Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rui Pedro Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/31739
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
id RCAP_eb7bd7632d473f700ac9604d8a415ac1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/31739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprenderEstágio CurricularMatemáticaEnsinoEscolaDireção de TurmaAlunosAulasMestradoEnsinarAprenderInternshipMathematicsEducationSchoolClass of DirectionStudentsLessonsMaster dregreeTeachingLearningDissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraO presente relatório tem como objetivo refletir sobre todas as vivências que decorreram ao longo do Estágio Curricular que teve lugar na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, situada na cidade de Coimbra, sob a orientação pedagógica do Dr. José Carlos Balsa, e cientifica do doutor Jaime Carvalho e Silva com a colaboração de dois colegas de estágio, ao longo do ano letivo 2014/2015. O estágio insere-se no segundo ano do Mestrado em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, o qual exige a elaboração de um relatório que documente toda a atividade desenvolvida ao longo do ano letivo. O presente relatório está divido em quatro partes. Na primeira parte é apresentada a estrutura da escola. Na segunda parte descrita a forma como foi levada a cabo a prática letiva. Na terceira parte apresento as funções e a assessoria de diretor de turma. E por fim, menciono algumas atividades desenvolvidas especificando-as de forma breve.The purpose of this report is to describe all the experiences that took place over my Curricular Stage held in Primary and Secondary School Quinta das Flores, in Coimbra, under the pedagogical supervision of Dr. José Carlos Balsa and the scientific supervision of Prof. Jaime Carvalho e Silva from the Department of Mathematics of the University of Coimbra, throughout the academic year 2014/2015. The internship is part of the second year of the Master in Mathematics Teaching, of Mathematics Department at the University of Coimbra, which requires the preparation of a report that documents all the activity developed in the school. This report is divided into four parts. In the first part the school and its structural division is presented. In the second part I describe how the teaching practice was carried out. In the third part is presented the functions and the class of director advisory. And finally, I mention some activities developed by specifying them in briefly.2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31739http://hdl.handle.net/10316/31739TID:201387077porSoares, Rui Pedro Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:34:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
title Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
spellingShingle Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
Soares, Rui Pedro Rodrigues
Estágio Curricular
Matemática
Ensino
Escola
Direção de Turma
Alunos
Aulas
Mestrado
Ensinar
Aprender
Internship
Mathematics
Education
School
Class of Direction
Students
Lessons
Master dregree
Teaching
Learning
title_short Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
title_full Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
title_fullStr Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
title_full_unstemmed Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
title_sort Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
author Soares, Rui Pedro Rodrigues
author_facet Soares, Rui Pedro Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rui Pedro Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Curricular
Matemática
Ensino
Escola
Direção de Turma
Alunos
Aulas
Mestrado
Ensinar
Aprender
Internship
Mathematics
Education
School
Class of Direction
Students
Lessons
Master dregree
Teaching
Learning
topic Estágio Curricular
Matemática
Ensino
Escola
Direção de Turma
Alunos
Aulas
Mestrado
Ensinar
Aprender
Internship
Mathematics
Education
School
Class of Direction
Students
Lessons
Master dregree
Teaching
Learning
description Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/31739
http://hdl.handle.net/10316/31739
TID:201387077
url http://hdl.handle.net/10316/31739
identifier_str_mv TID:201387077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302685801775104