As representações sociais da escola e do docente acerca do exercício da docência masculina em séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alexandra Paula Cyrino dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5777
Resumo: A docência masculina é uma prática pioneira na história da educação. Esta prática surge da necessidade de gerações mais velhas transmitirem conhecimento e informação a novas gerações. Assim, a educação tem como objetivo propiciar desenvolvimento ao indivíduo no s âmbitos da psicomotricidade, intelectualidade e socia bilidade . No Brasil, um país em desenvolvimento e marcado por acentuadas diferenças sociais , esta missão torna - se uma tarefa bastante complexão sistema de ensino no Brasil teve início nas bases aristocráticas, conferindo a educação um caráter seletista e excludente, pois a educação era ministrada pelos je suítas somente para os filhos dos aristocra tas . Com o processo de formalização do ensino, a prática da docência passa a atrair as mulheres que enxergam uma oportunidade de adquirir autonomia e independência financeira, visto que, elas já desenvolviam esta prática de modo informal, ou melhor, como c uidadoras de suas proles. As profissões estão historicamente ligadas a diferenças obtidas através dos gêneros feminino e masculino. Atualmente vivenciamos fenômeno s comuns a muitas profissões - o s fenômeno s da feminiza ção e da masculiniza ção . O magistério d e séries iniciais é uma das profissões estigmatizada por este fenômeno. Portanto, esta investigação, construída a partir da análise de dados, mostra como atuam os docentes homens em salas do ensino infantil (1° ciclo do Ensino Fundamental) e o modo como são percebidos pela escola e pela família. O essen cial neste estudo é compreender como foram construídas as representaç ões sociais que enquadram os poucos docentes masculinos que atuam em séries iniciais, assim como, apresentar os principais aspectos desta realidade. 
id RCAP_ea0fd0997fc3ff73500995fb21e843c0
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações sociais da escola e do docente acerca do exercício da docência masculina em séries iniciaisEDUCAÇÃOENSINOPROFESSORESREPRESENTAÇÕES SOCIAISGÉNEROBRASILHOMEMMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONTEACHINGTEACHERSSOCIAL REPRESENTATIONSGENDERMANBRAZILA docência masculina é uma prática pioneira na história da educação. Esta prática surge da necessidade de gerações mais velhas transmitirem conhecimento e informação a novas gerações. Assim, a educação tem como objetivo propiciar desenvolvimento ao indivíduo no s âmbitos da psicomotricidade, intelectualidade e socia bilidade . No Brasil, um país em desenvolvimento e marcado por acentuadas diferenças sociais , esta missão torna - se uma tarefa bastante complexão sistema de ensino no Brasil teve início nas bases aristocráticas, conferindo a educação um caráter seletista e excludente, pois a educação era ministrada pelos je suítas somente para os filhos dos aristocra tas . Com o processo de formalização do ensino, a prática da docência passa a atrair as mulheres que enxergam uma oportunidade de adquirir autonomia e independência financeira, visto que, elas já desenvolviam esta prática de modo informal, ou melhor, como c uidadoras de suas proles. As profissões estão historicamente ligadas a diferenças obtidas através dos gêneros feminino e masculino. Atualmente vivenciamos fenômeno s comuns a muitas profissões - o s fenômeno s da feminiza ção e da masculiniza ção . O magistério d e séries iniciais é uma das profissões estigmatizada por este fenômeno. Portanto, esta investigação, construída a partir da análise de dados, mostra como atuam os docentes homens em salas do ensino infantil (1° ciclo do Ensino Fundamental) e o modo como são percebidos pela escola e pela família. O essen cial neste estudo é compreender como foram construídas as representaç ões sociais que enquadram os poucos docentes masculinos que atuam em séries iniciais, assim como, apresentar os principais aspectos desta realidade. The male teaching is a pioneer practice in the history of education. This practice arises from the need of older generations to transmit knowledge and information to new generations. So the e ducation aims to foster individual development in the areas of psychomotor, intellectual ity and sociabil ity. In Brazil, a developing country marked by sharp social differences, this task becomes quite complex. Our education system began in aristocratic bases, providing education an exclusionary character, because education was taught by Jesuits only for the sons of aristocratic. With the formal ization process of education, the practice of teaching happens to attract women who see an opportunity to acquire autonomy and