Educação geográfica e educação inclusiva: práticas de ensino diferenciado no estudo da população no 8º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/51718 |
Resumo: | O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia, da Universidade de Lisboa, apresenta o resultado de uma experiência didática, através da lecionação dos subdomínios Evolução da População Mundial e Distribuição da População Mundial. A experiência teve lugar no Agrupamento de Escolas da Bobadela, na disciplina denominada Geografia e Cidadania, na turma C do 8.º ano de escolaridade. A temática da Evolução da População Mundial, nomeadamente a sua evolução e distribuição, as características e a sua ligação com o território e as causas e consequências dos problemas de desigual distribuição da população, no espaço geográfico. A sequência didática lecionada teve em consideração as preferências dos alunos e os diferentes perfis de aprendizagem, e como tal, foi realizado através da implementação de estratégias de ensino diferenciadas, de acordo com os documentos legais e diretrizes do Ministério da Educação, mas tendo como suporte base as orientações inscritas nas Cartas de Educação. Definiram-se também estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem para uma educação inclusiva. A experiência letiva demonstrou a importância de um ensino diferenciado e ajustado às preferências e perfis de aprendizagem dos alunos, embora as circunstâncias de lecionação à distância tenham dificultado a relação pedagógica. As principais dificuldades foram sentidas pelos estudantes com mais dificuldades, uma vez que foi mais difícil dar resposta no que diz respeito às suas necessidades educativas. Apesar das dificuldades identificadas na implementação de um ensino baseado em estratégias diversificadas, estas foram muito relevantes na construção de um processo educativo mais inclusivo e promotor do sucesso escolar. |
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Educação geográfica e educação inclusiva: práticas de ensino diferenciado no estudo da população no 8º anoEducação GeográficaEducação InclusivaEnsino DiferenciadoEstratégias DiversificadasGeografiaEnsinoO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia, da Universidade de Lisboa, apresenta o resultado de uma experiência didática, através da lecionação dos subdomínios Evolução da População Mundial e Distribuição da População Mundial. A experiência teve lugar no Agrupamento de Escolas da Bobadela, na disciplina denominada Geografia e Cidadania, na turma C do 8.º ano de escolaridade. A temática da Evolução da População Mundial, nomeadamente a sua evolução e distribuição, as características e a sua ligação com o território e as causas e consequências dos problemas de desigual distribuição da população, no espaço geográfico. A sequência didática lecionada teve em consideração as preferências dos alunos e os diferentes perfis de aprendizagem, e como tal, foi realizado através da implementação de estratégias de ensino diferenciadas, de acordo com os documentos legais e diretrizes do Ministério da Educação, mas tendo como suporte base as orientações inscritas nas Cartas de Educação. Definiram-se também estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem para uma educação inclusiva. A experiência letiva demonstrou a importância de um ensino diferenciado e ajustado às preferências e perfis de aprendizagem dos alunos, embora as circunstâncias de lecionação à distância tenham dificultado a relação pedagógica. As principais dificuldades foram sentidas pelos estudantes com mais dificuldades, uma vez que foi mais difícil dar resposta no que diz respeito às suas necessidades educativas. Apesar das dificuldades identificadas na implementação de um ensino baseado em estratégias diversificadas, estas foram muito relevantes na construção de um processo educativo mais inclusivo e promotor do sucesso escolar.This report, prepared within the scope of the Master in Geography Teaching, from the University of Lisbon, presents the result of a didactic experience, through the teaching the subdomains Evolution of World Population and Population Distribution world. The experience took place at the School Grouping of Bobadela, in the called Geography and Citizenship, in class C of the 8th grade. The theme of the Evolution of the World Population, namely its evolution and distribution, the characteristics and its connection with the territory and the causes and consequences of the problems of unequal distribution of the population, in the geographic space. The didactic sequence taught took into account the preferences of the students and the different learning profiles, and as such, it was carried out through the implementation of differentiated teaching strategies, in accordance with the legal documents and guidelines of the Ministry of Education, but with the support of based on the guidelines inscribed in the Letters of Education. Different teaching and learning strategies were also defined for inclusive education. The teaching experience demonstrated the importance of a differentiated teaching adjusted to the preferences and learning profiles of the students, although the circumstances of distance teaching made the pedagogical relationship difficult. The main difficulties were felt by the students with the most difficulties, since it was more difficult to respond to their educational needs. Despite the difficulties identified in the implementation of teaching based on diversified strategies, these were very relevant in the construction of a more inclusive educational process and promoter of school success.Esteves, Maria Helena Mariano de Brito FidalgoRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Ana Sofia Rodrigues2022-03-14T12:28:22Z2022-02-182022-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/51718TID:202960277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:56:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/51718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:02:58.597654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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