dos resultados do estudo, salienta-se a determinação de tipos de frequências não adequados, concretamente a determinação de frequências acumuladas de valores de variáveis qualitativas nominais, e na leitura e interpretação da informação das tabelas, dos três níveis de Curcio, os estudantes apresentaram respostas, quase sempre, nos dois primeiros níveis, ler os dados e ler entre os dados, e quase nunca no terceiro nível, ler para além dos dados.
id RCAP_ea0c97f3aac9cd93a2b7d41ce91594cd
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projetoUse of frequency tables by prospective teachers to conduct project workUso de tablas de frecuencias por futuros maestros en la realización de trabajos de proyectoTabelas de frequênciaTrabalho de projetoFuturos professoresEducação matemáticaEstatísticaFormação de professoresEnsino primárioNeste estudo analisa-se a construção e a leitura e interpretação de tabelas de frequências usadas por estudantes, futuros professores dos primeiros anos, na realização de trabalhos de projeto de natureza investigativa. No estudo participaram 56 estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade do Norte de Portugal, que se organizaram em pequenos grupos para desenvolverem os trabalhos de projeto. Os dados usados no estudo, relativos às tabelas de frequências e à sua leitura e interpretação, foram obtidos dos relatórios dos trabalhos de projeto que os estudantes elaboraram. Em termos dos resultados do estudo, salienta-se a determinação de tipos de frequências não adequados, concretamente a determinação de frequências acumuladas de valores de variáveis qualitativas nominais, e na leitura e interpretação da informação das tabelas, dos três níveis de Curcio, os estudantes apresentaram respostas, quase sempre, nos dois primeiros níveis, ler os dados e ler entre os dados, e quase nunca no terceiro nível, ler para além dos dados.Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionaismda FCT/MCTES-PT e do projeto UID/Multi/04016/2016 e Interdisciplinary Studies Research Center (ISRC), Institute of Engineering of Porto – Polytechnic of Portom(ISEP/IPP).Biblioteca Digital do IPBFernandes, José AntónioGonçalves, GabrielaBarros, Paula Maria2020-12-03T10:53:33Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22923porFernandes, José António; Gonçalves, Gabriela; Barros, Paula Maria (2021). Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto. Uniciencia. ISSN 2215-3470. 35, p.139-1512215-3470http://dx.doi.org/10.15359/ru.35-1.9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T12:23:41ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto
Use of frequency tables by prospective teachers to conduct project work
Uso de tablas de frecuencias por futuros maestros en la realización de trabajos de proyecto
title Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto
spellingShingle Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto
Fernandes, José António
Tabelas de frequência
Trabalho de projeto
Futuros professores
Educação matemática
Estatística
Formação de professores
Ensino primário
title_short Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto
title_full Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto
title_fullStr Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto
title_full_unstemmed Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto
title_sort Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto
author Fernandes, José António
author_facet Fernandes, José António
Gonçalves, Gabriela
Barros, Paula Maria
author_role author
author2 Gonçalves, Gabriela
Barros, Paula Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José António
Gonçalves, Gabriela
Barros, Paula Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tabelas de frequência
Trabalho de projeto
Futuros professores
Educação matemática
Estatística
Formação de professores
Ensino primário
topic Tabelas de frequência
Trabalho de projeto
Futuros professores
Educação matemática
Estatística
Formação de professores
Ensino primário
description Neste estudo analisa-se a construção e a leitura e interpretação de tabelas de frequências usadas por estudantes, futuros professores dos primeiros anos, na realização de trabalhos de projeto de natureza investigativa. No estudo participaram 56 estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade do Norte de Portugal, que se organizaram em pequenos grupos para desenvolverem os trabalhos de projeto. Os dados usados no estudo, relativos às tabelas de frequências e à sua leitura e interpretação, foram obtidos dos relatórios dos trabalhos de projeto que os estudantes elaboraram. Em termos dos resultados do estudo, salienta-se a determinação de tipos de frequências não adequados, concretamente a determinação de frequências acumuladas de valores de variáveis qualitativas nominais, e na leitura e interpretação da informação das tabelas, dos três níveis de Curcio, os estudantes apresentaram respostas, quase sempre, nos dois primeiros níveis, ler os dados e ler entre os dados, e quase nunca no terceiro nível, ler para além dos dados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03T10:53:33Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/22923
url http://hdl.handle.net/10198/22923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, José António; Gonçalves, Gabriela; Barros, Paula Maria (2021). Uso de tabelas de frequências por futuros professores na realização de trabalhos de projeto. Uniciencia. ISSN 2215-3470. 35, p.139-151
2215-3470
http://dx.doi.org/10.15359/ru.35-1.9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301905978949632