financial independence, since they have already developed this practice informally, as careg ivers of their offspring. The professions are historically linked to differences obtained from the male and female gender. The Magisterium of the initial series is one of the professions stigmatized by this phenomenon. This research, constructed from the d ata analysis, shows how these teachers work and how they are perceived by the school and the family. The key in this study is to understand how they are constructed the social representations that fit the few male teachers working in early grades, as well as presenting the main factors of this reality.2014-11-19T13:34:45Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5777TID:201251973porSouza, Alexandra Paula Cyrino dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:44.964656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais da escola e do docente acerca do exercício da docência masculina em séries iniciais
title As representações sociais da escola e do docente acerca do exercício da docência masculina em séries iniciais
spellingShingle As representações sociais da escola e do docente acerca do exercício da docência masculina em séries iniciais
Souza, Alexandra Paula Cyrino dos Santos
EDUCAÇÃO
ENSINO
PROFESSORES
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
GÉNERO
BRASIL
HOMEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TEACHING
TEACHERS
SOCIAL REPRESENTATIONS
GENDER
MAN
BRAZIL
title_short As representações sociais da escola e do docente acerca do exercício da docência masculina em séries iniciais
title_full As representações sociais da escola e do docente acerca do exercício da docência masculina em séries iniciais
title_fullStr As representações sociais da escola e do docente acerca do exercício da docência masculina em séries iniciais
title_full_unstemmed As representações sociais da escola e do docente acerca do exercício da docência masculina em séries iniciais
title_sort As representações sociais da escola e do docente acerca do exercício da docência masculina em séries iniciais
author Souza, Alexandra Paula Cyrino dos Santos
author_facet Souza, Alexandra Paula Cyrino dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alexandra Paula Cyrino dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO
PROFESSORES
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
GÉNERO
BRASIL
HOMEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TEACHING
TEACHERS
SOCIAL REPRESENTATIONS
GENDER
MAN
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
ENSINO
PROFESSORES
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
GÉNERO
BRASIL
HOMEM
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
TEACHING
TEACHERS
SOCIAL REPRESENTATIONS
GENDER
MAN
BRAZIL
description A docência masculina é uma prática pioneira na história da educação. Esta prática surge da necessidade de gerações mais velhas transmitirem conhecimento e informação a novas gerações. Assim, a educação tem como objetivo propiciar desenvolvimento ao indivíduo no s âmbitos da psicomotricidade, intelectualidade e socia bilidade . No Brasil, um país em desenvolvimento e marcado por acentuadas diferenças sociais , esta missão torna - se uma tarefa bastante complexão sistema de ensino no Brasil teve início nas bases aristocráticas, conferindo a educação um caráter seletista e excludente, pois a educação era ministrada pelos je suítas somente para os filhos dos aristocra tas . Com o processo de formalização do ensino, a prática da docência passa a atrair as mulheres que enxergam uma oportunidade de adquirir autonomia e independência financeira, visto que, elas já desenvolviam esta prática de modo informal, ou melhor, como c uidadoras de suas proles. As profissões estão historicamente ligadas a diferenças obtidas através dos gêneros feminino e masculino. Atualmente vivenciamos fenômeno s comuns a muitas profissões - o s fenômeno s da feminiza ção e da masculiniza ção . O magistério d e séries iniciais é uma das profissões estigmatizada por este fenômeno. Portanto, esta investigação, construída a partir da análise de dados, mostra como atuam os docentes homens em salas do ensino infantil (1° ciclo do Ensino Fundamental) e o modo como são percebidos pela escola e pela família. O essen cial neste estudo é compreender como foram construídas as representaç ões sociais que enquadram os poucos docentes masculinos que atuam em séries iniciais, assim como, apresentar os principais aspectos desta realidade. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-19T13:34:45Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5777
TID:201251973
url http://hdl.handle.net/10437/5777
identifier_str_mv TID:201251973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131224542806016