Educação geográfica e educação inclusiva: práticas de ensino diferenciado no estudo da população no 8º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Sofia Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/51718
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia, da Universidade de Lisboa, apresenta o resultado de uma experiência didática, através da lecionação dos subdomínios Evolução da População Mundial e Distribuição da População Mundial. A experiência teve lugar no Agrupamento de Escolas da Bobadela, na disciplina denominada Geografia e Cidadania, na turma C do 8.º ano de escolaridade. A temática da Evolução da População Mundial, nomeadamente a sua evolução e distribuição, as características e a sua ligação com o território e as causas e consequências dos problemas de desigual distribuição da população, no espaço geográfico. A sequência didática lecionada teve em consideração as preferências dos alunos e os diferentes perfis de aprendizagem, e como tal, foi realizado através da implementação de estratégias de ensino diferenciadas, de acordo com os documentos legais e diretrizes do Ministério da Educação, mas tendo como suporte base as orientações inscritas nas Cartas de Educação. Definiram-se também estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem para uma educação inclusiva. A experiência letiva demonstrou a importância de um ensino diferenciado e ajustado às preferências e perfis de aprendizagem dos alunos, embora as circunstâncias de lecionação à distância tenham dificultado a relação pedagógica. As principais dificuldades foram sentidas pelos estudantes com mais dificuldades, uma vez que foi mais difícil dar resposta no que diz respeito às suas necessidades educativas. Apesar das dificuldades identificadas na implementação de um ensino baseado em estratégias diversificadas, estas foram muito relevantes na construção de um processo educativo mais inclusivo e promotor do sucesso escolar.
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