A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Catarina Coelho dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/9517
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_eb989d01b7dd10bda6b2a92b7a00ec0b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/9517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em PortugalLuxomarcas de luxoextensão de marcafragrâncias de luxoconsumo simbólicoconsumo funcionalLuxuryluxury brandsbrand extensionluxury fragrancessymbolic consumptionfunctional consumptionMestrado em Ciências EmpresariaisO mercado global de luxo tem testemunhado um crescimento incrível nos últimos 20 anos, prevendo-se que 2015 seja um ano de luxo, tanto em Portugal como a nível mundial. As marcas de luxo têm aplicado novas estratégias de marketing, como o uso de extensões de marca que se tornaram fundamentais para o modelo de negócio da maioria das marcas de luxo. Contudo, surpreendentemente existe uma escassez de pesquisas que têm investigado as extensões de marca no mercado de moda de luxo. Neste sentido, a presente investigação tem como intuito compreender as influências que determinam o consumo de fragrâncias por parte dos consumidores. Este estudo determina também se as fragrâncias são um sucesso de extensão de marca de luxo. Para tal, foram realizadas entrevistas em profundidade com clientes que consumissem fragrâncias de marcas de luxo, onde foi extraída informação de natureza qualitativa. Os resultados obtidos indicam que a fragrância é um produto fundamental de uso diário, que se tornou um hábito e que faz parte da identidade de uma pessoa. Os consumidores usam fragrâncias como um produto simbólico que expressa características para a identificação da sua pessoa, mas também são conjuntamente consumidas pelo seu valor funcional e, para isso, é unânime a indigência da sua qualidade. Constata-se ainda que as fragrâncias superam os desafios das extensões de marca de luxo, declarando-se assim uma extensão de sucesso no qual as marcas de luxo devem manter uma boa aposta.The global luxury market has witnessed an incredible growth over the past 20 years, it is expected that 2015 will be a year of luxury, both in Portugal and worldwide. Luxury brands have been implementing new marketing strategies, such as the use of brand extensions that have become fundamental to the business model of most luxury brands. However, surprisingly there is a lack of research on brand extensions in the luxury fashion market. In this sense, this research has the intention to understand the influences that determine the consumption of fragrances by consumers, inferring about the symbolic meanings of that purchase. This study also determines whether fragrances are a luxury brand extension success and should continue to be offered in this market. To this end, we conducted in-depth interviews with customers who consume luxury brands of fragrances, from them was extracted qualitative information that allowed us a more insightful understanding of the thoughts, behaviors and attitudes of consumers of this type of product. The results indicate that the fragrance is a key product for daily use, which has become a habit and part of a person's identity. Consumers use fragrances as a symbolic product that expresses and identifies their personal characteristics, but are also jointly consumed by its functional value and, therefore, there is unanimous indigence of its quality. It appears that fragrances overcome the challenges of the luxury brand extensions, stating that they are a successful extension in which luxury brands should continue to invest.Instituto Superior de Economia e GestãoHenriques, Paulo LopesFigueiredo, JoséRepositório da Universidade de LisboaSantos, Joana Catarina Coelho dos2015-10-14T08:44:30Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/9517porSantos, Joana Catarina Coelho dos (2015). "A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/9517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:15.459315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal
title A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal
spellingShingle A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal
Santos, Joana Catarina Coelho dos
Luxo
marcas de luxo
extensão de marca
fragrâncias de luxo
consumo simbólico
consumo funcional
Luxury
luxury brands
brand extension
luxury fragrances
symbolic consumption
functional consumption
title_short A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal
title_full A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal
title_fullStr A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal
title_full_unstemmed A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal
title_sort A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal
author Santos, Joana Catarina Coelho dos
author_facet Santos, Joana Catarina Coelho dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Paulo Lopes
Figueiredo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Catarina Coelho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Luxo
marcas de luxo
extensão de marca
fragrâncias de luxo
consumo simbólico
consumo funcional
Luxury
luxury brands
brand extension
luxury fragrances
symbolic consumption
functional consumption
topic Luxo
marcas de luxo
extensão de marca
fragrâncias de luxo
consumo simbólico
consumo funcional
Luxury
luxury brands
brand extension
luxury fragrances
symbolic consumption
functional consumption
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-14T08:44:30Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/9517
url http://hdl.handle.net/10400.5/9517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Joana Catarina Coelho dos (2015). "A avaliaçao da extensão de marca de luxo : o caso das fragâncias em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131044956340224